Estaísticas LinkedIn Banner

18 Estatísticas cruciais para qualquer profissional de vendas no LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma muito versátil para a sua carreira profissional. Seja para encontrar emprego, para recrutamento ou para vendas, o LinkedIn liga-o às pessoas certas. E estas estatísticas para profissionais de vendas no LinkedIn comprovam exatamente isso!

Estas estatísticas de vendas do LinkedIn foram recolhidas de diversas fontes, que estão identificadas sempre que possível na pequena descrição após a estatística apresentada. Apesar de algumas não corresponderem ao universo português ou já terem alguns anos, estes dados continuam relevantes e mostram tendências que ainda são verídicas.

Sem mais, ficam aqui 18 estatísticas de vendas que fundamentam o posicionamento dos profissionais desse setor no LinkedIn!

1. O LinkedIn é uma rede social muito focada a nível de negócios

O LinkedIn é a plataforma de eleição para as empresas que constam na Inc 500, de acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts, Dartmouth.

Estatísticas de vendas LinkedIn - Uso das Redes Sociais da lista Inc. 500
Gráfico relativo ao uso das redes sociais por empresas da Inc. 500. Fonte: MarketingCharts

Essa pesquisa indica que 87% das empresas no top 500 da Inc usam o LinkedIn para as suas atividades diárias, tais como recrutar ou executar relações de negócio. O LinkedIn já teve esta estatística mais elevada, apesar disso, esta percentagem é maior do que qualquer outra rede social.

2. O LinkedIn é uma das plataformas mais confiadas pelos utilizadores.

Este inquérito aplicado ao mercado americano mostra que o LinkedIn é uma das redes mais confiadas pelos seus utilizadores. O caráter honesto e focado em relações profissionais torna o conteúdo mais credível aos olhos de quem usa a rede.

Este tipo de avaliação impacta outras estatísticas, que serão vistas mais à frente.

3. O LinkedIn está entre o top 10 de marcas que mais rapidamente crescem

De acordo com um estudo realizado pela Kantar no seu relatório BrandZ, de 2019, o LinkedIn está no top das marcas que mais rapidamente crescem.

Apesar de já terem passados 3 anos desde esse relatório, é evidente que a rede continua a crescer, nomeadamente com o impacto positivo que houve nos últimos anos.

4. Existem cerca de 810 milhões de utilizadores no LinkedIn

Na rede social de eleição dos profissionais existem cerca de 810 milhões de utilizadores, dispersos por 200 países. Desses 810, em Portugal são quase 4 milhões e no Brasil são mais de 55 milhões.

Também de acordo com o artigo do Marketing Blog do LinkedIn, é referido que 3 profissionais juntam-se ao LinkedIn a cada segundo.

5. 46,7% do público português maior de idade usa o LinkedIn

O Datareportal concluiu que 46,7% da audiência “elegível” em Portugal usa o LinkedIn em Portugal. Isto quer dizer que as tentativas de abordagem a possíveis clientes não serão em vão.

6. O LinkedIn encontra-se no top três de intervenientes no setor da Publicidade Digital B2B.

Se havia algum tipo de dúvidas que o seu negócio precisava de estar no LinkedIn (como, por exemplo, através de uma Página da Empresa), com esta estatística não há dúvidas.

7. O LinkedIn é o local de eleição para encontrar decisores dentro das empresas

Com dados obitods no final do ano passado, a plataforma terá alcançado a marca dos 65 milhões de decisores na plataforma.

Desta forma é possível alcançar as pessoas certas na altura certa, alavancando o seu negócio. A pesquisa versátil do LinkedIn permite procurar de diversas formas, até sugerindo outros profissionais que pode considerar abordar.

8. 55% dos decisores usam o LinkedIn para enaltecer organizações ou empresas

Os decisores utilizam a rede como os outros profissionais. Por isso, para se destacar na plataforma como alguém (ou uma empresa) de confiança, publique conteúdo relevante e com estratégia.

55% dos decisores baseiam as suas decisões com base no conteúdo publicado, sendo que a imagem transmitida é muito importante. Além disso, 1 em cada 5 investidores referem que o LinkedIn é a melhor plataforma para aprender acerca de algum tópico.

9. 97% dos profissionais de B2B usam o LinkedIn

De acordo com este artigo sobre a notoriedade de marca no LinkedIn, é notado que 97% dos profissionais de B2B usam o LinkedIn para propagar a sua marca.

Estatísticas vendas LinkedIn - Documento sobre Brand Awareness
Estudo de Brand awareness do LinkedIn

10. Profissionais de vendas, do B2B e de Marketing consideram o LinkedIn como o meio mais eficaz para Marketing de Conteúdos

Como referido, o LinkedIn é usado para estabelecer relações com profissionais nas suas respetivas áreas de atuação. Com isto, é possível obter leads de qualidade para o negócio, assim como crescer a rede.

Este crescimento da rede e um grande alcance de conteúdo orgânico faz com que o LinkedIn seja considerado como o canal mais eficaz de Marketing de Conteúdos por 82% dos profissionais de B2B.

11. O LinkedIn é o mais escolhido pelos profissionais para se reunirem e manterem-se conectados e informados

O LinkedIn é, sem margem para dúvidas, onde os profissionais se mantêm conectados e informados, assim como aplicam as diferentes estratégias de partilha de conteúdo e prática de vendas. Isto porque o LinkedIn possui:

  • 46 milhões de decisores B2B;
  • 17 milhões de líderes de opinião;
  • 6 milhões de decisores da área IT;
  • 10 milhões de executivos de nível C;

12. Obtenha o dobro do poder de compra a partir do seu público na rede

O LinkedIn possui leads de qualidade, visto que 4 em cada 5 membros da plataforma estão encarregues de tomarem decisões de negócio.

Outro aspeto a considerar é o tipo de público existente no LinkedIn que, comparado com a população média da internet, utilizadores do LinkedIn têm o dobro do poder de compra.

Esta estatística em particular é de extrema relevância para o seu processo de vendas!

13. O Sales Navigator aumenta em 7% a probabilidade de fechar negócios na plataforma

LinkedIn Sales Navigator Leads to a +7% Higher Win Rate When Closing Deals

A opção Premium do Sales Navigator é exatamente para facilitar o processo de vendas dentro do próprio LinkedIn. Esta ferramenta do LinkedIn faz com que profissionais de vendas atinjam leads e compradores mais alinhados com o perfil do vendedor.

Por isso, profissionais que usam o Sales Navigator geram 18% mais leads ao pesquisar e, por isso, fecham 7% mais vendas em comparação com o uso normal do LinkedIn.

The LinkedIn sales navigator helps marketers target the right buyers, personalize their outreach, and understand key insights. It helps them get close to the right people by finding the right leads. Marketers who use it get +18% more pipeline when finding customers. They also get a +7% higher win rate when closing deals. 

14. O LinkedIn tem um forte contributo para a Jornada de Compra do Cliente

De acordo com o relatório da DemandGen, redes sociais, críticas de terceiros e anúncios influenciam o processo de compra do cliente.

52% dos entrevistados disseram que o que teve mais impacto na sua decisão foi mesmo o LinkedIn. Usam a rede para pesquisar conteúdo sobre os produtos e pedir recomendações.

O poder conectar com as pessoas por detrás do produto também permite dar uma faceta mais humana ao produto que é vendido. Atualmente, isto é um fator muito relevante na perceção do cliente.

15. O LinkedIn indica uma taxa maior de respostas aos InMails Offers a 10%-25% Response Rate for InMail

De acordo com o próprio LinkedIn, quem envia InMails obtêm uma taxa de resposta superior em 300% comparativamente a outras plataformas. Isto traduz-se em 10-25% de probabilidade de resposta dos clientes prospetados.

Mensagens patrocinadas do LinkedIn (Sponsored Messaging) leva a uma taxa de abertura e engagement duas vezes superior em comparação ao email “tradicional”.

Os InMails permitem uma maior personalização, até podem consultar o perfil do remetente, havendo um maior vínculo de confiança.

16. 90% dos profissionais de vendas reduzem o seu custo por lead com os formulários de leads do LinkedIn

Formulários de geração de leads são um tipo específico de anúncios que podem ser publicitados na plataforma. Além disso, é possível fazê-los também com a criação de um evento no LinkedIn, sem custo ao utilizador.

Criar evento com formulário para poder ser usado como gerador de leads

17. O LinkedIn é 277% mais eficaz na geração de leads que o Twitter e o Facebook

Neste artigo do HubSpot é mostrado que a rede social profissional tem a maior taxa de conversão de visitante para lead, apresentando o valor de 2,74%. Comparativamente a outras redes, esse valor é 3 vezes maior.

Ou seja, não só o LinkedIn apresenta mais visitantes, como também essas leads têm maior probabilidade converter para lead.

18. O custo de um lead é 28% mais barato no LinkedIn

Graças à precisão do LinkedIn, é possível gerar leads com um custo significativamente melhor. De acordo com outro estudo do HubSpot, anunciar no LinkedIn pode ser até 28% mais barato do que a usar Google Ads.

Conclusão

Estas estatísticas podem ser algo complexas de digerir. No entanto todas apontam para uma clara tendência: que o lugar de fazer negócios e obter mais leads é o LinkedIn!

Com estas estatísticas de vendas do LinkedIn é possível mostrar que o investimento de tempo na rede social acaba por ser benéfico para o seu negócio. É também importante esclarecer que, apesar de ser uma boa fonte de leads, o LinkedIn não é uma máquina de vendas.

Por isso, e para tirar melhor proveito sobre todo este conhecimento de estatísticas de vendas do LinkedIn, é preciso saber como melhor aproveitar a rede para esse efeito.

Se chegou ao fim e ainda não sabe como aproveitar o LinkedIn para o seu processo de vendas…

Conheça o curso Linked2Sales, onde irá descobrir mais sobre como utilizar o potencial do LinkedIn para as suas vendas. De forma online, saiba como a rede profissional de excelência pode aumentar as suas oportunidades de negócio. Junte-se agora ao Linked2Sales!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes