Não há lugar melhor para se conectar com profissionais da sua área de atuação e encontrar boas oportunidades de negócios do que na maior rede profissional do mundo. Aqui estão algumas estatísticas do LinkedIn para estar a par, seja qual for a fase de implementação da sua Estratégia de Marketing.
As estatísticas do LinkedIn são um pouco diferentes das de algumas outras redes sociais. À primeira vista, as informações podem parecer pouco impressionantes para os Profissionais de Marketing, mas as estatísticas abaixo provam que essa teoria está um pouco equivocada.
O LinkedIn é uma plataforma orientada para os negócios e oportunidades profissionais. Por isso mesmo, este recurso poderoso não pode ser ignorado pelos Profissionais de Marketing, tanto para produtos e serviços B2B quanto B2C.
Uma coisa é certa: quando entendemos o modo como os utilizadores utilizam esta rede social, temos em mãos insights fundamentais sobre como podemos traçar e implementar a melhor Estratégia de Marketing para o LinkedIn.
A pensar nisto, selecionei algumas das principais estatísticas do LinkedIn. Analise os dados e veja como melhor utilizá-los na sua estratégia. Vamos a isto?!
1. O LinkedIn completou 18 anos em 2021
A rede profissional foi lançada oficialmente em 5 de maio de 2003 — nove meses antes de o Facebook ser lançado em Harvard, acredita?! Por isso, não seria errado dizer que o LinkedIn é a mais antiga das principais redes sociais ainda em uso atualmente.
2. O LinkedIn está disponível em 24 idiomas
Por ser uma plataforma disponível em 24 idiomas permite que muitos utilizadores globais acedam a rede no seu idioma nativo, ampliando o alcance de uma Estratégia de Marketing pensada para impactar potenciais clientes e clientes a nível global.
3. As oportunidades de Trabalho Remoto no LinkedIn aumentaram 2,5x de março a outubro
Essas estatísticas do LinkedIn mostram que o modelo de trabalho mudou radicalmente em 2020. Segundo os dados, o Trabalho Remoto veio para ficar e, com mais tomadores de decisões de negócios e novos contratados em potencial a trabalhar a partir das suas casas, uma forte estratégia de networking online tornou-se ainda vez mais importante para os negócios.
4. O LinkedIn é a rede social mais confiável
Os números não mentem! Aliás, os dados indicam que 73% dos utilizadores de redes sociais, pelo menos até certo ponto, concordam que o LinkedIn protege a sua privacidade e os seus dados, comparado a outras redes sociais — apenas 53% dos inquiridos apontaram o Facebook com plataforma mais confiável, por exemplo.
5. Uma das principais Estatísticas do LinkedIn para ter em atenção é que a rede já conta com 800 milhões de membros
Para ficar mais fácil perceber o potencial do LinkedIn, coloquemos este esse insight em contexto: o Instagram tem atualmente mil milhões de utilizadores ativos por mês na app, enquanto o Facebook conta com 2,91 mil milhões de utilizadores ativos. Não é a maior das redes sociais, mas por ter um foco específico para os negócios, conta com um público que vale a pena ter em atenção.
6. 76% dos utilizadores do LinkedIn estão fora dos EUA
Embora os EUA sejam o maior mercado do LinkedIn com 174 milhões de utilizadores, a verdade é que rede profissional ganhou força em todo o mundo e já conta com utilizadores de mais de 200 países. Observe o mapa abaixo para ter uma melhor ideia de como estão distribuídos os membros da rede a nível mundial.
7. A cada minuto 3 pessoas são contratadas por meio do LinkedIn
Qualquer empresa que planeie contratar novos colaboradores precisa de ter uma página bem gerida e devidamente otimizada na rede profissional. Afinal, esta estatística do LinkedIn comprova que vale a pena ter uma presença sólida nesta rede, caso um dos objetivos da sua empresa seja impactar positivamente essa parcela dos utilizadores da plataforma.
8. 40 milhões de pessoas usam o LinkedIn todas as semanas para pesquisar empregos
Isto significa que se a sua empresa está a contratar, a sua página do LinkedIn pode ser uma fonte importante para atrair novos colaboradores em potencial. Quando os Gestores de Recursos Humanos não podem avaliar pessoalmente os potenciais novos contratados, ferramentas como o LinkedIn são ainda mais importantes — 81% dos Recrutadores dizem que o recrutamento virtual continuará mesmo depois que a pandemia de Covid-19 acabar, conforme indica o Relatório The Future of Recruiting do LinkedIn Talent Solutions.
9. 59,9% dos utilizadores do LinkedIn têm entre 25 e 34 anos
Dadas as características e objetivos da plataforma, talvez não surpreenda que mais da metade dos utilizadores do LinkedIn estejam na faixa etária referente aos que estão a dar os primeiros passos nas suas carreiras profissionais. Conforme o Relatório do Hootsuite & We Are Social, este é um grupo importante para as marcas, visto que 41% dos millennials mais velhos — com idades entre 26 e 35 anos — têm voto nas tomadas de decisão.
LEIA TAMBÉM: 5 Dicas para Impulsionar a sua Estratégia de LinkedIn Marketing
10. O LinkedIn registou um aumento de 55% nas conversas entre as conexões
Esse é um cálculo realizado ano a ano para o primeiro trimestre do ano fiscal. Com o cenário maioritariamente virtual devido à Pandemia, os profissionais foram obrigados a encontrar novas formas de se manterem conectados com os clientes e potenciais clientes. Assim, trocaram mensagens mais do que nunca nesta rede social voltada para os negócios.
11. A produção de conteúdo para o LinkedIn aumentou 60%
Empresas e membros individuais do LinkedIn produzem e partilham cada vez mais conteúdos para manter o contacto ativo com as suas conexões profissionais. Isto significa que se a sua empresa ainda não tem uma Estratégia de Marketing de Conteúdo bem alinhada aos objetivos gerais de Vendas… é hora de mudar este cenário!
12. Uma das Estatísticas do LinkedIn que mais chamam a atenção é que as transmissões em direto no LinkedIn aumentaram 437%
Este dado em particular é simplesmente fantástico! O LinkedIn Live foi lançado em fevereiro de 2019, mas descolou com força total durante a pandemia — para tenha uma ideia mais clara do potencial deste recurso, o número de streams do LinkedIn Live aumentou 89% apenas de março a junho.
13. Os colaboradores têm 14 vezes mais probabilidade de partilhar conteúdo dos seus empregadores no LinkedIn do que outros tipos de conteúdo
Isso reforça a estatística do LinkedIn relativa à necessidade de produção de conteúdo para as Páginas de Empresa. Os seus colaboradores são uma parte importante da sua Estratégia de Marketing do LinkedIn. Se ainda sabe por onde começar, veja aqui como traçar uma Estratégia de Conteúdo para impulsionar o Employer Branding da sua empresa no LinkedIn.
14. Publicações do LinkedIn com imagens geram 2x mais envolvimento na plataforma
Imagens maiores têm um desempenho ainda melhor, com taxas de cliques 38% mais altas do que outras imagens. O LinkedIn recomenda 1200 × 627 pixels. Se não sabe onde encontrar imagens de qualidade para incluir nas suas publicações, aqui encontrará alguns bancos de imagens gratuitas. Bastará pesquisar as que melhores se adequam às suas necessidades e… voilà!
15. Os utilizadores do LinkedIn têm 20 vezes mais probabilidade de partilhar vídeos publicados por outros membros da rede
O vídeo é o formato de conteúdo com maior potencial para envolvimento e partilha no LinkedIn. Por isso, se um dos seus objetivos é fazer com que outros membros da rede ajudem a espalhar a sua mensagem para si, o vídeo é a aposta certa!
16. Os anúncios do LinkedIn oferecem mais de 200 características de segmentação
Desde a experiência profissional até o percurso académico, setor empresarial e interesses, há imensas maneiras de garantir que o seu anúncio no LinkedIn seja devidamente configurado para alcançar o público certo. Lembre-se que no Marketing, a segmentação é das melhores estratégias a adotar!
17. Entre as Estatísticas do LinkedIn relevantes para o seu negócio, saiba que 4 em cada 5 pessoas no LinkedIn são aptas a tomadas de decisões de negócios
A característica mais relevante da plataforma é a sua capacidade de atingir um público específico através do trabalho que desenvolve e não apenas dos seus dados demográficos. Em particular, isto permite que os Profissionais de Marketing B2B alcancem as pessoas responsáveis (direta ou indiretamente) pelas decisões de compra.
18. Segundo o LinkedIn’s Economic Graph, 55 milhões de empresas estão no LinkedIn
Ok! Este dado pode parecer óbvio, mas ele serve justamente para reforçar o potencial do LinkedIn para o tecido empresarial. Além disso, não é de admirar que tantas empresas estejam a apostar nesta rede social como parte da sua Estratégia de Marketing, visto que o LinkedIn permite que as marcas alcancem consumidores e clientes em potencial B2B, bem como potenciais talentos.
19. O LinkedIn já conta com mais de 10.000 Product Pages de software B2B
As Páginas de Produtos são um novo recurso do LinkedIn e que os Profissionais de Marketing deverão tem em atenção em 2022. Use-as para destacar produtos específicos com classificações e análises, gerar leads e incorporar botões personalizados de call-to-action (chamadas para ação).
LEIA TAMBÉM: Saiba qual é a diferença entre Páginas Corporativas e Grupos do LinkedIn
20. 96% dos Profissionais de Marketing de Conteúdo B2B usam o LinkedIn para obter melhorees resultados de forma orgânica
Este dado simplesmente torna do LinkedIn a rede principal para os Profissionais de Marketing e produtores de conteúdo B2B, seguido pelo Twitter e pelo Facebook (82% cada), conforme pode ser verificado neste estudo do Content Marketing Institute. Segundo especialistas, isto ocorre porque o LinkedIn oferece um contexto em que os utilizadores procuram por conteúdos relacionados com as suas respetivas áreas de negócios.
21. 33% dos tomadores de decisão B2B utilizam o LinkedIn para fazer as suas pesquisas antes de realizar uma compra
O LinkedIn fica atrás do Facebook e do Instagram para pesquisas B2B, mas à frente do Twitter e do Pinterest. Mas lembre-se das estatísticas do LinkedIn citadas logo acima, apontando que o LinkedIn alcança alguns dos principais tomadores de decisão. Isto significa que quem usa a plataforma para pesquisas pré-compra representam um público muito valioso para empresas B2B.
22. As empresas que publicam novos conteúdos semanalmente no LinkedIn observam uma taxa de envolvimento 2x maior
Se a sua empresa já conta com uma Company Page no LinkedIn, é sinal de que já está no caminho certo, porém… não pense que bastará apenas criar a página e deixá-la abandonada. Será importante traçar uma estratégia de conteúdo e partilhar atualizações regularmente se quiser manter uma alta taxa de envolvimento no LinkedIn. Até pode ser apenas uma publicação por semana, desde que mantenha uma presença consistente na rede. Veja neste artigo os melhores dias e horários para partilhar no LinkedIn!
23. Empresas com uma página completa e ativa no LinkedIn têm 5x mais visualizações de página
Eles também obtêm 7x mais impressões por seguidor e 11x mais cliques por seguidor. Como a estatística da página da empresa no LinkedIn acima, isso mostra o valor de manter a sua página do LinkedIn atualizada e ativa.
Após analisar as Estatísticas do LinkedIn acima…
O facto é que já tem em mãos dados importantes e necessários ao analisar a sua estratégia de Marketing para o LinkedIn. Agora que já tem consigo esses insights, é hora de verificar onde e como pode avançar com os ajustes necessários. READY, SET, GO!
***
Precisa de ajuda para aplicar as Estatísticas do LinkedIn e aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?
Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.
Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!
Fontes: Hootsuite Blog / Social Media Perth / LinkedIn