Employee Advocacy no LinkedIn - como incentivar os colaboradores a serem mais ativos na rede profissional - Linked2Power - Pedro Caramez

Employee Advocacy no LinkedIn: como incentivar os colaboradores a serem mais ativos na rede profissional

Quer fazer a sua Página de Empresa no LinkedIn crescer e gerar mais oportunidades de negócios? E se pudesse contar com a ajuda dos seus colaboradores para promover a sua empresa e melhorar a visibilidade da marca? Saiba ser possível obter excelentes resultados através do Employee Advocacy no LinkedIn!

É mesmo isto o que acabou de ler: um Programa de Employee Advocacy é uma ótima ferramenta para maximizar os resultados do Marketing e das Vendas, o que ajudará a impulsionar o crescimento do seu negócio, ao incentivar os seus colaboradores a serem mais ativos e produtivos no LinkedIn.

Para qualquer empresa que planeia implementar um Programa de Employee Advocacy, o LinkedIn é um recurso poderoso e essencial para o sucesso dessa estratégia.

Com mais de 830 milhões de profissionais a usar o LinkedIn em todo o mundo, a plataforma é uma das principais fontes para angariação de leads relevantes e de qualidade entre as redes sociais. Como tal, oferece uma oportunidade única para qualquer empresa de melhorar o desempenho organizacional ao mostrar aos seus colaboradores como usar esta ferramenta eficazmente.

O que é e como implementar um Programa de Employee Advocacy no LinkedIn?

Employee Advocacy é quando os seus colaboradores participam diretamente do sucesso e do crescimento da empresa ao promover os produtos e serviços da empresa em que trabalham. O objetivo de um Programa de Employee Advocacy é fazer com que mais pessoas falem sobre o seu produto ou serviço com a ajuda dos elementos da sua força de trabalho.

Isto pode ser feito de diversas maneiras. No entanto, concentraremo-nos nas táticas empregadas ao implementar um Employee Advocacy no LinkedIn por um motivo relativamente simples:

O LinkedIn é o meio de comunicação social mais utilizado entre os profissionais de todo o mundo, oferecendo às empresas o máximo de exposição.

Como estamos a falar de Employee Advocacy, o uso eficaz do LinkedIn pode ter um impacto positivo e significativo da perspetiva de um empregador ao promover um maior envolvimento dos seus colaboradores com as suas conexões, como líderes do setor e potenciais clientes.

Porque os colaboradores devem ter presença ativa no LinkedIn?

“Com os seus colaboradores a partilhar conteúdos no LinkedIn, as empresas já podem contar indiretamente com publicidade gratuita para seus negócios”, explica Chris Muktar, fundador do WikiJob, um site de empregos e carreiras com sede em Londres, Reino Unido.

O LinkedIn nasceu como uma rede social para quem procura emprego, mas hoje em dia é muito mais que isso. A plataforma transformou-se num espaço onde os líderes de opinião discutem tendências e os profissionais podem aprender uns com os outros.

Além disso, o LinkedIn pode ser uma ótima forma para os colaboradores obterem informações relevantes sobre o seu setor.

Para os colaboradores, o LinkedIn tem o potencial de se tornar um canal eficaz de auto-aperfeiçoamento, desenvolvimento e socialização. Para as empresas, representa um espaço de destaque onde esses colaboradores podem falar indiretamente sobre os seus empregos e incentivar outras pessoas a saber mais sobre a empresa — consequentemente, sobre produtos ou serviços.

Employee Advocacy no LinkedIn: incentive a atividade na rede profissional

Note-se que os colaboradores são forças poderosas para construir a confiança e a credibilidade da marca. Por exemplo, uma publicação de um colaborador sobre o quão amigável é a cultura da empresa será muito mais confiável do que uma publicação da empresa com uma frase inspiradora a dizer o mesmo.

Incentivar os colaboradores a serem ativos nas redes sociais em nome da suas empresas tornou-se uma estratégia de crescimento bastante eficaz — principalmente porque o que os colaboradores partilham alcança muito mais pessoas do que uma publicação na Company Page, conforme indica a fórmula abaixo.

Employee Advocacy no LinkedIn - como incentivar os colaboradores a serem mais ativos na rede profissional - Linked2Power - Pedro Caramez - 1

Às vezes, os colaboradores simplesmente não têm vontade de partilhar ou pensam que o que eles têm para partilhar pode não ter importância. Assim, incentivá-los (e ensiná-los) a ter uma presença ativa no LinkedIn tornou-se uma obrigação para as empresas que desejam colher os benefícios de uma força de trabalho envolvida. Com isto em mente, aqui estão cinco maneiras de incentivar a atividade dos colaboradores:

1. Incentive todos os colaboradores a partilhar conteúdos no LinkedIn

Outra maneira de as empresas avaliarem a satisfação dos funcionários é incentivá-los a publicar conteúdo na plataforma. Sejam tendências do setor, o uso de novas ferramentas ou métodos, melhores práticas ou até mesmo uma resposta à mais recente história viral nas redes sociais, a plataforma oferece aos empregadores uma visão do que está na mente dos seus colaboradores.

Lembre-se: liderar pelo exemplo é um dos métodos mais eficazes! Se os executivos da empresa começarem a partilhar mais conteúdo, é provável que os colaboradores respondam e acompanhem publicando o seu próprio conteúdo.

LEIA TAMBÉM: Como incentivar os colaboradores a partilhar conteúdos da empresa no LinkedIn

2. Crie um programa de formação para ajudar os colaboradores a otimizar os seus perfis no LinkedIn

Alguns empregadores temem que ajudar os colabores com os seus perfis no LinkedIn possa torná-los mais suscetíveis a serem “roubados” por outras empresas. Na realidade, trata-se de investir na equipa e prepará-los para oportunidades de crescimento.

Hoje, os candidatos em potencial aprendem mais sobre uma empresa para a qual estão a pensar em trabalhar visitando as páginas dos seus colaboradores. Isto significa que cada colaborador é um embaixador da marca em potencial. Explore esta vantagem!

3. Alinhe os objetivos dos colaboradores com os objetivos da empresa

Nem todo trabalhador será um defensor dos objetivos de uma empresa, mas contratar pessoas cujos objetivos pessoais correspondam aos objetivos organizacionais ajudará a construir e consolidar a defesa da marca, transformando os seus colaboradores em embaixadores.

Afinal, os funcionários que se envolvem no LinkedIn expandem não apenas a sua rede de contactos, mas também a da sua empresa, impulsionando o alcance da Página da Empresa no LinkedIn.

4. Ofereça um Prémio aos colaboradores mais dedicados ao programa de Employee Advocacy

Embora isso possa soar como suborno para algumas pessoas, a verdade é que, às vezes, os colaboradores precisam de um incentivo extra para agir. Um exemplo é realizar uma “competição saudável” e oferecer outros incentivos aos colaboradores com mais envolvimento no LinkedIn.

Uma estratégia de gamificação tem o benefício adicional de ajudar a descobrir os influenciadores naturais da empresa e dar-lhes mais recursos para aumentar o alcance da marca e gerar resultados ainda melhores.

LEIA TAMBÉM: Gamificação de Vendas – como envolver a sua Equipa com práticas recomendadas e eficazes

5. Facilite a partilha de conteúdos no LinkedIn

Torne simples e fácil para seus colaboradores encontrar o conteúdo certo para partilhar na rede profissional. Além disso, forneça lembretes sempre houver um conteúdo novo e digno de partilha no LinkedIn. Aqui estão apenas algumas ideias para ajudar os seus colaboradores:

  • E-mail: algumas empresas usam este canal para se comunicar com os colaboradores e partilhar notícias relevantes para a empresa.
  • Intranet da empresa: empresas de maior porte têm uma intranet própria onde armazenam todas as informações e conteúdo relevantes.
  • Notificações do blog ou Newsletter: algumas empresas incentivam os seus colaboradores a subscrever a newsletter do blog da empresa e, sempre que um novo artigo é publicado, eles são notificados.
  • Employee Advocacy Platform: aposte numa plataforma dedicada a fornecer conteúdo relevante e pré-aprovado para os colaboradores poderem partilhar com segurança os conteúdos certos nas redes sociais.

Independentemente do método usado para ajudar os seus colaboradores a partilhar no LinkedIn, deve ser facilmente acessível, simples e direto.

Se quiser saber um pouco mais sobre Employee Advocacy, ouça esta Power INterview com Salomé Faria, Head of Communications da Siemens Portugal. Neste episódio do meu podcast, aprofundamos a conversa sobre este tema e como transformar os colaboradores da empresa em Embaixadores da Marca.

***

Precisa de ajuda para criar e implementar um Programa de Employee Advocacy na sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?

Saiba que posso ajudar-lhe a alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

banner horizontal livro Vencer com o LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez - 03

Categorias

Categorias

Artigos Recentes