Como procurar vagas no LinkedIn

O mundo do emprego no LinkedIn

Quando o LinkedIn começou, em 2003, foi com a principal intenção de criar uma rede que juntasse profissionais e que fosse a rede, por excelência, de uso e cariz profissional. Ao longo do tempo, a rede foi crescendo em número e adicionando cada vez mais funções, mas ao mesmo tempo, também ficou fortemente conotada única e exclusivamente como uma rede de “currículo” e apenas para “procurar emprego”. Embora, atualmente, a rede esteja cada vez mais despida desse preconceito, sendo vista até como um dos grandes canais na estratégia de comunicação da empresa, a oferta e procura de emprego não deixa de ser um dos grandes pontos vantajosos da rede.

(quer saber mais sobre a história do LinkedIn? Consulte este artigo aqui)

Ainda recentemente publiquei um artigo sobre essa mesma temática, mostrando os valores relativos à empregabilidade no LinkedIn, mais concretamente em Portugal. Por isso, e sendo esta uma rede dedicada aos profissionais e com variadas funções, é importante saber as melhores estratégias para conseguirmos tirar melhor proveito desta plataforma com tantas possibilidades.

Quais são as melhores formas de procurar vagas e oportunidades de emprego no LinkedIn?

É importante, antes de começar a busca por oportunidades na rede, conferir alguns parâmetros que serão chave no sucesso de encontrar vagas e, também, de ser um candidato mais apelativo a quem recruta. Da mesma forma que não vamos para uma entrevista de emprego mal apresentados, o nosso perfil de LinkedIn também não pode (nem deve!) estar mal construído e mal apresentado.

Vamos rever esses aspetos para melhor estar preparado/a para procurar e ser procurado/a:

  • É da maior importância ter o perfil no estatuto Campeão e, acima disso, estar bem construído de acordo com o seu setor e os seus interesses (exploramos esta temática neste artigo e pode acompanhar a construção com esta checklist);
  • Ser ativo na rede também constitui um fator muito importante, não só porque assim também mostra empenho relativamente aos assuntos da sua área (importante para recrutadores e para quem procura candidatos), como também é uma boa forma de se manter ligado ao setor;
  • E, relativamente à atividade, ter uma boa gestão da rede, escolhendo ativamente pessoas de interesse, nomeadamente recrutadores, e seguindo empresas que possam estar no seu radar contribuem para esta pesquisa.

Desta forma é possível garantir que as chances de encontrarmos e sermos encontrados aumentam bastante.

Agora que vimos todos estes pontos, de que formas podemos procurar e encontrar vagas?

Como o LinkedIn fornece variadas ferramentas, os utilizadores podem fazer a publicação de vagas de variadas e diferentes formas. Focamos as principais formas onde podem ser publicadas as vagas:

1. Portal de Vagas

Em primeiro lugar, e de forma mais direta, temos o portal de Vagas do LinkedIn, que aparece diretamente na página inicial, na barra de topo, ao lado da aba “Minha rede”.

Página Inicial Vagas

Aqui podemos encontrar os mais variados tipos de vagas, oferecendo-nos também a possibilidade de pesquisar de acordo com o cargo ou a localidade.

É também possível, ao carregar no botão  “Pesquisar”, sermos redirecionados para uma página em nos mostra a possibilidade de filtrar ainda mais sobre as vagas que queremos encontrar

Página de Pesquisa de Vagas

O Portal de Vagas apresenta 9 filtros de pesquisa de vagas:
– Classificar [mais recentes ou mais relevantes]
– Data do Anúncio
– Nível de Experiencia
– Empresa
– Tipo de Vaga
– Localidade
– Setor
– Função
– Cargo

Existem depois 4 opções que podem ser ativadas e incluídas na pesquisa:
? Remoto
?Candidatura Simplificada
?Menos de 10 candidaturas
? Na sua Rede

Outras Formas de Pesquisa de Vagas

1. Pesquisa de Publicações com as palavras ou hashtags VAGAS ou Recrutamento entre outras.
2. Em Publicações de Páginas de Empresas ou Universidades
3. Conversas em Grupos
4. No feed da página inicial
5. Na sua caixa de mensagens [InMails ou mensagens de Recrutadores].
6. No feed de um Utilizador – Abra o perfil e procure as suas atividades [ex: https://lnkd.in/erPW-Vg

2. Página da empresa

Quando acede a uma página de empresa, é possível observar diferentes abas, onde uma delas é referente a “Vagas”. Nesta secção, pode encontrar as oportunidades que uma empresa oferece numa determinada altura.

Secção de Vagas da Página da Empresa

3. Perfil de Utilizador

Juntamente com as páginas das empresas, um outro ponto de grande afluência de vagas podem ser as páginas de utilizadores, nomeadamente com cargos de Recrutamento. Nos perfis dos recrutadores pode encontrar vagas que publicaram de forma a também se poder candidatar. Além disso, é também possível encontrar recrutadores com o selo #hiring, permitindo ao utilizador mandar contactar o recrutador(a).

Publicação feita no perfil de um utilizador
Forma de contactar o utilizador com o selo #hiring

4. Página Inicial

Na página inicial, e após o trabalho de gestão de rede e de procurar seguir páginas da empresa do seu interesse, será mais provável encontrar publicações acerca de vagas.

5. Grupos

Ao participar em grupos, e similarmente ao que acontece com o caso da página inicial, ao participarmos em grupos, nomeadamente do setor ou de outras áreas de interesse, podem surgir, através de publicações, oportunidades para vagas

6. Mensagens InMail

Por vezes também é possível receber InMails, que é uma forma de mensagens que possibilita quem tem conta Premium contactar outros utilizadores, mesmo não estando conectado, com o custo de créditos InMail.

Mensagem InMail na caixa de mensagens

7. Anúncio

Nos anúncios do LinkedIn podem também surgir vagas de emprego, possibilitando também a candidatura a essas mesmas vagas.

Anúncio de uma empresa

Pronto para novos desafios com o selo #OpenToWork

Recentemente, o LinkedIn adicionou a função de adição de Selos à foto de perfil, e estes podem ser de dois tipos: #opentowork e #hiring. O selo do #opentowork, além de servir como indicador visual de que estamos predispostos a oportunidades de emprego, permite sermos contactados por qualquer pessoa, de forma gratuita. Quem não tem este selo ativo, teria de ser estabelecida uma conexão em primeiro lugar. Podemos também ter esta funcionalidade do #opentowork apenas visível para utilizadores do LinkedIn Recruiter, o que faz com que esta marca visual não esteja presente na foto, no entanto podemos ser contactados por eles à mesma.

Menu de contexto de envio de uma mensagem a quem tem o selo #opentowork

Para utilizar este selo, é preciso primeiro aceder ao perfil e, em seguida, carregar na foto de perfil. Com isto é possível aceder a “Selos”, que em seguida nos permite escolher entre os dois disponíveis.

Menu de adição do selo

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora com alguém que esteja à procura de novas oportunidades!

Acompanhe as novidades GRATUITAMENTE e registe-se AQUI

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contatar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes