como funciona o linkedin

LinkedIn: o que é, como funciona e para que serve?

Como funciona e para que serve o LinkedIn? Aliás, já ouviu falar do LinkedIn?

Independente da sua resposta, tem que aprender mais sobre esta incrível rede social.

O LinkedIn é a melhor plataforma para estar em contacto com pessoas que poderão ajuda-lo(a) enquanto profissional. Se quer focar-se em si enquanto profissional e/ou no seu negócio, o LinkedIn é indispensável.

Nesta rede social, os perfis criados assemelham-se a um cartão de visita e/ou um currículo profissional e, a verdade, é que o cartão de visita e o currículo em papel já estão a passar à história…

Desta forma, nesta plataforma pode encontrar várias oportunidades de negócios e de emprego, onde são colocadas inúmeras vagas e criar uma excelente rede de contatos profissional.

Fique connosco e, descubra tudo sobre o que é, como funciona e para que serve o LinkedIn.

Curioso(a)?

como funciona o linkedin

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn, fundado em 2003, é uma rede social com foco os relacionamentos profissionais e no mercado de trabalho, ou seja, ao contrário das outras redes socias voltadas para o entretenimento, o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo.

O LinkedIn é uma rede social bastante completa, onde também é possível ensinar, aprender e estar atento às novidades do seu setor ou indústria. O LinkedIn conta com um canal de aprendizagem online, onde todos os usuários podem desenvolver as suas competências.

Nesta rede social é permitido a criação tanto de perfis individuais como de empresas e universidades. Em cada perfil é preciso o preenchimento de algumas informações pessoais e profissionais como (foto e capa de perfil; nome, cargo, local e informações de contato; sobre; atividades como publicações, reações em posts; experiência profissional; formação académica; licenças e certificados; competências e recomendações; conquistas e interesses).

É uma das redes sociais mais antigas, onde o seu grande objetivo é conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos. Assim sendo, a sua missão é conectar profissionais de todo o mundo, com foco no crescimento das suas carreiras e ajudá-los a progredir nas mesmas.

O LinkedIn permite criar uma rede de contatos profissionais, facilitando a busca de referências e indicações relevantes para a sua atividade profissional. Desta forma, enquanto os novos usuários entram para procurar de empregos/experiências e ampliar a sua rede de contactos, as empresas utilizam como um canal de comunicação privilegiado.

Esta rede social está ainda muito associada à empregabilidade, analisando o perfil quase como um currículo online, onde os profissionais podem colocar tudo sobre a sua vida profissional. A verdade é que a rede é hoje muito mais do que isso. O foco maior começa a ser o mundo dos negócios.

O facto de ser uma rede social internacional, as oportunidades e os contactos que podem surgir de qualquer canto do mundo.

Agora pergunta-se “Ok, na teoria já sei o que é o LinkedIn, mas e na prática? Como funciona?”.

como funciona o linkedin

Como funciona o Linkedin?

Na prática, o LinkedIn é uma rede social de fácil uso e que lhe pode trazer imenso potencial, mas é preciso perceber primeiro. O LinkedIn oferece algumas ferramentas, que iremos explicar em seguida.

Claramente que para perceber como funciona o LinkedIn, é preciso referir que o primeiro passo é criar um perfil, onde deve constar informações sobre os dados pessoais (nome, foto, idade, etc), formação académica e profissional e contatos. Na criação do perfil existem alguns recursos como o resumo/sobre, carreira, anexos, entre outros, que irão ajudar na criação do perfil, como se tratasse exatamente um currículo.

No entanto, o LinkedIn tem a grande vantagem, ao contrário, do típico currículo, que é possível colocar imensas informações sobre a vida profissional sem que se torne cansativo e com excesso de informação.

É importante que o perfil seja público, dessa forma o seu perfil pode ser visto por qualquer pessoa da rede e ser assim, mais fácil de encontrar nos resultados de pesquisa.

De seguida, para que entenda melhor como funciona o LinkedIn, abordamos então os contatos/conexões, onde é possível adicionar quem quer ter na sua rede. O ideal é conectar-se com pessoas ligadas ao seu setor de atividade, de interesse, com boas formações e influência. Neste recurso existem três graus diferentes, que depende do grau de proximidade com os contactos.

Tal como nas outras redes sociais, existe um feed ou mural que é a página inicial do LinkedIn, onde se visualizam notícias, artigos e várias informações que os usuários publicam. Aqui pode reagir, comentar e compartilhar.

A ferramenta dos Artigos [anteriormente conhecida como Pulse] permite que os usuários escrevam e publiquem os seus próprios artigos para partilhar com a sua rede de contactos. O uso desta ferramenta é muito importante, porque demonstra que o profissional é comunicativo e, isso, melhora a sua credibilidade.

Os grupos são uma área especial onde os profissionais se associam, para partilhar conteúdos ou iniciar discussões relacionadas ao seu mercado de trabalho.

como funciona o linkedin - homem utilizando o linkedin no seu tablet

Para que serve essa rede social profissional?

Agora já percebeu como funciona, mas e para que serve o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social que oferece oportunidades tanto para profissionais como estudantes que procuram empregos, estágios, criar novas relações profissionais, entre outros.

No entanto, o LinkedIn também serve para empresas canalizarem as atividades, interagindo com os seus seguidores.

Esta plataforma que aborda o mercado de trabalho serve então para:

1. Acompanhar tendências e conteúdo de qualidade

Quando falamos de qualquer rede social, o conteúdo é sempre muito importante. Sem conteúdo não existe interação e, por isso, não existe conexões.

No entanto, há que ter cuidado porque nem todo o tipo de conteúdo é útil. Seja inteligente nos posts que faz e utilize boas estratégias. Essas estratégias são determinantes para o seu posicionamento no LinkedIn, para atrair as conexões ideais, que podem ser clientes, parceiros, fornecedores, e até para a sua própria credibilidade.

Não se esqueça de ser coerente e planear, tanto o conteúdo como a frequência.

Este conteúdo deve ser de boa qualidade. Fale de algo que tenha bons conhecimentos e que seja diferente/inovador. É ainda muito importante que esteja atento(a) e acompanhe e escreva também sobre tendências.

Partilhar e interagir com outros conteúdos importantes na sua área de mercado ou relevantes para a sua rede também é uma forma de ser ativo(a) na sua rede.

2. Networking

No LinkedIn, o networking é uma das atividades mais importantes, através da criação de uma boa rede de contactos profissionais, não importa qual a situação profissional em que se encontramos. Nesta grande rede social é possível conhecer novos profissionais, trocar experiências, recomendar conexões.

A área de grupos, como já referido anteriormente, permite aumentar o nosso networking e até a estar atentos a novos assuntos, conteúdos e tendências.

Estar conectado a profissionais beneficia não só na boa lista de contactos/conexões que possamos ter, mas também no conteúdo que os mesmos possam publicar e que agreguem valor e novos conhecimentos.

Desta forma, também se deve publicar bons conteúdos pois isso pode trazer ainda mais credibilidade para o próprio profissional e mais contactos.

No entanto, não se esqueça de mostrar apoio e interagir com os outros usuários da sua comunidade no LinkedIn e fortalecer o seu networking.

Assim, mantenha a sua rede de contactos sempre atualizada e tenha cuidado, não adicione todas as pessoas que aparecem, analise e faça as escolhas corretas para ter na sua rede. Aceite aqueles que lhe podem trazer benefícios e que eventualmente sejam da sua área de trabalho.

A quantidade é boa, mas a qualidade é ainda melhor por isso foque-se nisso!

3. Melhorar a sua credibilidade profissional

Nesta rede social pode ainda divulgar o seu trabalho, os seus serviços/produtos, publicar o seu próprio conteúdo e todo o seu conhecimento.

Construir a sua própria credibilidade é importantíssimo, principalmente para que consiga fortes contactos e oportunidades.

4. Fortalecer a sua marca

Se pretende fortalecer a sua marca, o LinkedIn também é o lugar certo. Ao levar a sua marca para esta plataforma, está a levar a mesma para o patamar do reconhecimento, já que vai estar numa rede social dirigida para isso mesmo, para o mercado de trabalho. No LinkedIn vai ter a oportunidade de dar a conhecer os seus produtos/serviços, como os faz e o porquê.

Estar no LinkedIn com a sua marca, vai contribuir para a sua própria estratégia de marketing digital. Deve criar conteúdo estratégico e interagir com os seus clientes, público-alvo, parceiros, colaboradores, entre outros, para que consiga ter sucesso e, consequentemente, melhorar e fortalecer a sua marca e imagem.

5. Procurar emprego

Como já referido em alguns excertos deste artigo, o LinkedIn é ideal tanto para profissionais como estudantes, procurem eles empregos ou estágios. Sendo esta uma plataforma ideal para apresentar o seu currículo e aumentar a rede de contatos, quem sabe não surgirá uma boa oportunidade.

Nesta plataforma para além das inúmeras vagas colocadas, onde pode procurar por função, setor e localidade, lá também se encontra a grande parte dos recrutadores, que estão sempre atentos.

Por isso já sabe, se procura emprego não pode perder a oportunidade de ter um perfil LinkedIn, sempre atualizado.

6. Oferecer vagas

Para que os profissionais possam encontrar vagas, as empresas têm de publicar as ofertas.

No LinkedIn, as empresas têm então a possibilidade de oferecer as vagas que têm disponíveis para que encontrem os candidatos ideais.

Nos dias de hoje, o LinkedIn é até, para a maioria das empresas, uma das formas mais utilizadas no recrutamento, já que esta rede social permite visualizar o currículo, de uma forma ainda mais específica, dos profissionais. Isto ajuda no processo de análise e seleção.

Artigos relacionados sobre LinkedIn:

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora com alguém que saiba que também está à procura da sua oportunidade e que quer saber mais como funciona o LinkedIn!

Acompanhe as novidades GRATUITAMENTE e registe-se AQUI

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contatar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes