As competências são uma secção bastante importante para consolidar o seu perfil campeão do LinkedIn. Nesta rede profissional, além da experiência de trabalho e outras vivências profissionais, é importante mostrar quais as competências que possuímos.
Esta é uma função vantajosa para quem procura emprego, assim como para quem queira estabelecer o seu posicionamento no setor que opera e, por conseguinte, no LinkedIn. Por isso, este artigo explora esta área de bastante relevo para o LinkedIn.
O que é que compõe a área das Competências?
Esta secção encontra-se dentro do perfil do LinkedIn, sob o nome de “Competências e Recomendações” e permite ao utilizador adicionar até 50 competências.
O LinkedIn engloba, dentro das competências que um profissional pode adicionar, “hard skills” (competências como o uso de uma ferramenta em particular ou de um conhecimento prático que uma pessoa possa ter obtido com a experiência de trabalho) e “soft skills” (capacidades de uma pessoa como a proatividade, espírito e trabalho de equipa, entre outros).
O LinkedIn oferece muitas Competências para adicionar, mas é necessário fazer uma boa gestão delas.
Para isso, o LinkedIn fornece ao utilizador a capacidade de adicionar, mas também de remover Competências. Esta flexibilidade permite ter as mais variadas capacidades do profissional expostas, permitindo também haver espaço a alterações, caso sejam necessárias.
Dentro deste menu de Competências é também possível organizar e reorganizar as competências adicionadas para assim listar, das mais importantes para o seu portefólio de capacidades, para a menos relevante.
Outra funcionalidade importante, para melhor estruturar a lista de Competências exibidas, a plataforma permite afixar 3 competências, que serão as que terão maior valor para o profissional e para o setor ou área em que opera.
É também possível “Alterar as configurações de competências”, permitindo ao utilizador escolher se quer receber recomendações de competências, permitir que o LinkedIn sugira o perfil a conexões de primeiro grau para ser recomendado, e receber sugestões para recomendar outras pessoas.
No entanto, é necessário essas Competências serem validadas para o perfil ter maior impacto no LinkedIn
Essa validação pode ocorrer de duas formas:
- Teste de Competências / Avaliações de Competências no LinkedIn
Acima do local das “Competências e recomendações” encontramos o botão de “Fazer teste de competência”, que por sua vez abre um menu de contexto para os diferentes testes que uma pessoa pode fazer. Estes testes são feitos no LinkedIn e são testes relativamente curtos que, quando finalizados fornecem uma indicação de que completou esse teste.
Pode consultar a lista de todos os Testes de Competências que o LinkedIn permite realizar e que atribuem a confirmação do conhecimento dessa competência.
- Recomendações de Competência
A outra forma é através de recomendações de pessoas na sua rede. As conexões de primeiro grau de um utilizador podem aceder ao perfil de outro e recomendar as competências que tenham sido listadas.
Este é um gesto importante pois mostra a outros profissionais que a competência que possui é reconhecida e transmite confiança sobre a capacidade para essas competências.
Uma boa prática é a de recomendar outros utilizadores, quando apropriado, sobre as suas competências. Assim também fomenta o ato de virem recomendar o seu perfil e é uma excelente forma de estabelecer relações com outros profissionais.
Não se esqueça de também deixar Recomendações escritas no perfil LinkedIn!
O LinkedIn, em 2019, fez uma lista acerca de quais as competências que as empresas necessitariam mais em 2020, mas que continua interessante para oferecer maior conhecimento sobre esta área.
Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?
Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.
Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!