Blog_Covers_2022

6 Erros Comportamentais a Evitar no LinkedIn

Diariamente, diversos membros do LinkedIn procuram entender como otimizar a sua presença nesta plataforma, tentando “agitar as águas virtuais”. Mas, ao tentar fazer isso, cometem-se erros que prejudicam o profissional na rede. Conheça estes 6 erros comportamentais a evitar no LinkedIn!

1. Não ter um propósito ou não entender porque estamos no LinkedIn

Um dos primeiros grandes erros a evitar no LinkedIn é estar na rede sem propósito: há inúmeras razões para estar no LinkedIn e um profissional pode até ter várias. Os principais objetivos dos profissionais que estão na rede relacionam-se com o reforço de relações profissionais e o desenvolvimento da marca pessoal. Independentemente dos objetivos, o importante é ter uma ação focada.

Desta forma é possível estabelecer KPIs no LinkedIn, indicadores que mostram o crescimento da atividade na rede, e também saber como atingir o público-alvo (com a escolha certa de keywords, por exemplo). Se compreendo os objetivos, oriento as ações para fazer cumprir estes propósitos.

Formas de orientar a ação no LinkedIn:

  • Anotar as 3 principais razões pelas quais está ou quer estar no LinkedIn;
  • Determine quais as ações que apoiam cada um dos propósitos.
Perfil de um profissional focado no setor das vendas B2B

2. Não participar

Há mais de 830 milhões de pessoas no LinkedIn e a grande maioria não faz uso do seu perfil! 80% do tráfego no LinkedIn é gerado por 20% dos utilizadores. Sem compreender o propósito da rede não é possível saber quais as ações a tomar que irão produzir um resultado positivo.

O sucesso no LinkedIn é construído a longo prazo. O processo de relacionamento com outros utilizadores demora tempo. Por isso, não tente impingir a sua venda ou a sua proposta a um candidato à primeira interação. A paciência é muito importante para continuar a participar mesmo quando não está a ver resultados.

Não há garantias de que os esforços dentro da rede produzam resultados, mas se não participar de forma consistente, aí é certo que não é encontrado nenhum sucesso. E esse é mais um dos erros a evitar no LinkedIn: falta de participação e consistência nessa mesma participação.

Como devo participar no LinkedIn?

  • Comprometa-se a estabelecer atividades para efetuar durante a semana;
  • Agende essas atividades para não serem esquecidas.

Estas atividades podem ser de vária ordem: desde publicação de conteúdos, ao envio de mensagens ou, então, ao fortalecer a sua rede de contactos. O importante é estar ativo na rede e sempre com propósito!

Conheça todos os tipos de posts no LinkedIn, e que deve usar para ter um conteúdo mais variado!

3. Causar uma boa primeira impressão!

No LinkedIn as pessoas podem querer visitar o seu perfil por diferentes razões: pode pertencer à mesma empresa, ter grupos em comum, ou mesmo ser encontrado em pesquisas. As pessoas querem visualizar o seu perfil e ter uma compreensão clara de quem é e de que forma podemos reforçar a sua rede de contatos.

Se não fornecer informações suficientes a quem o visita, nunca poderá causar uma boa impressão. Por isso, além de pontos a melhorar como, por exemplo, uma foto profissional e um título profissional bem trabalhado, tem de ter em atenção todos os pontos do seu perfil. Isto porque até pode ser encontrado, no entanto precisa de manter a atenção de quem o visita.

Checklist Perfil Profissional LinkedIn Pedro Caramez
Siga a checklist para certificar-se que tem o perfil todo otimizado!

Com um perfil totalmente configurado e apresentável, irá prender mais utilizadores ao seu perfil. Depois disso, as oportunidades desbloqueiam-se!

4. Não fornecer valor à rede

Sem os pontos anteriores, não é possível (ou muito dificilmente) é possível acrescentar valor à rede. Se fornecer valor aos outros sem pedir algo em retorno, o retorno aparecerá por si. Por isso, um dos grandes erros no LinkedIn é não procurar ativamente fornecer valor à rede.

Já foi referido anteriormente que é importante estar ativo. Mas é possível ser-se ativo e não se acrescentar valor. Por isso, para acrescentar valor à sua rede é tão simples como:

  • Encontre pelo menos 2 contatos para interagir por semana;
  • Responda pelo menos a 3 perguntas por semana;
  • Identifique ligações que merecem uma recomendação.

Além disso, procure acrescentar valor através das diferentes publicações que faz na rede. Isto é tão simples como criar publicações de relevo para o seu setor ou, então, participar noutras publicações com insights relevantes.

Uma participação ativa e consciente acrescenta valor à sua rede!

5. Não construir a credibilidade dentro da rede

Um perfil LinkedIn criado e configurado em todas as áreas contém todo o tipo de informações sobre a experiência pessoal. No entanto, para se afirmar de forma credível é preciso construir e manter a sua credibilidade.

  • O perfil bem construído é o primeiro passo a dar. Um perfil cuidado e atualizado frequentemente mostra dedicação e que é o seu perfil correto, evitando perfis-cópia ou confusões com outros profissionais.
  • Se dar recomendações é uma forma de dar valor à sua rede, recebê-las também o é. Ter várias recomendações é sinal de que é um profissional de confiança e que os seus clientes ou conexões confiam em si. Assim como daria recomendações a pessoas que conhece e confia, peça-lhes que lhe recomendem o perfil também.
  • Adicione conexões que façam sentido na sua rede. Uma rede de contactos coesa e bem construída contribui positivamente para a sua credibilidade no setor e na indústria que opera.
  • Junte-se a grupos que sejam de interesse eu e das áreas onde opera, mais uma vez mostrando que é uma voz ativa nos seus campos.
  • Procure oportunidades para estabelecer ligações ao ajudar e partilhar o seu conhecimento com a sua rede.

6. Comunicação exagerada

Alguns utilizadores da rede, na procura de quererem mostrar-se mais ativos, começam a contactar em demasia. Isto é, em vez de se focarem na qualidade dos contactos, focam-se na quantidade. Isto faz com que inundem as diversas caixas onde há a possibilidade de contactos: seja a de comentários, como a de pedidos para conexões ou mensagens. Isto é mais um dos erros a evitar no LinkedIn!

Ao enviar mensagens, pedidos ou comentar em publicações ou grupos, seja consciente da sua publicação. Alguns profissionais da rede acabam por não respeitar o espaço e ideias e, acabando por ficar muito mal vistos na rede. Pense também que as pessoas não gostam de ser bombardeadas com propostas de produtos, vendas ou candidaturas sem contexto. Mostre o seu valor primeiro!

  • Ao participar em grupos, conheça e respeite as regras;
  • Ao enviar pedidos, escolha bem quem adiciona e escreva sempre uma mensagem personalizada;
  • Não partilhe aquilo que não gosta que os outros partilhem na rede.