Capa Perfil em Dois Idiomas

Como ter o perfil em dois idiomas no LinkedIn – Vantagens & Configurações

O LinkedIn acolhe diferentes nações de todo o mundo na plataforma e, por isso, as diferenças linguísticas podem ser um obstáculo. Por isso, e para facilitar a construção da sua rede, assim como interagir com pessoas de todo o mundo, saiba como configurar o perfil em dois idiomas no LinkedIn.

Configurar o perfil para suportar dois idiomas (ou, se possível, mais) torna-o mais acessível e mais facilmente pesquisável. Além disso, pessoas de outras nacionalidades que o visitarem conseguirão perceber o seu perfil.

Mas, como se começa por fazer esse processo? Como alterar a ordem dos idiomas, caso já estejam estabelecidos?

Como adicionar um idioma ao perfil?

Para iniciar esse processo, é preciso aceder ao perfil do utilizador, para poder configurar o perfil público. Do lado direito, encontra-se o menu para “Adicionar perfil em outro idioma”.

Perfil em dois idiomas LinkedIn - Passo 1: "adicionar perfil em outro idioma"

Ao carregar, aparece um menu que pede para selecionar qual o idioma que quer adicionar. Ao escolher, aparecem caixas de introdução para poder introduzir as informações (devidamente traduzidas para a língua que está a adicionar).

Perfil em dois idiomas LinkedIn - Passo 2: escolher o idioma e adicionar as informações

Com isto feito, o segundo idioma do perfil está criado! É preciso, no entanto, configurá-lo e introduzir todas as informações traduzidas, como foi feito para o título.

Perfil em dois idiomas LinkedIn - Perfil com dois idiomas

Isto fará com que as pessoas que visitem o seu perfil vejam na língua na qual usam o LinkedIn (isto se corresponder ao idioma que usam habitualmente no LinkedIn).

Um exemplo: foi criado um perfil em português, e a língua adicionada foi o inglês. Um utilizador com a interface do LinkedIn em inglês, ao visitar o perfil, automaticamente irá visualizar o perfil em inglês. No entanto, caso não seja esse o idioma que o membro da rede não esteja a usar, irá ver na língua predefinida.

Perfil em dois idiomas LinkedIn - Escolha entre línguas

Esse mesmo utilizador pode, mesmo assim, selecionar a outra língua, caso queira ver no idioma que não o predefinido através do menu à direita.

Como alterar a língua predefinida do perfil em dois idiomas no LinkedIn?

No entanto, e caso seja do interesse “internacionalizar” o perfil, é possível alterar a língua predefinida. Ainda de acordo com o mesmo exemplo, o utilizador ao adicionar um perfil inglês terá o seu perfil em português como predefinido.

É possível confirmar isso de duas formas:

  • O idioma predefinido é o que aparece à esquerda no menu de escolha;
  • Ao editar, é possível observar que à frente do idioma aparece “Padrão”.

Para definir outro idioma como idioma predefinido, é preciso fazer o seguinte:

Eliminar o(s) outro(s) idioma(s) criados;

Nota importante: é preciso salvar todas as informações desses perfis para adicionar de novo!

Depois de guardar as informações (relativamente a descrições, títulos e cargos), para eliminar o perfil é preciso aceder ao menu dos diferentes idiomas e confirmar a eliminação.

Alterar a língua predefinida - Passo 1: eliminar o idioma secundário do perfil

Voltar a criar o perfil noutro idioma, selecionando a língua atual do perfil

Em seguida, voltamos novamente a realizar o mesmo processo, adicionando agora o perfil num novo idioma.  No entanto, o idioma a ser adicionado será o que temos atualmente (se a linguagem do perfil está em português, é escolhido que quer adicionar esse idioma).

Ao fazer isso, fará com que o LinkedIn mostre a seguinte opção:

Alterar a língua predefinida - Passo 2: Voltar a criar o perfil noutro idioma, selecionando a língua atual do perfil

Em seguida, confirma-se que o “Idioma do perfil atual” é o idioma no qual queremos tornar predefinido.

Alterar a língua predefinida - Passo 3: descrever o idioma do perfil atual como o que queremos que seja a nova língua predefinida

Feito isto, os dois idiomas já foram trocados e o outro idioma ficou predefinido.

Perfil com a língua predefinida alterada

Adicionar a informação que já estava descrita no perfil

Com este processo feito, é agora a altura de editar e de voltar a construir os dois perfis, nos seus respetivos idiomas, para que esteja compreensível para os diferentes visitantes do seu perfil.

Vantagens de ter o perfil em dois idiomas no LinkedIn

Como foi referido ao longo do artigo, ter o perfil do LinkedIn em dois idiomas traz diferentes vantagens.

Ao estar disponível em diferentes línguas, aumenta também o número de termos pelos quais pode ser procurado em termos de pesquisa, seja de potenciais clientes ou recrutadores que estejam à procura de candidatos.

Caso já se tenha estabelecido na indústria, ter o perfil em múltiplos idiomas permite expandir e fortalecer as possibilidades de networking. Este ponto é especialmente importante quando a função que o profissional desempenha exige muito contacto com outras nacionalidades.

Ao tornar o perfil mais acessível a outros utilizadores, nomeadamente com a alteração do idioma padrão para uma mais internacional, faz com que as pessoas que o visitem se sintam mais bem recebidas.

No entanto, é importante lembrar que se atua no mercado do próprio país, poderá apenas ser necessário ter o perfil com a língua secundária apenas para referência externa.

Outras dicas LinkedIn:


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes