Foto Capa Ferramentas para Lives

6 ferramentas gratuitas para fazer lives

O formato de transmissão em direto (ou lives) é uma tendência para o futuro que tem ganho muita adesão. Seja para crescer a sua marca pessoal ou inovar a comunicação da sua empresa, estas 6 ferramentas gratuitas para fazer lives irão ajudar a atingir os seus objetivos!

Transmitir em direto já não requer material específico ou caro, nem são necessários programas que ocupem algum tipo de fatia no orçamento. Para começar e praticar o “à vontade” nas lives é preciso ter uma ideia e aplicá-la, sempre em mente a acrescentar valor a (neste caso) quem pode ver a transmissão.

Com isto em mente, conheça agora estas 6 ferramentas gratuitas para começar a aventurar-se neste mundo das lives!

1.   StreamYard

A principal ferramenta para lives sem recurso a programas ou aplicações externas. Permite que, a partir do navegador web, sejam feitas transmissões em direto com toda a qualidade, mas sempre com muita facilidade.

Interface da ferramenta para lives StreamYard
Iniciar uma live através do StreamYard

Configura-se a aplicação sem muitas complicações, e dentro do estúdio é possível alterar e adicionar elementos como: banners e kits de cor.

Além disso, o utilizador também pode fazer a transmissão para diferentes redes sociais, como o Facebook, Youtube, LinkedIn, Twitter ou Twitch.

2.   Be.Live

Plataforma Be.Live
Plataforma Be.Live

O Be.Live é uma plataforma muito similar ao StreamYard. Funciona dentro do browser, sem ser necessário recorrer à instalação de programas externos. A configuração é também facilitada.

No entanto, esta ferramenta não permite uma maior personalização e é limitativa nesse aspeto. Contudo, tem a vantagem de suportar uma ferramenta de edição de vídeo, algo que o StreamYard não tem.

3.   Zoom

Em seguida vem o Zoom, programa este muito conhecido depois de toda a pandemia. O Zoom escalou em popularidade pelo facto de ser a forma como as pessoas reuniam, seja para aulas online, reuniões de trabalho, ou conversar.

No entanto, esta ferramenta é também muito versátil para o mundo das lives. O Zoom também permite ao utilizador transmitir a sua sala para o mundo, através de plataformas como o Youtube. Desta forma, pode ter uma conversa ou palestra no programa e transmiti-la.

4.   Youtube Live

Na eventualidade de apenas querer transmitir para o Youtube, não há melhor forma a não ser pelo próprio Youtube Live. A Google desenvolveu e aprimorou a sua alternativa para a produção de lives dentro da sua plataforma de vídeos.

Menu da Ferramenta para Lives Youtube Live
Iniciar uma transmissão em direto no Youtube Live

 Este lado em direto da plataforma tem ganho cada vez mais adesão com os vídeos em direto a captarem mais a atenção do que outros meios de vídeo.

A grande vantagem face aos anteriores é que permite fazer transmissões em direto a partir de dispositivos móveis com maior facilidade e praticidade. Em termos de desktop, caso seja necessário partilha de ecrã, o processo torna-se algo mais complexo.

5.   Livestorm

Aplicação de transmissão Livestorm
Ferramenta Livestorm

O Livestorm é ligeiramente diferente das outras ferramentas para lives. Esta aplicação tem um foco mais orientado para criar e partilhar webinars. Esta modalidade de transmissão em direto também tem ganho muita adesão pelo facto da pandemia “abrir portas” aos eventos online. Pelo facto de não ser possível comparecer pessoalmente, sem outra opção, os eventos passaram para a modalidade online.

O Livestorm permite, precisamente, criar e estruturar webinars para os diferentes tipos de eventos. Na forma gratuita é muito limitado, apenas cedendo 20 minutos com 10 participantes.

No entanto, dá acesso a todas as funcionalidades, o que é uma mais-valia. Isto porque dá para ter uma ideia da ferramenta, e também, porque permite treinar este tipo de eventos.

6.   Restream

Por fim, o Restream é também uma boa ferramenta para entrar no mundo das lives. Não só permite as funcionalidades de fazer transmissão a partir do browser, como também permite integrar com outros programas.

Interface Restream

Isto pode ser particularmente útil para usar em conjunto com, por exemplo, o Zoom. A pequena desvantagem é que apenas permite transmitir para dois canais em simultâneo. Mas ao usar em conjunto com outros programas, essa é uma pequena adversidade.

Notas para finalizar

Estas são apenas algumas das diferentes alternativas existentes no mercado. Sendo estas umas de muitas, são ótimas ferramentas que não têm custo associado e permitem começar a entrar neste universo de conteúdo.

Independentemente da escolha, o foco estará sempre em entregar conteúdo de qualidade e relevante para qualquer canal que transmita. Depois, é só uma questão de tentar e de fazer, e decerto que resultados em termos de visibilidade surgirão!

Outras listas: