A sondagem, Enquete ou poll no LinkedIn é uma ótima forma de estabelecer contacto e interagir com a sua rede de contactos, assim como identificar possíveis oportunidades dentro da sua rede.
Este formato de conteúdo, que foi extinta em 2014, retornou em maio de 2020 para os utilizadores e foi gradualmente sendo disponibilizada. Na atualidade, as sondagens estão a ter uma boa adesão e um tremendo alcance, tanto a nível de visualizações, mas, especialmente a nível de interações.
Vamos então explorar como aproveitar as sondagens para assim criar conteúdo e adicionar mais valor aos seus contactos.
Como funciona a sondagem, enquete ou poll LinkedIn?
Uma sondagem, enquete (o termo que encontram no LinkedIn em Português) e Poll (Inglês) é um tipo de publicação que pode ser feita:
- No perfil
- Na página da empresa
- Num evento
- Num grupo
Numa sondagem, enquete ou poll pode colocar uma questão à qual os utilizadores da plataforma vão responder de uma escolha de duas a quatro opções de resposta. Contudo, apenas podem escolher uma das opções apresentadas!
As sondagens podem ter a duração de:
- Um dia;
- Três dias;
- Uma semana
- Duas semanas
É importante notar que, durante a sondagem e após o término da mesma, apenas o criador da sondagem pode ver quem respondeu e o que respondeu.
Como criar uma enquete no LinkedIn?
Para começar o processo de criação da sondagem, é necessário começar por aceder à sua página principal e em “Criar Publicação” encontra a opção “Criar enquete”.
Em primeiro lugar surge um menu de introdução da sondagem: a caixa de entrada da pergunta a colocar e, em seguida, as caixas de entrada das opções. A pergunta pode ter um máximo de 140 caracteres e cada opção 30. Por último temos a opção de escolher a duração da sondagem, enquete ou poll.
O que perguntar na enquete?
Pode-se considerar três tipos de sondagens:
- Negócio/ área de atuação
- Área de especialidade
- Interesses profissionais
Relativamente ao primeiro tópico, poderá ser benéfico interagir com a sua rede numa perspetiva de auscultar e de prospetar possíveis clientes. Ou então, a de ampliar os serviços que você ou a sua empresa pode oferecer. Portanto, as questões poderão ser executadas com base nessa perspetiva.
Outra possibilidade será a de questionar sobre aspetos dentro da área de especialidade, de forma a não só procurar mais conhecimento sobre certos tópicos de forma a trocar impressões e vivências.
Também poderá ser do seu interesse questionar sobre certos interesses profissionais, na eventualidade de não estar a atuar em nenhum setor ou indústria nem possuir uma área de especialidade. Este conhecimento depois pode ser utilizado para melhor estabelecer contactos ou adquirir mais conhecimentos.
É sempre importante, em todos os casos, pensar numa perspetiva de acrescentar e dar valor à rede, de forma a fomentar a interação e a discussão. Isto faz com que seja transmitida uma imagem positiva e ativa no processo.
Com a sondagem preenchida e pronta a ser lançada ao público, pode ser acrescentado um texto descritivo que acompanhará esta sondagem. Este texto deverá servir de suporte à sondagem, aproveitando para adicionar informação relevante que a complemente. Neste espaço também é aconselhado, se for possível, acrescentar identificações ou hashtags que vão ao encontro do que são os temas da publicação.
Concluídos todos estes passos, chegou a tão esperada hora de fazer a publicação da sondagem e aguardar pelos resultados da sondagem!
Alguns bons indicadores do sucesso da sua publicação são as visualizações e as respostas. Outros bons indicadores são o alcance que a sondagem teve, as interações que gerou e que tipo de utilizadores viram a publicação efetuada.
Nota final
É importante ter em consideração o possível alcance da nossa publicação: dependendo da nossa rede poderemos ter uma maior ou menor exposição em termos de publicação. Contudo, é importante ter bem presente que a qualquer momento uma publicação pode ser facilmente partilhada e que, por isso, pode muito bem ultrapassar a nossa rede de contactos e gerar resultados inesperados, mas positivos.
Acima de tudo é importante manter a consciência de que, sejamos vistos por mais ou menos pessoas, cada publicação constrói e fortalece a atividade na rede, que por sua vez gera mais interação e melhores resultados numa próxima publicação.
Não esquecer também que existem outros tipos de conteúdo no LinkedIn que também são importantes dominar para assim diversificar o conteúdo publicado.
Quer aumentar a visibilidade online para si ou para a sua empresa?
Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.
Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!