Concorrentes LinkedIn: 6 alternativas à rede social profissional

Como se tem visto ao longo destes 18 anos, o LinkedIn sedimentou a sua posição como a rede profissional privilegiada pela grande maioria dos profissionais, o que fez com que ganhasse cada vez mais uma base de utilizadores maiores. Apesar disso, existem algumas alternativas que podem não ser tão grandes, mas que também são ativas. Veja quais são estas plataformas concorrentes ao LinkedIn!

6 concorrentes do LinkedIn

Xing

Descrito como o “LinkedIn Europeu” por alguns, o Xing é, em grande parte, similar ao LinkedIn: permite a criação de um perfil, juntar a grupos, acompanhar as notícias do setor e muito mais. É descrito como o “LinkedIn Europeu” pelo facto de ter um foco mais predominante no mercado de língua alemã e de ser mais utilizado na Europa. Conecte-se comigo

Xing

Apesar disso, possui utilizadores em mais de 200 países e suportar 16 idiomas, o que torna esta uma rede também muito versátil.

Uma outra diferença também importante de notar é o programa de embaixadores que o Xing utiliza, onde só quem é Embaixador pode criar eventos locais, tipicamente de promoção ao uso da ferramenta.

Viadeo

A Viadeo é também uma rede comparada ao LinkedIn, mas que, apesar do seu acesso praticamente gratuito, não conseguiu ter a adesão que o LinkedIn teve. Conta com uma base de utilizadores que é em muito similar ao LinkedIn, sendo constituída por profissionais de diferentes tipos, em grande parte por uma base francófona.

Maimai

A China tem muitas restrições relativamente aos acessos à internet e, portanto, tendem a recorrer a serviços chineses para ter serviços existentes e disponibilizados para o mundo de uma forma geral. Um exemplo disso é terem o próprio serviço de chat (WeChat) e outros similares.

O LinkedIn não é exceção e, por isso, a China tem um “LinkedIn chinês”, que é o Maimai. Esta plataforma aparenta também ser muito idêntica ao LinkedIn, de forma a ligar profissionais chineses.

Esta plataforma certamente que agora terá maior preponderância pelo facto do LinkedIn ter abandonado o mercado chinês.

Goodwall

Esta rede social profissional é mais destinada para os jovens do agora, que ainda estão a tentar encontrar o seu lugar no mercado de trabalho ou ainda são jovens profissionais. Apesar do LinkedIn também albergar muitos futuros ou jovens trabalhadores, esta rede tem como foco esse público.

Com quase 2 milhões de utilizadores em mais de 150 países, com idades médias compreendidas entre os 16 e os 26 anos, é evidente que estão a conseguir atingir o público-alvo.

Apresenta também muitas semelhanças com o LinkedIn, no entanto a Goodwall apresenta também a possibilidade de não só procurar por oportunidades e vagas (sejam elas de emprego ou voluntariado), como também permite procurar por bolsas de estudo, o que é um aspeto fulcral para um jovem profissional.

Outro aspeto interessante é a possibilidade de, ao inserir as notas da educação base, localização e áreas de interesse, a Goodwall procura universidades e cursos que possam ser interessantes para o estudante à procura de candidatar-se a um curso superior.

Hired

O Hired desempenha uma função de algo pelo qual o LinkedIn foi unicamente considerado durante muito tempo: um portal de emprego.

Basicamente, o que esta plataforma faz é permitir ao utilizador criar um perfil e introduzir detalhes para, depois, as empresas se candidatarem a entrevistar o profissional (o que tem sido uma tendência de recrutamento).

Desta forma, é garantido que tanto a visão do candidato como a visão da empresa se alinham de forma mútua, o que permite haver um melhor encaixe e, por isso, maior estabilidade nos postos de trabalho.

Pozi

A plataforma Pozi é uma plataforma dedicada ao empreendedorismo e às start-ups. O objetivo desta rede é conectar e interligar os diferentes pontos que compõem a construção de uma ideia, de uma equipa ou de um produto.

A plataforma aceita indivíduos, que podem ser (de acordo com o site): Inovadores; Mentores ou Investidores; e Organizações, que podem ser considerados “Angel Groups”; Corporações ou Incubadoras/Aceleradoras.

A plataforma também fornece eventos para os utilizadores poderem participar e, com isso, partilhar as suas ideias e conhecer pessoas que tenham interesse nessas ideias ou, simplesmente, contribuir para o evento para também haver a dinâmica de networking, algo pelo qual o LinkedIn também é muito notório.

Conclusão sobre os diferentes concorrentes do LinkedIn

Todas estas redes têm as suas particularidades, no entanto todas têm uma linha em comum: o ato de ligar e conectar profissionais com outros profissionais, sejam eles jovens, investidores ou empreendedores. Todas estas plataformas apresentam as suas respetivas diferenças, mas o LinkedIn continua a ser a plataforma de excelência.

Não obstante, para alguns utilizadores, poderá ser interessante possuir uma outra conta nestas plataformas ou até descobrir outras que possam complementar a sua atividade profissional.


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.