Foto capa estratégias melhoria perfil

6 estratégias de como melhorar o perfil LinkedIn e torná-lo mais apelativo

O perfil LinkedIn é o ponto fulcral de toda a atividade na rede. Por isso, é preciso saber como melhorar o perfil LinkedIn de forma a estar o mais atrativo e apelativo a todos os visitantes.

O LinkedIn nem sempre foi a mais visual e sexy das redes sociais – não é claramente o Instagram! No entanto, isso mudou bastante nos últimos anos e os recursos visuais atualmente desempenham um papel fundamental na rede – fotos, vídeos, apresentações e muito mais podem ser partilhados nos Perfis LinkedIn.

O conteúdo visual é um excelente complemento ao conteúdo escrito, ajudando a cativar e prender o utilizador. Afinal, o perfil LinkedIn está sempre disponível a todo o momento e tem de estar sempre na melhor forma para qualquer visita que receba.

Para isso, estes 6 aspetos irão melhorar o perfil LinkedIn e transmitir uma melhor impressão a todos os visitantes:

1. Imagem de Fundo

Este é um dos campos com maior índice de visibilidade do perfil. A imagem de fundo pode ser um bom reforço ou complemento no perfil LinkedIn. Esta grande imagem aparece logo no topo da página de perfil e é recomendado adicioná-la ao perfil, pois isso ajuda a que recrutadores e potenciais clientes vejam o perfil no modo profissional que deseja.

Como melhorar o perfil LinkedIn - Foto de Capa / Imagem de fundo

É recomendável que o utilizador utilize uma ferramenta externa para reestruturar esta imagem que pode ter várias finalidades, dependendo sempre do objetivo que tem nesta rede. O seu objetivo pode ser de:

  • desenvolvimento da sua marca pessoal;
  • desenvolvimento de uma rede de contactos associada à sua área de atividade;
  • procura e transição de emprego.

A foto de capa leva o utilizador a identificar rapidamente qual a sua área de atividade e especialização. Por isso deve ser escolhida uma imagem ou uma montagem de imagens que represente a sua empresa, setor ou área de especialidade.

É importante que a imagem de fundo do seu perfil do LinkedIn não seja igual à que inseriu no perfil em outras redes, uma vez que, no LinkedIn, tem de estar conectada ao que você é profissionalmente de uma forma visual, assim como tem de estar ajustada aos parâmetros da rede.

As imagens de fundo devem ser de tipo JPEG, GIF ou PNG, inferior a 4MB e com dimensões entre 1584 X 396 pixéis. Pode ser necessário ajustar a imagem de capa de forma a caber no ecrã, e ser recortada na horizontal ou verticalmente.

Leia mais: Imagem de Capa LinkedIn: dicas, modelos e ideias

2. Fotografia de Perfil

O LinkedIn oferece aos usuários a possibilidade de associar uma fotografia ao seu perfil individual. Esta fotografia, em conjunto com a foto de capa, é muito importante para a construção de uma boa primeira impressão a quem o visita, de uma maior autoridade e notoriedade, assim como dar mais visibilidade positiva.

Como melhorar o perfil LinkedIn - fotografia de perfil

O LinkedIn indica que perfis com fotos têm 14 vezes maiores probabilidades de serem vistos em relação a perfis sem fotografia. Infelizmente, muitos utilizadores não dão relevância a este elemento, considerando-o pouco importante para compor o perfil.

Para ter uma foto adequada, não é preciso ser um profissional a tirar as fotos. É preciso, contudo, seguir algumas regras e ter em conta alguns princípios de como escolher e tirar uma foto profissional.

3. Cover Story

Como melhorar o perfil LinkedIn - cover story

Esta funcionalidade do LinkedIn permite gravar no telemóvel ou tablet uma pequena apresentação sua em formato de vídeo de até 30 segundos, em que pode dizer quem é profissionalmente.

É possível gravar o vídeo no momento ou carregar um vídeo já gravado, o que permite ao utilizador criar conteúdo específico para esta “pequena grande” forma de captar a atenção do utilizador.

4. Destaques

A secção dos “Destaques” veio dar a oportunidade de maior visibilidade a publicações especiais, artigos, links e outros conteúdos multimédia. É uma boa forma de acrescentar riqueza de informação ao seu perfil, dando a possibilidade a outros utilizadores de conhecerem um pouco mais sobre si.

Esta área permite mostrar alguns conteúdos, os seus principais trabalhos, as suas principais certificações ou notas de imprensa. É possível escolher quatro tipos de destaques:

  • Publicações na rede;
  • Artigos de caráter longo;
  • Links;
  • Media e outros ficheiros.


Há também a possibilidade de reordenar os conteúdos e copiar o link dos destaques de forma a informar os utilizadores dos seus conteúdos.

Secção de Destaques
Clique na imagem para ir à secção de “Destaques”

Embora seja possível adicionar vários conteúdos, apenas ficam visíveis nesta área os primeiros três destaques que foram adicionados, sendo que há utilizadores que preferem adicionar outros conteúdos multimédia na secção da experiência profissional.

Os conteúdos podem ser seus, ou pode selecionar conteúdos que possam ser interessantes para si, que tragam informações interessantes.

As dimensões das imagens presentes nos “Destaques” são de 800 X 800 pixéis.

Como adicionar conteúdo ao "Em destaque"

5. Experiência de Trabalho

A área da “Experiência” profissional permite adicionar, alterar ou eliminar funções que desempenha ou tenha desempenhado ao longo da carreira.

A introdução de experiência profissional no perfil é muito importante para reforçar o posicionamento do utilizador na rede. Para efeitos de perfil completo, o utilizador deve inserir um cargo atual e dois cargos anteriores.

Secção de Experiência de Trabalho

Esta secção também permite adicionar diversos conteúdos multimédia, que contribuem para um melhor aspeto estético e maior relevo aos diferentes cargos que já efetuou.

6. Formação Académica

De igual forma à área de “Experiência”, nesta secção pode também adicionar conteúdos multimédia de natureza académica em contexto universitário. Um bom exemplo a colocar nesta área são os trabalhos mais importantes que podem constar do portefólio académico.

Também permite adicionar conteúdo multimédia, permitindo exibir diferentes vertentes da formação académica que não sejam unicamente descritas por palavras. Ou, então, que comprovem de uma forma mais direta o que está descrito.

Secção de Formação académica

Ao aplicar estas diferentes dicas, o perfil ficará mais preenchido e, por isso, irá transmitir uma melhor imagem a quem visitar o perfil.

Ao saber como melhorar o perfil LinkedIn e fazer as alterações de acordo com isso mesmo, isso faz com que se tenha uma maior autoridade dentro da própria rede e na área ou setor de atuação. Isso, em volta, faz com que o seu perfil seja visto e recomendado por mais utilizadores da rede.


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes