Anatomia do Post Perfeito no LinkedIn - como criar publicações que geram mais envolvimento - dicas linkedin - Pedro Caramez

Anatomia do Post Perfeito no LinkedIn: como criar publicações que geram mais envolvimento

Ao longo das incontáveis sessões de mentoria e formações sobre o LinkedIn, uma das perguntas mais frequentes feita pelos participantes é: “existe alguma fórmula para escrever o post perfeito no LinkedIn?”. Bem… Não há fórmulas mágicas, mas há algumas dicas essenciais que partilharei consigo neste artigo.

As redes sociais são cada vez mais importantes numa estratégia de comunicação e divulgação de produtos ou serviços e para fortalecer a relação entre uma empresa e os seus potenciais clientes.

Contudo, no que diz respeito ao LinkedIn, para criar uma presença de marca eficaz, não basta simplesmente criar uma Página de Empresa e fazer umas partilhas ocasionalmente. Para ter sucesso nesta plataforma, é necessário criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo alinhada com os objetivos do negócio.

Não sabe ainda por onde começar? Veja aqui como criar uma estratégia de conteúdo de sucesso para a sua Página de Empresa no LinkedIn!

Tipos de Posts do LinkedIn: comece a criar conteúdos com propósito

Desde o seu lançamento, o LinkedIn provou ser mais que apenas uma plataforma para conteúdo B2B. Dado que usar o LinkedIn para Empresas permite-nos construir credibilidade, criar uma rede significativa de potenciais clientes e conectar-se a especialistas reconhecidos na nossa área de atuação.

É aqui que uma estratégia de conteúdos bem delineada poderá fazer toda a diferença para o seu negócio! Aliás, umas das características mais interessantes do LinkedIn do ponto de vista estratégico é justamente a ampla variedade de formatos de conteúdos disponíveis para publicação na plataforma.

Vale destacar que temos à nossa disposição diversos formatos de publicações, sendo que cada um desses formatos tem as suas características próprias e, a partir disso, as suas vantagens e desvantagens. Seja como for, para se obter os melhores resultados possíveis, convém apostar numa variedade de formatos.

Não sabe ainda por onde começar? Descubra quais são os vários formatos de publicações e disponíveis no LinkedIn e como aplicar cada um deles!

Anatomia do Post Perfeito no LinkedIn: passo a passo para criar publicações atrativas

Se chegou até aqui nesta leitura, certamente já conhece a ampla gama de formato disponíveis para a sua estratégia de conteúdos no LinkedIn. Entretanto, hoje veremos quais são cada uma das partes que compõem um post perfeito no LinkedIn. Vamos a isto?!

🔹 TÍTULO

Comece as suas publicações no LinkedIn com um título curto e, eventualmente, um emoji que ajude a ilustrar a ideia central do conteúdo. Lembre-se de que o título deve ser atrativo e estar relacionado com o tema que será desenvolvido ao longo da sua publicação.

título da publicação linkedin - pedro caramez

🔹 INTRODUÇÃO

Em seguida, escreva um parágrafo introdutório que explique ao leitor o que encontrará ao longo da leitura. É importante escrevê-lo de modo a incentivar os cliques no “ver mais”, para que as pessoas leiam o resto da sua publicação (lembre-se de que este clique tem grande peso para o algoritmo identificar se os membros estão a interagir com o seu post).

incentive o clique no ver mais do seu post no linkedin - pedro caramez

O conteúdo deve entregar as informações prometidas no seu título. Ou seja, nada de tentar enganar a sua audiência com clickbaits (esta é uma má prática que apenas irá prejudicar a sua estratégia a médio e longo prazo). Use com sabedoria os 3.000 caracteres (+ou- 520 palavras), limite dos posts no LinkedIn.

Outra dica importante: mantenha os parágrafos curtos, deixando sempre uma linha em branco entre eles! Por isso, escreva de 1 a 3 frases curtas por parágrafo, conforme a necessidade do seu conteúdo.

🔹 SUBTÍTULOS

Para destacar os temos que funcionarão como subtítulos na sua publicação, poderá usar todas as palavras em letras maiúsculas ou, ainda, apostar em alguma ferramenta que ajude a dar o efeito de negrito (bold) ao seu texto.

subtítulos do post no LinkedIn - pedro caramez

Costumo utilizar a plataforma online Fsymbols. Esta ferramenta funciona lindamente, aplicando os efeitos desejados inclusive com acentos, cedilhas e outros sinais gráficos previstos na Língua Portuguesa.

🔹 LISTAS & EMOJIS

Uma das dicas mais óbvias, porém muitas vezes ignoradas é a utilização de emojis para facilitar a leitura e humanizar o conteúdo. Lembre-se de que um dos aspetos fundamentais para impulsionar o envolvimento da audiência com a sua publicação é justamente focar na experiência do utilizador.

Listas e emojis para facilitar a leitura do post no linkedin - pedro caramez

Portanto, a utilização de listas e emojis serão fundamentais para facilitar a leitura e compreensão do seu conteúdo. Neste sentido:

  • Utilize emojis como marcadores das suas listas;
  • Adicione um toque de cor para atrair o olhar do leitor;
  • Alguns emojis ajudam a ilustrar a ideia que quer passar;
  • Os emojis podem, inclusive, reforçar a sua Marca Pessoal.

🔹 OUTRAS NOTAS IMPORTANTES

A composição do seu post deve ser pensada sempre na sua totalidade. Isto significa que cada parte deste conteúdo tem importância para que o resultado vá ao encontro do desejado, garantindo o melhor desempenho possível no LinkedIn. Com isto em mente, considere quatro elementos:

  1. Menções: este recurso é excelente para ampliar o alcance da publicação, mas muitas vezes mal utilizado. Não marque outras pessoas ou empresas nos seus posts apenas por mais engajamento!
  2. CTA: finalize a sua publicação com uma “chamada para ação”, como uma pergunta que incentive os comentários, reações e partilhas, fatores relevantes para os algoritmos do LinkedIn.
  3. Links externos: tente não usar links que direcionem o utilizador para outros sites, já que os algoritmos da rede não gostam muito disso. Ou seja, apenas use links externos se for mesmo necessário.
  4. Hashtags: deixe para incluí-las no final da sua publicação, visto que facilita a legibilidade do texto. Note que deve usar de 3 a 5 hashtags, no máximo, para não prejudicar o alcance da sua publicação.

Veja o exemplo abaixo:

parte final da publicação - pedro caramez

🔹 IMAGENS

Um dos fatores fundamentais para atrair a atenção do utilizador para o seu conteúdo é o conteúdo visual utilizado para ilustrar a sua publicação. O Linkedin permite a partilha de até 9 imagens por post (JPEG, PNG, GIF), ou um vídeo nativo, ou um documento (PDF, PPT, DOC).

Costumo utilizar imagens com as medidas 1080 × 1350 pixels, pois essas dimensões funcionam bem tanto no LinkedIn, quanto noutras redes sociais. Apesar de não ser o cenário ideal, já que o ideal é criar conteúdos específicos para cada plataforma, essa estratégia ajuda-me em dias mais corridos em que é preciso reaproveitar conteúdo.

Anatomia do Post Perfeito no LinkedIn - como criar publicações que geram mais envolvimento - Pedro Caramez - dicas linkedin - linked2power - 2
Imagem utilizada para ilustrar a publicação original “Anatomia do Post Perfeito”, publicada tanto no LinkedIn, quanto nas outras redes sociais em que tenho presença ativa.

DICA EXTRA: mantenha as cores, fontes e outros ativos da sua marca consistentes, todos os elementos essenciais para fortalecer o branding, para que o seu conteúdo mantenha a “apresentação” correta em todas as plataformas em que está presente.


Últimas notas sobre a anatomia do Post Perfeito no LinkedIn

Conforme dito ainda no início deste artigo, não há fórmulas mágicas, mas há algumas dicas essenciais que podem ser utilizadas ao produzir o seu post perfeito no LinkedIn.

Tenha sempre em mente que o mais importante é a relevância do seu conteúdo para a sua audiência — de nada adianta um post com visual espetacular, mas que pouco ou nada agrega valor para o seu público-alvo.

Portanto, foque-se na relevância do seu conteúdo, na frequência das suas publicações e só depois nos elementos visuais. Entregue valor para a sua audiência e alcançará resultados incríveis como retorno para a sua estratégia de conteúdos no LinkedIn. Acredite!

***

banner horizontal livro Vencer com o LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez - 03

***

Precisa de consultoria ou ação formativa para saber como explorar os benefícios do LinkedIn para impulsionar os resultados na sua Página de Empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes