As pessoas também viram

“As pessoas também viram” no LinkedIn

Existe uma funcionalidade do LinkedIn que está associada ao perfil de cada um dos utilizadores e pode ou não estar a causar dano à sua imagem e reputação. Esta área, por vezes, nem é reparada pelos utilizadores do LinkedIn, e é a área de “As pessoas também viram”.

O que é a área de “As pessoas também viram”?

Quando os utilizadores abrem o seu perfil eles podem (ou não) visualizar uma área do lado direito com cerca de 10 sugestões. Estas 10 sugestões invariavelmente associam ao seu perfil pessoas que também foram visualizadas, que normalmente são:

  • pessoas com funções semelhantes ou com cargos idênticos;
  • pessoas que trabalham na mesma organização;
  • pessoas que têm algum tipo de afinidade em termos de área de atividade.

Isto porque, como esta área é construída com base nos perfis que são vistos por pessoas que viram o seu perfil, quando as pessoas procuram um cargo, ou dentro de um setor específico, vão encontrando pessoas com perfis similares, o que acaba por produzir essa lista de perfis que apresentam muito em comum com o seu perfil LinkedIn.

Área “As pessoas também viram”

Problemas da área “As pessoas também viram”

No entanto, esta área pode apresentar algumas situações menos benéficas.

Se repararmos na imagem verificamos que este perfil de um CEO apresenta, do seu lado direito, outros CEOs (ou outros cargos altos) dentro dessa área. Por isso mesmo, esta área lateral direita é também uma área muito utilizada pelos recrutadores ou por profissionais da área comercial para identificarem outros perfis similares ou semelhantes.

Isto é um aspeto negativo uma vez que poderá fazer despertar o interesse por outras opções ao visitante do perfil, levando o utilizador para fora, considerando outras pessoas para uma possível contratação ou relação de negócios.

Como esta lista de 10 pessoas é uma que não é possível controlar ou gerir, a área “As pessoas também viram” poderá trazer algumas situações mais incómodas. Por exemplo, nalguns casos poderá acontecer de algumas sugestões serem menos adequadas e, porque estão, de certa forma, associadas ao perfil, um visitante pode ficar com um impacto negativo acerca da pessoa.

Estas opções acabam por, muitas das vezes, serem ainda mais graves quando, no exemplo de uma utilizadora que é recrutadora, apresenta uma lista de nomes do lado direito (para além de pares e pessoas também da área do recrutamento), mas também a inclusão de outros perfis nada ajustados nem adequados às características desta mesma utilizadora. Portanto, esta área pode fazer perigar um pouco desta reputação ou imagem junto de outros utilizadores.

Eliminar a área “As pessoas também viram”

Caso o utilizador se encontre em alguma destas situações descritas, ou simplesmente não queira ter esta área no perfil, é possível removê-la do perfil.

Para isso, é preciso, no menu em cima, na página principal do LinkedIn, aceder a “Eu”, e em seguida, “Configurações e privacidade”. Já neste menu de configurações, escolhe-se a aba “Preferências de Conta” e, depois, na secção de “Preferências do site”, encontra-se a opção relativa à configuração de “As pessoas também viram”, onde pode desativar (ou, se quiser, no futuro, ativar de novo).

Desta forma é possível não ter essa “caixa” que pode prejudicar ou reduzir a nossa visibilidade perante os outros.

Outros artigos de dicas sobre o LinkedIn:


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes