comentar linkedin

A arte de bem comentar no LinkedIn – Melhores Dicas

Com o perfil otimizado, a estratégia de contactos e de conteúdo alinhadas, é de esperar que comece a obter frutos na rede. No entanto, pode parecer que não obtém as interações que são expectáveis ou desejáveis. Haverá outras estratégias para aumentar a visibilidade dos profissionais no LinkedIn? Existe sim, e passa por saber onde e como comentar mais e melhor no LinkedIn.

comentar linkedin

Esta estratégia é uma maneira muito interessante e simples de aumentar o tráfego ao seu perfil do LinkedIn. Leva apenas alguns minutos por dia, mas pode ter uma influência drástica nas visualizações do seu perfil.

9 vantagens de comentar ativamente no LinkedIn

É importante entender que a sua participação será notada nas redes de quem publicou o conteúdo e que o seu comentário é visto por pessoas dentro e fora da sua rede. Isso traz consigo algumas vantagens:

  1. Mostra o seu conteúdo para novos públicos;
  2. Melhores comentários implica uma proposta para novas publicações;
  3. É um iniciador de conversas;
  4. Aprende com profissionais de outras indústrias;
  5. Aquece o algoritmo antes de partilhar outras publicações suas;
  6. Torna-se mais relevante para outros utilizadores;
  7. Os comentários têm um alcance maior do que os links externos que partilha;
  8. Mostra a sua perspetiva de forma menos formal;
  9. Apoia outros criadores de conteúdo.

Atenções e cuidados a ter ao comentar

Comentar pode ser uma atividade produtiva e vantajosa (como visto), no entanto, e como todas as ações numa rede, um passo em falso pode causar muitos danos à imagem e reputação, por vezes irreparáveis. Por isso, existem algumas regras simples que deve ter em mente e seguir antes de clicar no botão “Publicar”:

Com estas notas em mente, está na altura de descobrir as melhores dicas de comentários.

As melhores dicas para bem comentar no LinkedIn

1. Ler o post

Este é um conceito muito simples, mas muitos profissionais claramente não leem devidamente, nem com a devida atenção, a publicação à qual estão a responder. Adicionam sugestões que foram explicadas na publicação, oferecem perceções sobre algo que era um foco na metade do artigo, ou simplesmente deixam um comentário muito genérico.

Para o autor da publicação, que provavelmente coloca muita intenção e propósito na publicação, acaba por ser desmotivador receber um comentário inapropriado. É recomendado investir o tempo necessário para ler a maioria das publicações, principalmente com o intuito de bem comentar.

2. Deixar um comentário com substância

“Ótimo post!”, “Obrigado por partilhar”, “Eu concordo completamente!” – são tipos de comentários que em nada acrescentam à publicação original. De forma alguma mostram que realmente leu a publicação; que entendeu; que concordou ou discordou. Com o surgimento e maior dispersão de “perfis automatizados” (tipicamente conhecidos como bots) que fazem comentários genéricos, estes comentários podem não dar uma imagem positiva ao perfil do utilizador.

Quando é deixado um comentário, o objetivo será o de dar um feedback ponderado ou fazer uma pergunta honesta para entender melhor a publicação. Recomenda-se fazer parágrafos com espaçamento para tornar mais simples a leitura do comentário. O máximo de carateres para comentar no LinkedIn é de 1250, o que dá espaço amplo para um comentário ponderado e bem escrito.

O uso de emojis pode também ser uma forma de ajudar à leitura e de mais facilmente transmitir emoção. Por vezes, vemos comentários muito bons, mas o “bloco de texto” assusta qualquer um a ler. 

Mais alguns pontos a considerar:

  • Verificar a gramática, pontuação e erros ortográficos que podem manchar a participação;
  • NÃO COMENTAR EM LETRA MAIÚSCULA!;
  • Não fazer referências comerciais ao seu negócio ou empresa nos comentários a não ser que seja solicitado. Os comentários são áreas de debate de ideias e se a sua participação for positiva e correta, irá gerar visitas ao seu perfil e à sua empresa;
  • Se discordar do conteúdo, faça essa referência no comentário. “Ataque” o conteúdo e não a pessoa;
  • Não tenha receio de bloquear pessoas se não usarem este espaço para o debate construtivo de ideias e opiniões.

3. Comentar ou mencionar outros profissionais que comentaram

Uma ótima maneira de manter a conversa é mencionar ou referenciar outros profissionais. Pode não querer passar por todos os 100+ comentários, mas ler alguns pode ser vantajoso. Quando alguém confirma a sua opinião, não deixe de referenciar ou reconhecer o autor. Isso irá notificá-los de que os mencionou – uma ótima maneira de chamar a atenção!

As menções a outros profissionais que não leram a publicação também podem ser interessante para gerar tração ao seu comentário, mas deve ser feita com moderação e associada à área de interesse e/ou conhecimento do profissional.

4. Mencionar o Autor

Em cada comentário que fizer, deve fazer sempre referência ou menção ao autor da publicação. Tudo o que precisa fazer é começar a digitar @ e escrever o nome do profissional – vai aparecer uma caixa suspensa com diferentes nomes, e normalmente é o primeiro nome da lista. Essa é a melhor maneira de chamar a atenção do autor dado que será notificado do seu comentário!

5. Fazer uma pergunta / Manter a conversa em andamento

Como mencionado acima, o foco é fazer comentários interessantes e envolventes. No geral, o objetivo é simplesmente manter a conversa em andamento! Uma ótima maneira de fazer isso é deixar uma pergunta no comentário. Existe alguma coisa que não foi entendida, gosto de saber mais sobre, ou acha que poderia ser visto de um ângulo diferente? Deixe a pergunta!

Se possível, não colocar links externos para não gerar suspeitas de spam!

6. Adicione imagem ou uma captura de ecrã aos comentários

Embora nem sempre necessário, mas é possível adicionar imagem ou uma captura de ecrã para reforçar o seu ponto de vista, e também trazer uma componente visual mais chamativa ao comentário.

Como escolher os melhores posts para comentar

Com o incrível volume de publicações no LinkedIn, tem mais opções do que nunca para encontrar a publicação perfeita que mistura o seu interesse com o público que tenciona alcançar. E, para usar o tempo da maneira mais eficiente possível, deve-se concentrar nas publicações que lhe darão o maior retorno possível.

A página inicial do LinkedIn apresenta as publicações de membros da nossa rede, gostos e comentários de membros da nossa rede, publicações das empresas e hashtags que seguimos. Inclui ainda as publicações patrocinadas de empresas. No entanto, será importante melhorar este feed de notícias, visitando a página de configurações do feed para deixar de seguir pessoas e empresas com conteúdo menos relevante. Não serão notificadas que foram deixadas de seguir e pode ser fundamental para a identificação das melhores publicações para participar.

Nas publicações com vários comentários, o LinkedIn seleciona os comentários mais populares (Top comments) que aparecem por defeito, embora também possa visualizar os comentários mais recentes. Os comentários mais populares (que recebem mais gostos ou outros comentários em resposta) são os mais visíveis. É precisamente nesta categoria que desejamos que o comentário esteja para lhe conferir maior visibilidade!

5 critérios simples para escolher os melhores posts para comentar

Conferir também: Conteúdos para o Perfil LinkedIn

1. Contagem de Comentários Elevadas

As publicações que já possuem elevado número de comentários já são obviamente muito populares. Quando comenta essas publicações, é provável que outros leiam o seu comentário e possivelmente o adicionem. Se usar as diretrizes acima, poderá conectar com outros profissionais que comentaram e criar maior envolvimento no seu próprio comentário com um público muito amplo.

2. Seja específico do setor

Existem muitas categorias disponíveis para as publicações do LinkedIn (por exemplo: Gestão; Marketing; Economia; Carreira; Liderança; etc.). Não é aconselhável participar em discussões de temas irrelevantes para a sua atividade profissional. Escolha publicações que sejam específicas para o seu setor ou interesse profissional.

Estratégias para procurar conteúdo de interesse:

  • Pesquisar conteúdo no LinkedIn por palavras ou hashtags;
  • Pesquisar as atividades de profissionais ou empresas chave;
  • Pesquisar conteúdo em grupos da especialidade;

3. Siga os líderes de opinião

Se estiver realmente interessado em iniciar ou continuar a carreira num setor específico, faça pesquisas suficientes para ver quem são os líderes de opinião no seu segmento. Pode ser um pouco difícil, mas quando encontrar essas pessoas, poderá começar a desenvolver um relacionamento com elas, os seus seguidores e a indústria como um todo.

4. Autores com várias publicações (atuais)

Pode achar importante comentar a única publicação do seu colega de trabalho publicada há mais de 3 meses, para mostrar o seu apoio, mas essa publicação provavelmente não despertará muita atenção de outros utilizadores. A rede irá ver a sua publicação e possa também gerar interesse, mas não ao mesmo nível que outras. Quando restringir a pesquisa das melhores postagens para comentar, não se esqueça de procurar autores ativos.

5. 10 minutos por dia

Comentar nas publicações do LinkedIn não deve ser uma atividade que consuma muito. É uma tarefa simples e rápida que pode ser realizada todos os dias a partir do seu smartphone ou desktop. Em média, não deve demorar mais de cinco minutos para ler e comentar. Estabelecer uma rotina será fulcral descobrir uma nova etapa da ação no LinkedIn.

Com estas dicas, decerto que irá não só obter novos conhecimentos e diferentes perspetivas acerca das opiniões e publicações de outras pessoas, como também obterá uma maior exposição e contactos na própria rede!

Outros artigos para fortalecer o seu perfil LinkedIn:


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes