A Cover Story do LinkedIn é uma das adições mais recentes às funcionalidades do seu perfil. Por isso mesmo ainda não é muito explorado pela grande maioria dos utilizadores. Veja como esta funcionalidade ajuda a destacar-se dos outros profissionais na rede.
A possibilidade de fazer um vídeo de apresentação para o perfil (além da já tradicional foto de perfil) foi adicionada ao LinkedIn no ano passado. Esta foi uma das grandes novidades do LinkedIn em 2021.
Por norma, quando uma funcionalidade é recente, os utilizadores tendem a querer experimentar mal possam. No entanto, esta função não parece ser muito utilizada nem explorada pelos utilizadores, seja por desconhecimento ou por falta de interesse.
Dito isto, pode-se encontrar nesta Cover Story uma possibilidade de dar um maior destaque ao seu perfil: por ser algo que não é usado pela maioria, como também por adicionar mais dinamismo ao seu perfil (algo não possível com uma foto estática).
ÍNDICE
O que é uma Cover Story (ou Vídeo de Apresentação) do perfil?
Uma Cover Story no LinkedIn é um pequeno vídeo de 30 segundos que ocupa o lugar da sua foto de perfil quando alguém entra no seu perfil. Além disso, utilizadores com uma Cover Story aparecem de forma diferente na pesquisa do LinkedIn.
Quando um utilizador entra no seu perfil o vídeo começa a dar automaticamente, mas em silêncio e ainda dentro da moldura da foto de perfil. Para ser visto na sua totalidade (e com som) é preciso carregar no vídeo, onde o LinkedIn expande o vídeo e reproduz o som associado. Também é possível abrir a Cover Story a partir da pesquisa do LinkedIn.
Quando expandido, é possível parar e silenciar o vídeo, como também poder sair da visualização do vídeo. Pode também optar por ver a foto de perfil do LinkedIn ou até denunciar a Cover Story.
Porque devo ter uma Cover Story no meu perfil LinkedIn?
Como referido acima, uma das principais razões pela qual deve ter é a capacidade de destaque dos demais utilizadores. A funcionalidade da Cover Story, ao adicionar esse “círculo especial” em torno do utilizador faz com que se diferencie dos outros utilizadores.
LER MAIS: Conheça estas 5 estratégias infalíveis para atrair recrutadores no LinkedIn!
Se tem outros pontos do perfil otimizados, tais como o título profissional ou a área do Sobre / Resumo no LinkedIn, este pode ser mais um elemento a acrescentar para fortalecer ainda mais o seu perfil.
Além disso, com estes potenciais 30 segundos, pode já oferecer uma interação mais direta, independentemente do seu foco: seja ele vendas, procura de trabalho ou mesmo uma apresentação sua.
É mais uma oportunidade de mostrar de forma genuína quem é na rede!
Pontos a incluir na sua Cover Story
Agora que sabe o porquê de integrar esta funcionalidade no seu perfil, vejamos alguns pontos que são cruciais para uma Cover Story de sucesso:
- Escolha bem o que quer dizer! – Tem apenas 30 segundos para deixar a sua marca, escolha bem as suas palavras. Síntese na mensagem também é um fator valorizado.
- Forma de gravação – importante não ser num local escuro e, apesar de ser feito no telemóvel (como se irá ver em seguida), pode sempre gravar um vídeo à parte e incluir como Cover Story.
- Seja você mesmo – de forma descontraída, aplique o que quer dizer de forma natural. Seja em vídeo seu ou numa animação ou montagem, se for natural irá impactar o outro utilizador.
Como fazer uma Cover Story para o meu perfil?
Esta funcionalidade, em termos práticos, acaba sempre por ser um vídeo. No entanto, é apenas permitido ser carregado pela aplicação LinkedIn.
Isto quer dizer que pode criar um vídeo à parte (desde que cumpra as dimensões do formato, que é igual ao de uma Story de Instagram (rácio recomendado de 9:16 e resolução de 1080×1920) e depois carregar pela aplicação.
Para carregar o vídeo para ser a sua Cover Story:
- Aceda ao seu perfil na aplicação;
- Carregue na sua foto e “Adicionar vídeo de apresentação”
- A partir daqui pode gravar diretamente ou carregar o seu vídeo
- Antes de aplicar ao seu perfil, pode rever o vídeo e escolher a sua visibilidade.
- Feitas as análises finais, é só carregar em “Partilhar para o perfil”!
Exemplos de Cover Story no LinkedIn
Para se inspirar, ficam aqui alguns exemplos de perfis com Cover Stories:
Susana Torres – Performance Coach
Neste caso, a Cover Story é usada para publicitar o novo livro. Uma montagem simples, que convida o utilizador a conhecer mais o livro e mais sobre a autora.
Jorge Sequeira – Keynote Speaker
Uma apresentação com muita emoção e impacto, transmite de forma simples o caráter deste reconhecido keynote speaker português.
Patricia Santos – CEO da Zome Internacional
Nesta montagem, a apresentação é feita de forma mais pessoal, ao tocar nalguns elementos da vida pessoal. No entanto, finaliza a apresentação ao mostrar o seu propósito e a deixar um Call To Action para o utilizador que visualizar a Cover Story.
Conclusão
Como se vê pelos exemplos, há várias formas de usar esta funcionalidade da Cover Story. Mas uma coisa é certa: Se quer chamar mais a atenção dos outros utilizadores, esta pode ser uma ótima forma de o fazer. No entanto, é importante manter o vídeo direto e simples, de forma a deixar bem claro o seu posicionamento na rede!