Quando se inicia a aventura do LinkedIn, o primeiro foco está em criar um perfil campeão. Mas feito esse trabalho pode especializar o seu perfil. Neste caso, para um perfil de vendas no LinkedIn.
Mas como o fazer? Quais os pontos a focar? Saiba como e aplique ao seu perfil.
ÍNDICE
A importância de um forte Perfil de Vendas no LinkedIn
Se é importante estar ativo e ter um perfil no LinkedIn, também é importante estar devidamente posicionado na rede. É isso que significa ter um forte Perfil de Vendas no LinkedIn.
Segundo o LinkedIn, 50% dos compradores evitam comprar a Profissionais de Vendas com perfis de vendas incompletos.
Um Perfil de Vendas devidamente construído facilita a construção de autoridade e também faz com que os utilizadores mais rapidamente encontrem a si e aos seus serviços.
Um perfil devidamente focado em Vendas também permite um melhor estabelecimento da sua posição na rede LinkedIn. Isto fará com que seja mais facilmente lembrado pelos utilizadores da sua rede.
E, para quem não o conhece, ficará com a perceção do que pretende exatamente ao observar o perfil. Isto aumenta as suas chances de possíveis leads o encontrarem na rede e optar por si.
Ainda de acordo com a página referida do LinkedIn, 92% dos compradores B2B vão interagir mais rapidamente com os “líderes de pensamento” (pessoas ativas na rede e que publicam o seu conteúdo).
Vistas as grandes vantagens de ter um perfil otimizado para vendas no LinkedIn, saiba os grandes fatores que determinam um Perfil de Vendas de sucesso!
Fatores Cruciais de um Perfil de Vendas LinkedIn de sucesso
Adicione idiomas ao perfil
Um primeiro aspeto a considerar para o seu perfil de vendedor no LinkedIn é a adição de diferentes idiomas. Caso opere apenas em território nacional, este aspeto poderá não ser necessário.
Mas caso trabalhe com diferentes países, ter um perfil compreensível para mais utilizadores é um grande benefício. Ter o perfil em dois idiomas (ou mais) irá ajudá-lo a que o perfil apareça no idioma do utilizador.
É geralmente recomendado adicionar, pelo menos, a versão do perfil em inglês, visto ser entendido pela grande maioria dos utilizadores em mercados internacionais.
Página de Serviços
O LinkedIn permite criar uma Página de Serviços no perfil para poder mostrar à rede quais os diferentes serviços que pode fornecer. Assim poderá publicitar os seus serviços (pessoais ou da empresa), podendo também ser encontrado na página de procura de provedores de serviço do LinkedIn.
Foto de Perfil e Cover Story
Após esta preparação do perfil é importante focar a atenção no cartão de apresentação. Isto porque será a primeira coisa que será vista pelos utilizadores da rede, e transmite uma maior confiança ao seu Perfil de Vendas do LinkedIn.
Em primeiro lugar o foco estará numa foto de perfil profissional, que seja adequada ao seu posicionamento e à rede. Algumas dicas a ter em conta:
- Acima de tudo, deve estar atualizada;
- 60% da foto deve conter o rosto;
- Atenção aos fundos com muito ruído (prefere-se um de cor sólida ou não existente).
Além da foto de perfil, pode também fazer um Cover Story para o seu perfil. A Cover Story do LinkedIn é um pequeno vídeo de 30 segundos que as pessoas podem ver ao aceder ao seu perfil.
Esta Cover Story pode ser utilizada para explicar sucintamente o que trata e atrair ainda mais um lead para escolher o seu perfil.
Foto de Capa
A Foto de Capa é um grande elemento no seu perfil porque ocupa uma grande parte do cartão de apresentação. É um elemento que também fortalece a aparência do seu perfil e do seu posicionamento como um todo.
Uma foto de capa adequada para o Perfil de Vendas no LinkedIn será uma que represente bem o seu setor de atividade ou o tipo de serviços/produtos que fornece.
Título Profissional
Para finalizar a criação do cartão de apresentação é preciso que o título profissional também esteja devidamente construído.
Para que o título profissional no seu Perfil de Vendas do LinkedIn capte a atenção, precisa de conter elementos como:
- Local onde trabalha;
- Cargo que desempenha;
- Área/setor que opera;
- Serviços e produtos que fornece.
O importante a reter neste ponto é que tem de ser facilmente percetível para o utilizador da rede entender quais os serviços que fornece. Além de aumentar as suas chances de cativar mais pessoas, também será mais facilmente encontrado.
Dica: o uso de LinkedIn Keywords nesta área é uma ótima adição!
URL Personalizado
Já fora do cartão de apresentação encontra-se o URL do LinkedIn. Este URL pode ser personalizado para dois grandes objetivos:
- Retirar os números e letras “de código” do seu URL;
- Tornar o URL o mais simples possível.
Ao editar o URL do LinkedIn estará a tornar o seu perfil mais acessível e facilmente partilhável.
Resumo (ou “Sobre”)
O Resumo do LinkedIn (ou “Sobre”) é uma área no perfil do LinkedIn que permite expor mais sobre si (como o próprio indica). Desta forma, pessoas que já estão interessadas no seu Perfil de Vendas podem saber ainda mais sobre si:
- Experiência na área ou setor;
- A proposta de valor (de si ou dos seus serviços);
- Call to Action e formas de contacto.
Destaques
Em seguida os Destaques, como o próprio nome indica, é a área onde é possível destacar:
- Publicações que tenha feito e que sejam de relevo;
- Artigos que tenha escrito no LinkedIn;
- Links;
- Conteúdos (Fotos, vídeos, etc).
O aconselhado aqui é adicionar conteúdos que fortaleçam ainda mais o seu Perfil de Vendas do LinkedIn, como:
- Portefólio de serviços ou produtos;
- Prova social (através de algum post ou artigo);
- Vídeos institucionais (caso haja);
- Link para alguma ferramenta de agendamento/calendarização
Não usa nenhuma ferramenta de agendamento de reuniões? Conheça estas 7 ferramentas gratuitas de agendamento de reuniões!
Recomendações
O ato de pedir recomendações pode custar ao início, mas são um aspeto que conferem ainda mais credibilidade ao seu perfil. Ao ter algumas interações com clientes, parceiros ou colegas, peça recomendações para o seu perfil LinkedIn.
Para facilitar este processo de pedido de recomendações, pode já ter alguns critérios a pedir em específico, para assim a pessoa focar nesses pontos e deixar uma recomendação esclarecedora.
Desta forma, futuros clientes ou até parceiros de negócios vão se sentir mais interessados em conversar consigo.
QR Code
Por fim, e para também facilitar a interação offline com o mundo online, pode usar o QR Code do LinkedIn. Com uma simples leitura do código, outras pessoas terão o seu perfil na palma das mãos.
O QR Code faz com que os utilizadores com a aplicação móvel acedam ao seu Perfil de Vendas do LinkedIn de forma instantânea. Em momentos de contacto direto pode ser uma ferramenta valiosa para estabelecer mais conexões.
Torne o seu perfil em Perfil de Vendas do LinkedIn com estas dicas!
Com estes pontos todos, o seu Perfil de Vendas estará pronto a atrair mais clientes e gerar mais leads. Se começar a obter sucesso com o seu perfil e quiser dar o próximo passo, o Sales Navigator poderá ser a solução que procura.
Quer ainda mais pontos cruciais para a sua estratégia de vendas no LinkedIn?
Conheça o curso Linked2Sales, onde irá descobrir mais sobre como utilizar o potencial do LinkedIn para as suas vendas. De forma online, saiba como a rede profissional de excelência pode aumentar as suas oportunidades de negócio. Junte-se agora ao Linked2Sales!