Competências LinkedIn

Como usar as Competências do LinkedIn para fortalecer o perfil

As competências são uma secção bastante importante para consolidar o seu perfil do LinkedIn. Nesta rede profissional, além da experiência de trabalho e outras vivências profissionais, é importante mostrar quais as competências que possuímos.

Esta é uma função vantajosa para quem procura emprego, assim como para quem queira estabelecer o seu posicionamento no setor que opera e, por conseguinte, no LinkedIn. Por isso, este artigo explora esta área de bastante relevo para o LinkedIn.

O que é que compõe a área das Competências?

Esta secção encontra-se dentro do perfil do LinkedIn, sob o nome de “Competências e Recomendações” e permite ao utilizador adicionar até 50 competências.

Menu de adicionar Competências

O LinkedIn engloba, dentro das competências que um profissional pode adicionar, “hard skills” (competências como o uso de uma ferramenta em particular ou de um conhecimento prático que uma pessoa possa ter obtido com a experiência de trabalho) e “soft skills” (capacidades de uma pessoa como a proatividade, espírito e trabalho de equipa, entre outros.

O LinkedIn oferece muitas Competências para adicionar, mas é necessário fazer uma boa gestão delas.

Para isso, o LinkedIn fornece ao utilizador a capacidade de adicionar, mas também de remover Competências. Esta flexibilidade permite ter as mais variadas capacidades do profissional expostas, permitindo também haver espaço a alterações, caso sejam necessárias.

Menu de Contexto para Adicionar/Remover/Reorganizar Competências

Dentro deste menu de Competências é também possível organizar e reorganizar as competências adicionadas para assim listar, das mais importantes para o seu portefólio de capacidades, para a menos relevante.

Outra funcionalidade importante, para melhor estruturar a lista de Competências exibidas, a plataforma permite afixar 3 competências, que serão as que terão maior valor para o profissional e para o setor ou área em que opera.

É também possível “Alterar as configurações de competências”, permitindo ao utilizador escolher se quer receber recomendações de competências, permitir que o LinkedIn sugira o perfil a conexões de primeiro grau para ser recomendado, e receber sugestões para recomendar outras pessoas.

Configurações das Competências

No entanto, é necessário essas Competências serem validadas para o perfil ter maior impacto no LinkedIn

Essa validação pode ocorrer de duas formas:

  • Teste de Competências / Avaliações de Competências no LinkedIn


Acima do local das “Competências e recomendações” encontramos o botão de “Fazer teste de competência”, que por sua vez abre um menu de contexto para os diferentes testes que uma pessoa pode fazer. Estes testes são feitos no LinkedIn e são testes relativamente curtos que, quando finalizados fornecem uma indicação de que completou esse teste.

Escolha de Testes de Competências

Pode consultar aqui a listagem de todos os Testes de Competências que o LinkedIn permite realizar e que atribuem a confirmação do conhecimento dessa competência.

  • Recomendações de Competência

A outra forma é através de recomendações de pessoas na sua rede. As conexões de primeiro grau de um utilizador podem aceder ao perfil de outro e recomendar as competências que tenham sido listadas.

Este é um gesto importante pois mostra a outros profissionais que a competência que possui é reconhecida e transmite confiança sobre a capacidade para essas competências.

Uma boa prática é a de recomendar outros utilizadores, quando apropriado, sobre as suas competências. Assim também fomenta o ato de virem recomendar o seu perfil e é uma excelente forma de estabelecer relações com outros profissionais (pode ler mais aqui sobre networking e outras vantagens desta rede profissional).

Menu de quando recomenda um utilizador

O LinkedIn, em 2019, fez uma lista acerca de quais as Competências que as empresas necessitariam mais em 2020, mas que continua interessante para oferecer maior conhecimento sobre esta área.

Outras leituras:

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora com alguém que queira aprender mais sobre o LinkedIn

Acompanhe as novidades GRATUITAMENTE e registe-se AQUI


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contactar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com

Categorias

Categorias

Artigos Recentes