Saiba Como Usar o LinkedIn para Recrutar os Melhores Talentos - Pedro Caramez - Linked2Power - capa

Saiba Como Usar o LinkedIn para Recrutar os Melhores Talentos

Com mais de 800 milhões de utilizadores, a maior rede profissional do mundo é também um poderoso recurso para os Recrutadores. Por isso mesmo é tão importante saber como usar o LinkedIn para Recrutar os melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

A verdade é que o Recrutamento no LinkedIn é muito mais fácil, menos demorado, mais direcionado e mais ágil do que qualquer plataforma de empregos online. Com isso, as Empresas agora podem economizar tempo, dinheiro e aumentar o seu alcance para chegar aos candidatos certos e no momento certo.

Veja a seguir cinco dicas essenciais para maximizar a sua Estratégia de Recrutamento com a ajuda do imenso potencial que o LinkedIn tem a oferecer! 👇🏼

Como usar o LinkedIn para recrutar em 5 etapas rápidas e eficazes

As redes sociais tornaram-se recursos fundamentais para gerar oportunidades profissionais, especialmente no que diz respeito ao recrutamento de novos talentos. Neste ponto, saber como usar o LinkedIn para recrutar os melhores profissionais será o grande diferencial da sua estratégia de recrutamento. CONFIRA!

1) Crie e otimize uma Página de Empresa gratuitamente

Em primeiro lugar, a sua empresa precisa de uma presença real no LinkedIn e isto significa ter uma Company Page, que basicamente é um perfil oficial do LinkedIn para a sua empresa. Se a sua empresa ainda não possui uma, pare de ler isto e descarregue esta checklist com todo o que precisa saber para criar a sua Página de Empresa.

Lembre-se sempre que a sua Página Corporativa é sua base no LinkedIn, seja para conectar oficialmente a sua empresa aos seus colaboradores, seja para partilhar conteúdos e atrair seguidores ou, além de tudo isso, é também onde os seus anúncios de emprego poderão ser exibidos para os potenciais novos colaboradores.

2) Anuncie as vagas de emprego disponíveis na sua empresa e atraia os candidatos certos

Publicar vaga de emprego no LinkedIn não é como anunciar num mero portal de empregos, já que o LinkedIn é uma plataforma profissional completa onde poderá interagir com candidatos, construir a sua employer brand e aproveitar a rede de contactos que os seus colaboradores já possuem.

Como Otimizar a sua Página de Empresa no LinkedIn para 2022 - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

Existem algumas maneiras de partilhar uma vaga no LinkedIn, o que significa que a plataforma direciona essas partilhas para serem vistas pelos candidatos mais relevantes — o algoritmo analisa os perfis dos membros para encontrar uma correspondência e apresentar as oportunidades de emprego nos seus feeds.

3) Certifique-se de que os seus colaboradores têm Perfil no LinkedIn conectado à sua Página

Esta é outra etapa essencial para a sua Estratégia de Recrutamento, além de ser bastante simples e totalmente gratuita! É bem provável que a maioria dos seus colaboradores já possuam um perfil no LinkedIn, mas certifique-se de que eles têm os seus perfis vinculados à sua Página de Empresa e como isto pode impulsionar as oportunidades de negócios na rede profissional.

Visualizar perfis é uma das atividades mais comum no LinkedIn, o que poderá direcionar mais tráfego para a sua Company Page apenas por ter mais perfis de colaboradores conectados.

4) Faça com que os seus colaboradores ampliem o alcance das suas vagas de emprego

Será fundamental incentivar os seus colaboradores a partilharem os conteúdos publicados na sua Página de Empresa para gerar um grande efeito amplificador. Isto se aplica a qualquer conteúdo, desde um post com dicas ou tutorial a um comunicado à imprensa sobre um prémio recebido pela sua empresa — mas é particularmente importante no que diz respeito a partilha de vagas de emprego!

Como Otimizar a sua Página de Empresa no LinkedIn para 2022 - Pedro Caramez - Linked2Power - 2

Se apenas um dos seus colaboradores partilhar as publicações da sua empresa ou vagas de emprego, esses conteúdos poderão ser enviados para os feeds de notícias de todas as suas conexões. Se qualquer um dos seus contactos reagir, comentar ou partilhar, este poderá alcançar ainda mais conexões na rede.

5) Aposte no uso do LinkedIn Recruiter ou do Recruiter Lite para fortalecer a sua estratégia

Todas as táticas acima podem ajudar a obter um bom fluxo de candidatos, mas se quer realmente levar a sua estratégia de recrutamento no LinkedIn para o próximo nível, também deve buscar profissionais qualificados que não estão a procurar emprego no momento, mas que podem estar abertos a novas oportunidades.

Como Otimizar a sua Página de Empresa no LinkedIn para 2022 - Pedro Caramez - Linked2Power

Para maximizar o potencial da sua estratégia de recrutamento no LinkedIn, uma boa ideia ser explorar os recursos “Recruiter” disponíveis na plataforma (ambos os recursos são pagos):

  • LinkedIn Recruiter: se tem alguém na sua equipa que se dedica ao recrutamento, o LinkedIn Recruiter é um poderoso recurso que oferece acesso ilimitado a todos os perfis no LinkedIn, 150 InMails/mês, ferramentas de fluxo de trabalho de contratação, gestão de projetos e muito mais.
  • Recruiter Lite: se está a fazer contratações ocasionais e não tem ninguém dedicado ao recrutamento, este recurso poderá ser uma boa opção, com acesso ilimitado a todas as conexões de terceiro grau, com 30 InMails/mês e as ferramentas de gestão de projeto.

LEIA TAMBÉM: Como Otimizar a sua Página de Empresa no LinkedIn para 2022

Últimas notas sobre como usar o LinkedIn para recrutar os melhores profissionais

Quer decida investir no uso de recursos pagos no recrutamento ou apenas seguir as práticas recomendadas neste artigo, a sua empresa pode se beneficiar ao usar o LinkedIn como ferramenta para encontrar e contratar novos talentos. Mais do que qualquer portal de empregos, o LinkedIn é também o lugar perfeito para fortalecer a sua Employer Brand.

Uma coisa é certa: atrair novos talentos para a sua empresa nem sempre (talvez nunca!) será uma tarefa fácil. Ainda assim, explorar o potencial do LinkedIn será fundamental para competir pelos melhores talentos na sua área de atuação e obter os melhores resultados possíveis!

***

Não sabe como usar o LinkedIn para recrutar e precisa de ajuda para uma traçar uma Estratégia eficaz para a sua empresa?

Contacte-nos para saber como podemos ajudar-lhe alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre os candidatos perfeitos para a sua empresa!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes