Procurar emprego sem o patrão saber

Como procurar emprego sem o patrão saber – 4 estratégias chave no LinkedIn

Pode haver várias razões que motivam a procura de novas oportunidades em qualquer ponto da carreira. Veja como procurar emprego sem o patrão saber para estar pronto em qualquer momento!

O mundo atual do mercado de trabalho é repleto de diversas e novas oportunidades para a carreira. Principalmente com a regularização do trabalho remoto, as possibilidades são cada vez mais e diversas.

Por isso, mesmo estando empregue, pode querer procurar novas possibilidades fora da sua atual empresa. Por isso, e apesar de ainda querer manter-se vinculado até à altura da troca, é importante saber como o fazer para não dar nas vistas.

Felizmente, o LinkedIn facilita o trabalho de como procurar emprego sem o patrão saber. Através de funcionalidades como a aba Vagas ou o selo #OpenToWork, pode conseguir conduzir pesquisas sobre novas oportunidades em segredo.

Algumas das técnicas aqui faladas fazem parte das 7 estratégias para procurar emprego no LinkedIn, ótimas para qualquer profissional!

Como posso procurar emprego sem o meu patrão saber?

1. Configurações essenciais para manter uma atividade discreta no LinkedIn

Esta definição é ótima para as pessoas não verem que está online no LinkedIn. Por norma está definido que toda a gente veja se está online ou não no LinkedIn. Mas, se quer manter uma atividade mais “low-profile”, convém estar apenas para a sua rede ou até para ninguém. Assim não irão achar estranha uma maior atividade no LinkedIn, porque não a conseguirão ver.

Se até agora ainda não tinha o perfil do LinkedIn devidamente atualizado, é necessário fazê-lo e tê-lo preenchido. Desta forma aumenta ainda mais as suas chances de captar o interesse dos recrutadores que o virem. Para isso, é necessário desativar esta função para que, ao atualizar o seu perfil (nomeadamente os campos de experiência profissional) não alerte a sua rede de mudanças.

Uma outra forma de salvaguardar a sua atividade é através desta definição. Ao não deixar que a sua rede de Conexões seja acedida consegue executar o próximo ponto de uma forma ainda mais discreta.

2. Aprofundar a sua rede de contactos

Feitos os ajustes às configurações, o primeiro ponto a considerar é o aprofundar da rede de contactos. Com uma rede de contactos bem vinculada, poderá entrar em contacto diretamente com os recrutadores que pretende.

E, a não ser que o empregador esteja sempre com a sua rede de contactos debaixo de olho, esta será uma mudança praticamente impercetível. Desta forma, ao entrar em contacto diretamente, permite ser uma abordagem mais sigilosa entre si e o profissional de recrutamento.

Uma rede de contactos mais coesa também permite ter acesso a mais conteúdo. Conteúdo esse que pode ser sobre novas vagas ou oportunidades de emprego. Quanto melhor se posicionar na rede, mais adequadas para si serão as publicações que vê.

Isso, em volta, também trará benefícios futuros: um ótimo ponto de um perfil LinkedIn é uma rede de contactos bem consolidada.

3. Utilizar a aba Vagas

A aba Vagas no LinkedIn é uma área com tremendo potencial e com imensas vagas disponíveis para se candidatar. Estas pesquisas e a criação de “Alertas de Vagas” é todo um processo silencioso que é só visível para si.

Aceda à aba Vagas e veja tudo o que esta aba lhe reserva!

Desta forma poderá estar a observar diferentes empresas ou tipos de vagas que lhe interesse e poder entrar em contacto para se candidatar para essas mesmas vagas.

4. Usar o selo #OpenToWork no modo visível apenas para recrutadores

Ao contrário do que possa ser pensado, o selo #OpenToWork pode ser uma mais valia em como pesquisar emprego sem o patrão saber. Isto porque há a possibilidade de apenas mostrar esta condição a recrutadores.

No entanto, isto poderá ser negativo se tiver recrutadores na sua empresa que usem ativamente o LinkedIn Recruiter. O próprio LinkedIn toma precauções para que utilizadores de Recruiter dentro da sua empresa não vejam que está ativamente à procura de emprego usando este recurso:

Importante: para proteger a sua privacidade, tomamos medidas para impedir que usuários do LinkedIn Recruiter que trabalham na sua empresa e em empresas coligadas vejam seus interesses profissionais compartilhados. Usamos a empresa atual no seu perfil do LinkedIn marcada como Eu trabalho aqui atualmente para sabermos para quem ocultar o seu status Buscando emprego, mas não podemos garantir total privacidade.

LinkedIn Help

Mas, fora essa pequena complicação, configurar o selo #OpenToWork permite também que os recrutadores façam uma abordagem mais focada. Tudo porque poderá especificar o tipo de vagas que pretende receber.

Notas finais

Fazer a pesquisa de novo emprego sem o patrão saber pode ser algo perigoso. No entanto, se souber como e com recurso ao LinkedIn, será um trabalho mais fácil.

Estas estratégias não são infalíveis, por isso é preciso usar com a devida precaução. Mas certamente que são estratégias fulcrais para conduzir uma pesquisa deste tipo.

Conheça o curso Linked2Career, outra forma de aprender a usar o LinkedIn para se posicionar para uma nova oportunidade!

De forma online, aprenda como fortalecer o seu posicionamento na plataforma para encontrar a sua próxima oportunidade e elevar a sua carreira através da rede social profissional. E fica apenas entre o formador e os outros formandos…