criar perfil campeão no linkedin

Como escrever o Resumo no Perfil LinkedIn

Quer saber como escrever o resumo no perfil LinkedIn?

A secção do resumo/sobre num perfil LinkedIn é uma das mais importantes, e talvez das mais difíceis de escrever.

Contudo, muitos utilizadores deixam este espaço em branco ou indicam apenas uma curta informação que muitas das vezes é sugerida pelo próprio LinkedIn.

Em sondagem recente, 73% dos utilizadores indicaram será o elemento que mais dificuldade têm de escrever no Perfil.

Sondagem Linkedin

Esteja à procura de emprego, na área comercial, recrutamento ou a desenvolver a sua marca pessoal, esta secção é muito importante.

Para redigir um bom sobre/resumo é preciso ter em conta algumas estratégias. Esta secção deve ser muito bem pensada e planeada para que cause um bom impacto e seja eficiente.

O seu resumo deve representá-lo(a) bem.

Quais os benefícios de escrever o resumo no Perfil LinkedIn?

Existem vários benefícios de escrever o resumo no Perfil LinkedIn como:

  1. Só é possível atingir o Perfil Campeão se escrever esta secção e, a verdade, é que todos queremos ter um perfil campeão (já que é o perfil com mais visibilidade na rede).
  2. Esta área ajuda no processo de otimização do perfil para possíveis e potenciais pesquisas de outros membros.
  3. Esta secção além de apresentar o profissional, partilha também um pouco da história da carreira do mesmo e, sumariamente, as suas motivações e experiências.

Aspetos Técnicos do resumo no Perfil LinkedIn

Esta secção do reusmo/sobre também apresenta aspetos técnicos a considerar:

– Texto até 2600 caracteres

– Neste texto há a possibilidade de utilização de emojis que pode ajudar o utilizador a destacar algumas partes deste texto, uma vez que o LinkedIn não tem a função de itálicos ou negritos

– Os links neste espaço não são clicáveis

Sem imagens ou vídeos (podem ser adicionados aos destaques)

História LinkedIn - Pessoa digitando no computador e com resultado da marca gráfica do LinkedIn

Estrutura do Resumo no Perfil LinkedIn

O seu resumo para além de ser curto e breve, deve ser eficaz e impactante! Num pequeno texto sobre si, você deve conseguir atrair a atenção e entregar valor.

De uma forma geral deve responder às seguintes questões: “O que faz atualmente?”, ”O que fez no passado?” e “O que pode fazer por um futuro empregador/cliente?”.

Em primeiro lugar, quanto à pergunta sobre o seu presente deve começar por dizer quais os tipos de problema que poderá solucionar com o seu trabalho e quem pode beneficiar com as suas soluções. Partilhe a sua razão de fazer o que faz ou seja, partilhe qual a sua missão.

De seguida, ao falar do seu passado, mostre como chegou até onde está, onde estudou, quais os cursos e projetos que fez e, partilhe, como complemento, nos destaques, as suas experiências passadas. Fale sobre as suas realizações e resultados até ao momento.

Por último, fale sobre o seu futuro. Diga porque é que alguém o deveria contratar para fazer serviços. Descreva a sua proposta de valor exclusiva e, deixe claro, para um empregador ou cliente porque é que você deve ser o escolhido.

De uma forma mais específica, a estrutura para redigir um resumo no LinkedIn depende em função das características e motivações do utilizador.

Profissionais em geral

Para os profissionais em geral, há um paragrafo inicial de sumário (que sumariza o que são as características gerais do mesmo como experiências, anos de experiências, setores e áreas de atuação). Num segundo parágrafo deverá identificar as principais conquistas na sua carreira e, por fim, as suas principais responsabilidades na atual função/cargo que desempenha.

Profissionais em transição de carreira

Primeiramente deve ter as perguntas para o recrutador ver (onde estamos a lançar algum questionamento sobre a nossa situação, por ex: Está à procura de um profissional com experiência nas áreas b e c?); a seguir deve vir os contactos para facilitar a conexão e depois numa terceira parte o porquê eu? (identificar as 5 principais qualidades técnicas que distinguem o profissional).

Num quarto ponto deve colocar os cargos ou funções que pode desempenhar (ajuda não só o recrutador como também na otimização do perfil); a seguir deve referir que indústrias que pode ou que quer atuar; depois quais as principais responsabilidades assumidas e, quais as competências técnicas chave.

Profissionais da área de recrutamento

Para profissionais da área de recrutamento, o seu resumo deve começar com alguma provocação a candidatos (ex: Está à procura de um novo desafio profissional?). Em segundo, o recrutador deve fazer um breve resumo do que fez e depois que tipo de recrutamento faz.

Em quarto ponto dizer que cargos ou funções recruta, de forma a auxiliar quem o visita quais as áreas e indústrias que o mesmo trabalha e, por último, um apelo à ação sob a forma como o candidato deve fazer contacto ou candidatura (colocar CTA).

Profissionais de vendas

Por fim, para quem é da indústria das vendas deve começar com uma provocação a potenciais compradores (ex: Está à procura de novas soluções para a sua empresa/negócio?), depois um breve resumo do que faz e, num terceiro ponto, fazer um questionamento do “porquê a sua empresa?”.

De seguida, referir que tipo de produtos/serviços vende e, por fim, um apelo à ação sob a forma como o comprador deve fazer o contacto (colocar CTA).

como escrever o resumo no perfil LinkedIn
Exemplo de um bom resumo/sobre

Dicas gerais:

  • Deve chamar à atenção na primeira frase
  • Apostar em palavras-chaves relevantes para o seu perfil e carreira
  • Evitar parágrafos longos
  • Evitar erros gramaticais

Agora que já sabe como escrever, do que está à espera? Escreva ainda hoje o seu !

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora com alguém que também queira saber como escrever o resumo no perfil LinkedIn!

Acompanhe as novidades GRATUITAMENTE e registe-se AQUI

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contatar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes