SondagemPotente

Tutorial: Como criar uma Sondagem, Enquete ou Poll no LinkedIn

A sondagem, Enquete ou poll no Linkedin é uma ótima forma de estabelecer contacto e interagir com a sua rede de contactos, assim como auferir e identificar possíveis oportunidades dentro da sua rede. Este formato de conteúdo, que foi extinta em 2014, retornou em maio de 2020 para os utilizadores e foi gradualmente sendo disponibilizada. Na atualidade, as sondagens estão a ter uma boa adesão e um tremendo alcance, tanto a nível de visualizações, mas, especialmente a nível de interações.

Sondagem, enquete ou poll LinkedIn
O poder das sondagens

Vamos então explorar como aproveitar as sondagens para assim criar conteúdo e adicionar mais valor aos seus contactos.


Como funciona a sondagem, enquete ou poll LinkedIn?

Uma sondagem, enquete (o termo que encontram no LinkedIn em Português) e Poll (Inglês) é um tipo de publicação que pode ser feita:

  • No perfil
  • Na página da empresa
  • Num evento
  • Num grupo

Numa sondagem, enquete ou poll pode colocar uma questão à qual os utilizadores da plataforma vão responder de uma escolha de duas a quatro opções de resposta. Contudo, apenas podem escolher uma das opções apresentadas!

As sondagens podem ter a duração de:

  • Um dia;
  • Três dias;
  • Uma semana
  • Duas semanas

É importante notar que, durante a sondagem e após o término da mesma, apenas o criador da sondagem pode ver quem respondeu e o que respondeu.

 sondagem, enquete ou poll no LinkedIn

Como criar uma sondagem, enquete ou poll no Linkedin?

Para começar o processo de criação da sondagem, é necessário começar por aceder à sua página principal e em “Criar Publicação” encontra a opção “Criar enquete”.

Sondagem, enquete ou poll no LinkedIn

Iniciado o processo, surge um menu de introdução da sondagem: em primeiro, a caixa de entrada da pergunta a colocar (que permite um máximo de 140 carateres) e, em seguida, as caixas de entrada das opções (por predefinição apenas aparecem duas opções, contudo podem ser adicionadas mais duas), e todas as caixas de texto das opções permitem introduzir 30 carateres. Por último temos a opção de escolher a duração da sondagem, enquete ou poll.

Sondagem, enquete ou poll no LinkedIn

Nesta fase é importante saber o que publicar de forma a termos uma melhor e maior audiência.

Sobre o que publicar?

Considerando isto, pode-se considerar três tipos de sondagens:

  • Negócio/ área de atuação
  • Área de especialidade
  • Interesses profissionais

Relativamente ao primeiro tópico, poderá ser benéfico interagir com a sua rede numa perspetiva de auscultar e de prospetar possíveis clientes, assim como a de ampliar os serviços que você ou a sua empresa pode oferecer. Portanto, as questões poderão ser executadas com base nessa perspetiva.

Outra possibilidade será a de questionar sobre aspetos dentro da área de especialidade, de forma a não só procurar mais conhecimento sobre certos tópicos de forma a trocar impressões e vivências.

Também poderá ser do seu interesse questionar sobre certos interesses profissionais, na eventualidade de não estar a atuar em nenhum setor ou indústria nem possuir uma área de especialidade. Este conhecimento depois poderia ser utilizado para melhor estabelecer contactos dentro de uma certa área ou adquirir mais conhecimentos sobre uma determinada área.

É sempre importante, em todos os casos, pensar numa perspetiva de acrescentar valor e dar algo à rede, de forma a fomentarmos a interação, a discussão e partilha, também criando e transmitindo uma imagem positiva e ativa no processo.

Agora com a sondagem preenchida e pronta a ser lançada para o nosso público, pode ser acrescentado um texto descritivo que acompanhará esta sondagem. Este texto descritivo deverá servir de suporte ao porquê de fazer este tipo de publicação, aproveitando para adicionar informação relevante que complemente a sondagem. Neste espaço também é aconselhado, se assim for possível, acrescentar identificações ou hashtags que vão ao encontro do que são os temas da sondagem, enquete ou poll.

Concluídos todos estes passos, chegou a tão esperada hora de fazer a publicação da sondagem e aguardar pelos resultados da sondagem, seja a nível de respostas como a nível de interações e visualizações.

Alguns bons indicadores do sucesso da sua publicação são exatamente as visualizações e as respostas, mas também pode ser o alcance que a sondagem teve, as interações que gerou e que tipo de utilizadores viram a publicação efetuada.

Como nota final, é importante também ter em consideração o possível alcance da nossa publicação: dependendo da nossa rede poderemos ter uma maior ou menor exposição em termos de publicação. Contudo, é importante ter bem presente que a qualquer momento uma publicação pode ser facilmente partilhada e que, por isso, pode muito bem ultrapassar a nossa rede de contactos e gerar resultados inesperados, mas positivos.

Acima de tudo é importante manter a consciência de que, sejamos vistos por mais ou menos pessoas, cada publicação constrói e fortalece a nossa atividade na rede, que por sua vez gera mais interação e melhores resultados numa próxima publicação.

Além deste tipo de publicações, existem outros que também são importantes dominar para assim diversificar o conteúdo que publicamos. Neste artigo, 5+1 Tipos de Conteúdo no Linkedin, é explorado exatamente isso, de forma a contribuir para um maior conhecimento sobre esta temática.


Quer aumentar a visibilidade online para si ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes