Estratégia de Conteúdo LinkedIn - saiba o que nãopode faltar na sua Página de Empresa em 2022 - Pedro Caramez - Linked2Power - capa

Estratégia de Conteúdo LinkedIn: saiba como melhorar os resultados da sua Página de Empresa em 2022

Decifrar quando partilhar e quais recursos usar pode ser complicado no início, mas se tornará cada vez mais fácil à medida que a sua Estratégia de Conteúdo LinkedIn estiver bem definida e alinda com os objetivos.

Se é um membro do LinkedIn — e já somos mais de 800 milhões enquanto escrevo este artigo — fique a saber que dominar o Marketing de Conteúdo na maior rede profissional do mundo é mais simples do que pensa. Isto significa que este potencial também poder ser explorado através da sua Pagina de Empresa no Linkedin.

Para entender melhor sobre como executar uma estratégia de conteúdo eficaz no LinkedIn, continue a ler este artigo. Apresentarei algumas temáticas que não podem faltar planeamento editorial, desde dicas sobre o conteúdo que deve partilhar até exemplos de algumas partilhas de sucesso. Vamos a isto?

Estratégia de Conteúdo LinkedIn - saiba como melhorar os resultados da sua Página de Empresa em 2022 - Pedro Caramez - Linked2Power

O que é Estratégia de Conteúdo do LinkedIn

Antes de chegar ao cerne do tópico de hoje, é importante perceber bem o que é uma estratégia de conteúdo, examinando os principais conceitos do Marketing de Conteúdo e como aplicá-los no LinkedIn.

Tenha sempre em mente que o Marketing de Conteúdo baseia-se na criação de conteúdo valioso para atrair, envolver e criar um relacionamento com o seu público-alvo. Oferecer conteúdo sempre novo e alinhado com as expectativas dos seus seguidores não apenas aumenta as conversões, mas também constrói e consolida uma relação de fidelidade entre cliente e marca.

Partindo desse conceito, é necessário desenvolver uma estratégia de conteúdo, ou seja, um conjunto das atividades de análise, planeamento e desenvolvimento do conteúdo e como será entregue à sua audiência. Há vários fatores a serem considerados ao criar uma estratégia e, entre esses fatores, um que é especialmente importante: os canais sociais para distribuição de conteúdo.

Confira alguns tópicos que não podem faltar na sua Estratégia de Conteúdo LinkedIn

🔹 Institucional

Para cobrir este tópico, pense sempre nos conteúdos que podem representar claramente os Valores e a Missão da sua Empresa e isto vai muito além da sua oferta de valor no mercado, ou seja, vai muito além dos seus produtos ou serviços. Trata-se da forma com a sua Marca pretende se posicionar junto à sua Comunidade e seguidores. A página do LinkedIn faz isto muito bem (veja o exemplo abaixo).

1 - Estratégia de Conteúdo LinkedIn - Tipos de Conteúdos para LinkedIn - Dicas LinkedIn - Pedro Caramez - Linked2Power
Fonte: LinkedIn

🔹 Employer Branding

Embora não seja tangível, Employer Branding é um ativo de alto valor e de fundamental importância para a sua empresa e requer manutenção constante. Trata-se do processo de gerir e influenciar a imagem da sua organização como empregadora entre os potenciais talentos, membros da sua equipa e demais parceiros.

Sabe aqueles kits de boas-vindas que vemos com frequência partilhados no LinkedIn, como os que ilustra a imagem abaixo? Este é um excelente método para promover o Employer Branding da sua Empresa.

🔹 Eventos

Certamente que a sua empresa promove ou participa de eventos dos mais variados fins. Use este conteúdo para mostrar ao seu público-alvo um lado mais humano da marca. Estes eventos podem ser Institucionais, alusivos à Data Comemorativas ou, até mesmo, de iniciativa externa — desde que conte com a participação da sua Empresa ou dos seus colaboradores.

4 - Estratégia de Conteúdo LinkedIn - Tipos de Conteúdos para LinkedIn - Dicas LinkedIn - Pedro Caramez - Linked2Power
Fonte: Sonae MC

No exemplo acima, temos uma publicação retirada da página da Sonae MC, dando destaque a mais uma edição de um dos seus evento interno promovidos com exclusividade para os seus colaboradores.

🔹 Clipping

Clipping é o processo contínuo de monitorização, análise e arquivamento de menções feitas à sua Marca e/ou Empresa nos Meios de Comunicação, tanto online quanto offline. Aqui estamos a falar de reportagens, notícias e até Artigos de Opinião que, de algum modo, deem destaque à sua Empresa, tanto diretamente quanto indiretamente. A partilha desses conteúdos na sua Página ajuda a consolidar a imagem de Marca.

Neste exemplo, a Universidade do Minho partilha a reportagem da RTP com a notícia em destaque do trabalho realizado por um grupo de investigadores pertencentes à Instituição.

🔹 Educativo

Um dos principais objetivos práticos do Marketing de Conteúdo é “educar” a audiência para determinados problemas que podem, eventualmente, ser solucionados pelos produtos ou serviços oferecidos pela Marca. Neste quesito, a Hubspost é um exemplo a seguir, já que este é ponto forte da sua Estratégia de Conteúdo.

6 - Estratégia de Conteúdo LinkedIn - Tipos de Conteúdos para LinkedIn - Dicas LinkedIn - Pedro Caramez - Linked2Power
Fonte: Hubspot

No exemplo acima é possível conferir um dos conteúdos “educacionais” da Hubspost. Ou seja, muito antes de oferecer os seus produtos, a Marca aposta em educar a sua audiência para a uma necessidade futura.

🔹 Produtos e Serviços

Como não poderia deixar de ser, em algum momento da sua Estratégia de Conteúdo LinkedIn caberá promover explicitamente os seus produtos ou serviços — afinal de contas, todos temos de vender o nosso peixe, não é mesmo?! Contudo, a minha sugestão é que faça isto sempre a tentar proporcionar uma experiência positiva para o seu potencial cliente (ofereça “amostras grátis” sempre que possível).

3 - Estratégia de Conteúdo LinkedIn - Tipos de Conteúdos para LinkedIn - Dicas LinkedIn - Pedro Caramez - Linked2Power
Fonte: Semrush

Este exemplo da SEMrush é perfeito para este tópico, visto que a marca além de oferecer um teste grátis da sua ferramenta, ainda reforça a oferta de valor implícita nesta experiência (otimizar o conteúdo para SEO).

LEIA TAMBÉM: saiba porque o seu negócio precisa de uma Página da Empresa no LinkedIn

Últimas notas antes de traçar a sua Estratégia de Conteúdo LinkedIn

Incluir o LinkedIn como um componente da sua Estratégia de Marketing de Conteúdo é uma ótima maneira de se estabelecer como fonte de referência na sua área de atuação. Publicar conteúdo oportuno e relevante que fale ao seu público não apenas gera confiança, mas pode levar a mais oportunidades de partilhar a sua experiência com pessoas fora da sua rede imediata. Avalie ainda os melhores horários para postar ou publicar.

Se deseja angariar leads qualificados, gerar vendas e posicionar a sua marca na liderança do seu nicho de mercado, a sua Página de Empresa no LinkedIn será uma ferramenta poderosa para que o seu Negócio atinja esses e outros objetivos importantes para a sua Estratégia de Marketing e Vendas.

***

Precisa de ajuda para uma traçar a sua Estratégia de Conteúdo LinkedIn?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes