Capa 7 redes sociais internas

7 Redes Sociais Internas para unir a equipa de trabalho

No mundo digital do presente, estamos sempre conectados de alguma forma. Nomeadamente, sempre em constante comunicação com os nossos amigos ou colaboradores. Além das redes sociais que já são conhecidas, as empresas começaram a adotar redes sociais internas.

O que são redes sociais internas?

Este termo refere-se às redes sociais que operam dentro de uma empresa ou organização. Estas redes são usadas para os colaboradores comunicarem entre si, facilitando em muito as interações entre os mesmos.

Seja à distância ou no mesmo local de trabalho, estas redes sociais internas provam-se muito úteis.

Alguns benefícios de usar redes sociais internas

  • Comunicação instantânea

Uma das formas que estas redes se distinguem de outros meios de comunicação é ao agirem de forma instantânea. Com o objetivo de se parecer como uma rede social “convencional”, permite aos colaboradores interagirem em tempo real. Ao tornar a comunicação mais imediata, também as ações e reações serão, o que faz com que o local de trabalho seja mais fluído.

  • Força de trabalho mais unida

“A união faz a força” e este ditado sempre se confirmou. Uma força de trabalho unida é uma força de trabalho que é rápida, ágil e eficaz.

Os colaboradores estarem interligados entre si prova-se como uma mais-valia também porque os objetivos e valores ficam alinhados com os da empresa. As redes sociais internas fortalecem o estabelecimento e consolidação dos valores que a organização quer transmitir, havendo menos desvios na comunicação externa.

Este tipo de estratégias também tem sido muito utilizada atualmente, sendo exemplo disso as estratégias de Employee Advocacy e Employer Branding.

  • Maior motivação entre colaboradores

Outro aspeto a considerar é a motivação entre colaboradores. Esta interligação e fortalecimento referida no ponto anterior acaba por também se converter em confiança entre os colaboradores.

A força de trabalho confiante nos seus elementos irá estar mais motivada a trabalhar com os colegas e a atingir mais com eles.

Agora que se sabe um bocado mais sobre o que são as redes sociais internas e alguns dos seus benefícios, conheça agora estas diferentes redes sociais internas.

7 redes sociais internas para unir os colaboradores

1. Google Currents

Uma rede derivada da própria Google, esta é uma opção para quem usa o Google Workspace. Conta com a segurança e estabilidade do gigante da tecnologia, assim como a funcionalidade e integração com todo o ecossistema Google.

Rede social interna Google Currents
Post no Google Currents

Uma desvantagem desta rede é não ter a possibilidade de a usar de forma independente do sistema Google. No entanto, para quem já utiliza as diferentes ferramentas desse sistema, é muito simples atualizar para o Workspace.

2. Workplace from Meta

Uso da ferramenta de rede social interna Workplace
Workplace from Meta

Em seguida, uma solução da empresa agora conhecida como Meta, antiga Facebook. O Workplace, como é do Facebook, é uma plataforma que será muito familiar à rede social já muito conhecida.

Com a experiência adquirida do Facebook, essa experiência traduz-se em benefícios para os utilizadores desta rede social interna:

  • Possui diferentes integrações e estatísticas;
  • Construção e manutenção de perfil muito simples;
  • Diferentes opções de interação com os colaboradores (inquéritos e sondagens);

3. Microsoft Yammer

O Yammer é uma opção de rede social interna derivada da Microsoft. De forma muito similar à solução da Google, esta só está disponível dentro desse ecossistema. Se a empresa ou organização utiliza o Microsoft 365, esta será uma ótima solução de rede social para uso interno.

Interface e uso da rede social interna Microsoft Yammer
Interface do Microsoft Yammer

Como as anteriores, permite estar em contacto com o resto da equipa e estar a par do que está a acontecer. Assim, evitam-se as esperas por feedback e é possível alinhar os projetos de forma mais ágil.

4. Workvivo

Workvivo - redes sociais internas
Plataforma workvivo

Segue-se um exemplo que não se prende a um ecossistema nem é de uma grande marca tecnológica: o workvivo. Esta ferramenta funciona em termos de aspeto comunicativo, mas também tem outras funções. Por exemplo, facilita a partilha de documentos para que seja mais fácil estar tudo centralizado.

Além disso, possui também a interessante funcionalidade de felicitar os colegas de forma pública e até nomear colegas para receberem distintivos e prémios.

5. Jive

O Jive é também outra aplicação para potenciar a relação entre colaboradores. Apresenta uma rápida implementação e diferentes funcionalidades para melhorar a experiência de utilizador.

Publicação na rede Jive
Ferramenta Jive

O principal aspeto diferenciador desta aplicação é o PeopleGraph. É específico apenas para esta ferramenta de comunicação e pretende revolucionar as interações entre os utilizadores da rede.

Esta tecnologia usa inteligência artificial para identificar relações entre pessoas e facilitar a colaboração. O PeopleGraph também facilita a comunicação em todos os sentidos: ao entender como se estabelecem as relações, ajuda a melhor disseminar as mensagens entre os diferentes patamares na organização.

A Blink poderá ser uma opção mais orientada para empresas ou organizações com um foco mais operacional. A Blink foi desenhada com o foco na “linha da frente” e está tudo incluído apenas numa aplicação.

Blink - redes sociais internas
Aplicação móvel Blink

O exemplo disso é que possuem um “hub” para rapidamente aceder a todas as políticas, procedimentos e guias num único lugar. Como também simplifica tudo ao concentrar-se numa única aplicação, facilita e incentiva o uso da Blink.

7. Slack

Por fim, uma aplicação muito conhecida, o Slack. Esta ferramenta é mais orientada para a comunicação, e permite organizar os diferentes tópicos através de canais.

Slack - redes sociais internas
Interface Slack

Possui funcionalidades como o Workflow Builder, para automatizar certos aspetos do trabalho, assim como a facilidade de integração com uma grande biblioteca de outras ferramentas.

Para finalizar

Estas ferramentas são muito semelhantes, sendo que algumas implementam-se no caso da organização já possuir um ecossistema (Google ou Microsoft).

A escolha da ferramenta pode variar consoante os diferentes objetivos da empresa. No entanto, todas estas ferramentas são muito capazes de dar uma experiência de união aos colaboradores.

O importante é, além de usar estas redes sociais internas, incentivar ao uso e à partilha para que estas ferramentas não deixem de ser usadas!

Outras listas de ferramentas: