Artigos no Linkedin: passo a passo para publicar conteúdos de formato longo na rede

Antes disponível apenas apenas para perfis pessoais, agora o recurso para publicação de artigos no Linkedin [Pulse] também está disponível para as páginas corporativas presentes na plataforma.

Vou começar este artigo com uma leve provocação — e quem venham de lá os que discordam dessa linha de pensamento (o debate saudável será sempre muito bem-vindo por aqui):

Seja a nível pessoal ou profissional, estamos presentes nas várias plataformas digitais e a partilhar ideias porque queremos que as pessoas descubram o nosso conteúdo e interajam com a nossa marca.

Mas a verdade é que nem sempre o alcance orgânico desses conteúdos é tão relevante para a nossa estratégia digital quanto gostaríamos. Daí a importância de diversificarmos os conteúdos, tanto a nível de plataformas quando a nível de formato.

Artigos no Linkedin Pulse - como publicar conteúdos na rede - dicas linkedin - pedro caramez

Quando o assunto é a rede social profissional mais famosa do mundo, existem diversos tipos de conteúdo para LinkedIn que deve considerar essenciais para sua estratégia online.

Um desses formatos é, justamente, o artigos estilo blog post, funcionalidade incluída na plataforma desde 2014, sendo restrita até há poucos dias apenas para os perfis pessoais.

Ainda não sabe como publicar artigos no Linkedin [Pulse]?

Se deseja aumentar o conhecimento e o envolvimento da sua audiência a sua marca, precisa começar a explorar essa nova funcionalidade do Linkedin e rechear o seu perfil e company page com as principais palavras-chave do seu negócio.

Algumas empresas estão a perder uma grande oportunidade de publicar conteúdo porque não percebem que podem postar artigos completos no LinkedIn por meio do LinkedIn Pulse – denominação usada anteriormente.

Preparei esse tutorial para ajudar-lhe nesses primeiros passos. Essa é a sua oportunidade de sair à frente da concorrência. Vamos a isto?!

LEIA TAMBÉM: 5+1 Tipos de Conteúdo para LinkedIn essenciais para sua estratégia online

Mas antes… vamos lá entender o que é esta seção especial do Linkedin.

Entre os recursos disponíveis no Linkedin, a área dos artigos longos é uma plataforma de publicação de conteúdo na rede social profissional. Inicialmente destinado a influenciadores, foi rapidamente acessível ao público em geral — e agora, também disponível para páginas corporativas.

Esta secção do Linkedin [Pulse – denominação antiga] permite aos utilizadores e às marcas criarem conteúdo como em um blog. Essa particularidade é uma arma para desenvolver a nossa notoriedade e demonstrar e nos posicionarmos como especialistas e referência dentro da nossa área de atuação.

Mais mais um recurso que pode fazer do Linkedin um poderoso aliado para gerar mais visibilidade e engagement, seja para a sua marca pessoal ou para o seu negócio.

Agora que já sabe um pouco mais sobre esta seção do Linkedin [Pulse] e todo os seu potencial, é hora de definir temas para a sua estratégia de conteúdos e começar já a publicar os seus próprios artigos.

Depois de definir o tema sobre o qual irá escrever, siga os passos abaixo para publicar artigos no Linkedin [Pulse].

Primeiro, clique na opção “Escrever artigo” disponível na página inicial, junto à caixa de criação de publicação, seja no seu perfil em uma Página de Empresa no Linkedin na qual tenha credenciais para publicar proceder com as publicações — vale lembrar que essa opção só está disponível APENAS na versão desktop da plataforma.

Artigos no Linkedin Pulse - como publicar conteúdos na rede - dicas linkedin - pedro caramez - 1

Ao clicar nesta opção, a ferramenta de publicação de artigos do LinkedIn será aberta, dando início, efetivamente, a criação de um conteúdo estilo blog post. SIGA ESTE PASSO A PASSO!

☑️ Adicione o título do seu artigo

Para adicionar um título ao seu artigo, clique no campo “Título”, conforme vê na imagem abaixo. Em seguida, insira um título que chame a atenção do seu potencial leitor. Foque nos termos pelos quais o seu público-alvo está à procura!

Artigos no Linkedin Pulse - como publicar conteúdos na rede - dicas linkedin - pedro caramez - 1

☑️ Formate o seu artigo de modo a facilitar a leitura

Aposte em parágrafos mais curtos e intercalados com imagens, GIFs, vídeos, podcasts e outras medias que possam fazer sentido dentro do seu conteúdo. Essa abordagem torna o seu artigo mais fácil de ler, especialmente quando consumindo através de dispositivos móveis.

Sempre que possível, adicione subtítulos, marcadores e negrito, a fim de melhorar a legibilidade do seu conteúdo, conforme exemplo abaixo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Na parte superior da página, encontrar uma barra de ferramentas de formatação que lhe permitirá selecionar os estilos “Heading/Título 1”, “Heading/Título 2” e “Normal”.

Artigos no Linkedin Pulse - como publicar conteúdos na rede - dicas linkedin - pedro caramez - 3

Os headings/títulos devem ser utilizados de forma hieráquica dentro do texto. Lembre-se de incluir a sua palavra-chave alvo em pelo menos um desses subtítulos!

Caso pretenda incluir fontes externas no corpo do artigo ou, até mesmo, criar links internos para outros conteúdos já publicados por si, selecione o texto relevante e clique no ícone “link”, insira o URL de destino e clique em “Aplicar”, conforme vê na imagem a seguir.

Artigos no Linkedin Pulse - como publicar conteúdos na rede - dicas linkedin - pedro caramez - 4

☑️ Inclua imagens, GIFs, vídeos ou outros formatos de media ao longo do seu artigo

Comece por adicionar uma imagem de capa que ajude a ilustrar o tema abordado no seu artigo e que ajude a chamar a atenção do seu leitor no feed. Para isso, clique na área acima do “Título” e carregue uma imagem do seu computador.

LinkedIn recomenda o uso de uma imagem de 744 x 400 pixels para obter melhores resultados.

Agora que já adicionou uma imagem da capa ao seu artigo, saiba que também é possível incluir imagens e vídeos ao longo desse conteúdo. Para tal, clique no ícone à esquerda das caixas de texto.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao executar esta ação, será apresentada uma janela pop-up na qual terá opções para adicionar imagens, vídeo, slides, links ou snippets de código, conforme pode ver na imagem abaixo.

Para incorporar uma publicação do LinkedIn, um tweet ou posts do Instagram no seu artigo, clique no ícone “Links” e cole o link do conteúdo que pretende adicionar ao seu artigo na caixa pop-up (ver imagem abaixo).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

☑️ Publique e partilhe o seu artigo com as suas conexões no Linkedin

Note que, à medida em que estiver a criar seu artigo, o LinkedIn estará a salvá-lo automaticamente como um rascunho. O que significa que, mal esteja concluído, bastará um clique no botão “Publicar”, apresentado no canto superior direito da página.

☑️ Partilhe o seu artigo assim que estiver concluído

Ao finalizar o seu conteúdo, após clicar em “Publicar”, ao mesmo tempo que o seu novo artigo é publicado, aparece uma janela pop-up para que possa partilhar o seu novo conteúdo com os seus seguidores.

Mas poderá partilhar esse conteúdo quantas vezes quiser e quando achar pertinente. Bastará clicar no botão “Share/Compartilhar” localizado na parte inferior do seu artigo e logo verá todas as opções de partilha.

LEIA TAMBÉM: Saiba como explorar os Eventos do Linkedin na sua estratégia online

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de analisar o desempenho dos seus artigos

Enquanto que a visualização de uma publicação normal no Linkedin é contabilizada à medida que um utilizador rola no feed de notícias, a contabilização das visualizações dos artigos publicados no Linkedin Pulse é registada quando um utilizador clica no artigo para ler o seu conteúdo.

Para consultar os dados analíticos dos seus artigos publicados em Páginas Corporativas, clique na opção “Análise” no menu principal localizado abaixo a foto e nome da sua página corporativa.

A seguir, role para baixo até ver todas as opções de análise das suas publicações feitas no Linkedin, incluindo os artigos publicados com o recurso Linkedin Pulse. A partir disso, faça uma análise de acordo com os KPI (Key Performance Indicator) definidos na sua estratégia de marketing.

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora mesmo com a sua rede de contactos, para que também possam ficar a conhecer todo o potencial dos artigos no Linkedin Pulse!


Aumente a visibilidade online para si ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes