Estratégias de Conteúdo para Impulsionar o Employer Branding no LinkedIn - Pedro Caramez - Dicas Linkedin - Linked2Power - cover

Estratégias de Conteúdo para Impulsionar o Employer Branding no LinkedIn

Será que está mesmo a maximizar o potencial do Employer Branding no LinkedIn? Veja a seguir como impulsionar os resultados com a implementação de algumas estratégias de conteúdo testadas e aprovadas.

Os números não mentem: o LinkedIn é de longe a melhor rede social para construir uma Estratégia de Employer Branding! Segundo a Glassdoor, 79% dos candidatos a empregos usam esta rede social na busca por recolocação profissional. Infelizmente, a maioria das empresas não está a tirar o máximo proveito da plataforma.

Aliás, os Profissionais de Marketing podem e devem capitalizar os recursos disponíveis na rede e encontrar maneiras de fazer com que a sua empresa ganhe destaque. Quer saber mais sobre como tornar isso uma realidade para a sua empresa? Selecionei algumas dicas sobre como usar o LinkedIn para promover Employer Branding junto aos seus colaboradores.

Estratégias de Conteúdo para Impulsionar o Employer Branding no LinkedIn - Dicas Linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

O que é Employer Branding?

Employer Branding é o processo de gerir e influenciar a imagem da sua organização como empregadora entre os potenciais talentos, membros da sua equipa e demais parceiros. Em termos mais simples, é o que os candidatos a emprego e os colaboradores pensam, de facto, acerca da sua empresa. É o que eles contam aos amigos e familiares quando o “chefe” não está por perto.

Embora possa não ser tangível, Employer Branding é um ativo de alto valor e de fundamental importância para a sua empresa e requer manutenção constante.

Tenha sempre em mente que a sua reputação como empregador existe na mente dos candidatos e colaboradores. Ou seja, a sua empresa tem uma Employer Brand, mesmo que não esteja a geri-la ativamente. Neste sentido, ao traçar uma estratégia, estará sempre um passo adiante, a moldar essa impressão de maneira mais positiva.

5 dicas rápidas para impulsionar Employer Branding no LinkedIn

Para aumentar o número de candidatos entusiasmados para trabalhar na sua empresa, as Equipas de Marketing e Recursos Humanos devem trabalhar juntas para desenvolver e impulsionar a Estratégia de Employer Branding. Quer seja uma Multinacional ou uma Startup, com um orçamento grande ou pequeno, existem muitas estratégias que poderá usar para construir uma presença relevante e significativa. Selecionei algumas para si!

1. Aposte na produção de conteúdos ricos e de alta qualidade

Use vídeos, fotos e PDFs de alta qualidade para contar a história da sua empresa, celebrar o trabalho dos seus colaboradores e exibir os espaços de trabalho. Um vídeo de boas-vindas do seu CEO ou Gestor dos Recursos Humanos também é uma ótima maneira de fazer uma introdução, assim como as entrevistas com membros da sua equipa a contar um pouco das suas experiências de trabalho para a sua organização.

Planeie estrategicamente a produção desses conteúdos, não apenas do ponto de vista editorial, mas também do ponto de vista orçamental, incluindo-os no seu Planeamento de Marketing.

2. Diversifique os conteúdos e incentive a partilha de conteúdo gerado pelos colaboradores

É importante manter um tom consistente se quiser construir uma Employer Brand relevante, mas lembre-se que também é importante diversificar o seu conteúdo. Como já sabe, no LinkedIn pode publicar fotos, vídeos, sondagens e muito mais. Certifique-se de usar um mix desses formatos para manter o seu público envolvido.

Estratégias de Conteúdo para Impulsionar o Employer Branding no LinkedIn - Dicas Linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 2
Veja este exemplo da Starbucks com a campanha #tobeapartner para destacar a experiência dos seus colaboradores.

Não se esqueça de que o LinkedIn também é um excelente lugar para partilhar conteúdos gerados pelos seus colaboradores!

Dar espaço a este tipo de partilha na sua Página de Empresa no LinkedIn deixará a sua estratégia de conteúdo mais humana e autêntica. Além disso, permitirá que o seu público tenha uma visão interna da cultura e das pessoas que compõem o ambiente de trabalho — veja este exemplo da campanha #tobeapartner promovida pela Starbucks.

3. Partilhe conteúdos que mostrem a cultura da empresa

As pessoas no LinkedIn querem saber sobre a sua empresa e desvalorizar este potencial primeiro impacto seria um erro, certo?! É a rede social perfeita para destacar a missão e cultura da sua empresa, além da presença dos seus colaboradores.

Em vez de usar apenas conteúdos para promover os produtos ou serviços, pode criar conteúdo que dê aos utilizadores uma visão interna da sua empresa, o que aumenta a probabilidade de gerar envolvimento orgânico. Uma empresa que faz isso bem é a Jerónimo Martins!

Estratégias de Conteúdo para Impulsionar o Employer Branding no LinkedIn - Dicas Linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 3

Ao visitar a página oficial da empresa no LinkedIn irá encontrar uma Showcase Page dedicada exclusivamente a este propósito — em Life at Jerónimo Martins verá uma grande mistura de conteúdos relacionados com a missão, visão e cultura da empresa. O feed inclui fotos de eventos de caridade, reuniões e até festas de fim de ano. Além disso, também usam a hashtag de marca #lifeatjm para agrupar essas publicações e torná-las fáceis de serem encontradas na plataforma.

4. Crie uma experiência perfeita para o potencial candidato

O LinkedIn é provavelmente o primeiro lugar que muitos candidatos irão visitar quando quiserem aprender um pouco mais sobre a sua empresa. Ter um ótimo conteúdo na sua Company Page contribui para a construção de uma marca forte.

A criação de uma experiência perfeita para o candidato também pode começar diretamente no LinkedIn. Por isso, foque na experiência do colaborador em potencial que pesquisar sobre a sua empresa. Pode permitir a candidatura facilitada a vagas disponíveis na sua empresa através de apenas alguns cliques, por exemplo.

Estratégias de Conteúdo LinkedIn - Dicas Linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 4

5. Incentive a Employee Advocacy na sua empresa

Lembre-se de que os perfis dos seus colaboradores no LinkedIn também contribuem para a sua estratégia de Employer Branding. Se os seus colaboradores são ativos nada rede, poderá usar isto como meio para gerar um impacto positivo ao incentivar a partilha da cultura da empresa. Uma maneira de fazer isso é facilitar a Employee Advocacy no LinkedIn.

Conforme o Hinge Research Institute, 86% dos defensores de um programa formal de Employee Advocacy disseram que o seu envolvimento na rede social profissional teve um impacto positivo nas suas carreiras. Após mostrar aos seus colaboradores quais são os benefícios, concentre-se em publicar conteúdo relevante e que valha a pena ser partilhados.

Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática, veja o Webinar “Leveraging Data to Create a Winner Employer Brand”, do LinkedIn Talent Solutions

Últimos apontamentos sobre Employer Branding no LinkedIn

É bem verdade que o LinkedIn é uma plataforma de networking profissional, mas também é verdade que é plataforma fantástica para encontrar os melhores talentos para a sua empresa. Uma boa estratégia de Employer Branding no LinkedIn ajudará a transmitir a mensagem da sua marca.

Construa e fortaleça a sua estratégia de Employer Branding no LinkedIn e atraia os melhores talentos para a sua empresa.

Claro que pode inspirar-se nos exemplos e dicas acima e construir a sua própria estratégia de marca. Por outro lado, também pode entrar em contacto para podermos ajudar a si e a sua empresa com a implementação de um programa de Employer Branding desenhado conforme as suas necessidades.

Saiba como ativar um programa de Employer Branding na sua empresa

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar os seus objetivos profissionais ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.