O LinkedIn acolhe diferentes nações de todo o mundo na plataforma e, por isso, as diferenças linguísticas podem ser um obstáculo. Por isso, e para facilitar a construção da sua rede, assim como interagir com pessoas de todo o mundo, saiba como configurar o perfil em dois idiomas no LinkedIn.
Configurar o perfil para suportar dois idiomas (ou, se possível, mais) torna-o mais acessível e mais facilmente pesquisável. Além disso, pessoas de outras nacionalidades que o visitarem conseguirão perceber o seu perfil.
Mas, como se começa por fazer esse processo? Como alterar a ordem dos idiomas, caso já estejam estabelecidos?
ÍNDICE
Como adicionar um idioma ao perfil?
Para iniciar esse processo, é preciso aceder ao perfil do utilizador, para poder configurar o perfil público. Do lado direito, encontra-se o menu para “Adicionar perfil em outro idioma”.
Ao carregar, aparece um menu que pede para selecionar qual o idioma que quer adicionar. Ao escolher, aparecem caixas de introdução para poder introduzir as informações (devidamente traduzidas para a língua que está a adicionar).
Com isto feito, o segundo idioma do perfil está criado! É preciso, no entanto, configurá-lo e introduzir todas as informações traduzidas, como foi feito para o título.
Isto fará com que as pessoas que visitem o seu perfil vejam na língua na qual usam o LinkedIn (isto se corresponder ao idioma que usam habitualmente no LinkedIn).
Um exemplo: foi criado um perfil em português, e a língua adicionada foi o inglês. Um utilizador com a interface do LinkedIn em inglês, ao visitar o perfil, automaticamente irá visualizar o perfil em inglês. No entanto, caso não seja esse o idioma que o membro da rede não esteja a usar, irá ver na língua predefinida.
Esse mesmo utilizador pode, mesmo assim, selecionar a outra língua, caso queira ver no idioma que não o predefinido através do menu à direita.
Como alterar a língua predefinida do perfil em dois idiomas no LinkedIn?
No entanto, e caso seja do interesse “internacionalizar” o perfil, é possível alterar a língua predefinida. Ainda de acordo com o mesmo exemplo, o utilizador ao adicionar um perfil inglês terá o seu perfil em português como predefinido.
É possível confirmar isso de duas formas:
- O idioma predefinido é o que aparece à esquerda no menu de escolha;
- Ao editar, é possível observar que à frente do idioma aparece “Padrão”.
Para definir outro idioma como idioma predefinido, é preciso fazer o seguinte:
Eliminar o(s) outro(s) idioma(s) criados;
Nota importante: é preciso salvar todas as informações desses perfis para adicionar de novo!
Depois de guardar as informações (relativamente a descrições, títulos e cargos), para eliminar o perfil é preciso aceder ao menu dos diferentes idiomas e confirmar a eliminação.
Voltar a criar o perfil noutro idioma, selecionando a língua atual do perfil
Em seguida, voltamos novamente a realizar o mesmo processo, adicionando agora o perfil num novo idioma. No entanto, o idioma a ser adicionado será o que temos atualmente (se a linguagem do perfil está em português, é escolhido que quer adicionar esse idioma).
Ao fazer isso, fará com que o LinkedIn mostre a seguinte opção:
Em seguida, confirma-se que o “Idioma do perfil atual” é o idioma no qual queremos tornar predefinido.
Feito isto, os dois idiomas já foram trocados e o outro idioma ficou predefinido.
Adicionar a informação que já estava descrita no perfil
Com este processo feito, é agora a altura de editar e de voltar a construir os dois perfis, nos seus respetivos idiomas, para que esteja compreensível para os diferentes visitantes do seu perfil.
Vantagens de ter o perfil em dois idiomas no LinkedIn
Como foi referido ao longo do artigo, ter o perfil do LinkedIn em dois idiomas traz diferentes vantagens.
Ao estar disponível em diferentes línguas, aumenta também o número de termos pelos quais pode ser procurado em termos de pesquisa, seja de potenciais clientes ou recrutadores que estejam à procura de candidatos.
Caso já se tenha estabelecido na indústria, ter o perfil em múltiplos idiomas permite expandir e fortalecer as possibilidades de networking. Este ponto é especialmente importante quando a função que o profissional desempenha exige muito contacto com outras nacionalidades.
Ao tornar o perfil mais acessível a outros utilizadores, nomeadamente com a alteração do idioma padrão para uma mais internacional, faz com que as pessoas que o visitem se sintam mais bem recebidas.
No entanto, é importante lembrar que se atua no mercado do próprio país, poderá apenas ser necessário ter o perfil com a língua secundária apenas para referência externa.
Outras dicas LinkedIn:
- Imagem de Capa LinkedIn: dicas, modelos e ideias – Pedro Caramez
- Como gerir duas carreiras no LinkedIn
- Social Selling no LinkedIn: como prospetar e vender na rede profissional
Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?
Contacte para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.