Como Traçar uma estratégia de conteúdo para o linkedin em 6 Passos - Dicas LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez

Saiba como Traçar uma Estratégia de Conteúdo para o LinkedIn em 6 Passos Fundamentais

Em plena Era Digital, as redes sociais tornaram-se um instrumento de comunicação essencial para a divulgação de produtos ou serviços e para fortalecer a relação entre uma empresa e os seus potenciais clientes. Veja como traçar uma estratégia de conteúdo para o LinkedIn em 6 passos fundamentais!

Contudo, para criar uma presença de marca eficaz no LinkedIn, não basta simplesmente criar uma Página de Empresa e publicar ocasionalmente. Para ter sucesso nesta plataforma, é necessário criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo alinhada com os objetivos do Planeamento Estratégico.

Nesta artigo encontrará as etapas fundamentais a ter em atenção na hora de criar e implementar uma estratégia de conteúdo para o LinkedIn e como aplicar esses conceitos ao construir uma estratégia de sucesso, tanto para si quanto para a sua empresa.

Como Traçar uma estratégia de conteúdo para o linkedin em 6 Passos - Dicas LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez

Veja a seguir quais são os passos fundamentais para traçar a sua estratégia de conteúdo para o LinkedIn

Como já mencionado noutros artigos aqui no blog, não basta criar conteúdo aleatoriamente e esperar que os resultados simplesmente caiam do céu. A criação de conteúdo exige criatividade e inovação constante para alimentar uma comunidade virtual que está sempre em busca de novos estímulos.

Com isto em mente, podemos dividir o processo de criação de uma estratégia de conteúdo para o LinkedIn em seis passos essenciais. Confira abaixo o passo a passo completo!

1.º PASSO: defina o perfil do leitor ideal e potencial cliente da sua empresa

Ao traçar uma estratégia de sucesso, a primeira coisa a fazer é definir o público-alvo: quem deseja atrair para a página da sua empresa e quais são os tópicos que mais interessam a esta audiência específica interessada em produtos ou serviços semelhantes aos oferecidos pela sua empresa?

Para definir o seu público-alvo, é fundamental pensar na sua audiência não apenas como potencial cliente, mas também como potenciais leitores. Nas redes sociais, se um utilizador encontra conteúdo de valor, ele pode optar por interagir com a sua marca ao reagir, comentar ou partilhar os seus conteúdos.

2º PASSO: identifique quais são os objetivos a serem alcançados

A segunda etapa na criação de uma estratégia de conteúdo para o LinkedIn é estabelecer os objetivos que a sua empresa deseja alcançar. Lembre-se que cada objetivo, seja de notoriedade, consideração ou conversão, corresponde a conteúdos e mensagens específicos.

O Inbound Marketing representa perfeitamente este conceito e pode ser a melhor estratégia a seguir até mesmo nas redes sociais, especialmente no LinkedIn. A produção de conteúdo para diferentes categorias de utilizadores permite captar a atenção de potenciais clientes e, em simultâneo, estreitar o relacionamento com os clientes atuais.

Como Traçar uma estratégia de conteúdo para o linkedin em 6 Passos - benefícios do inbound marketing - Dicas LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez

Portanto, para traçar a sua estratégia de conteúdo, a pergunta que precisa fazer é: quais são os resultados que espero alcançar com uma Página de Empresa no LinkedIn?

3º PASSO: defina quais são as métricas que importam para o seu negócio

Para que servem as métricas? Quais devem ser consideradas? Bem… Tudo varia conforme os objetivos a serem alcançados. Esta fase é muito importante porque servirá, numa fase posterior, para analisar os resultados alcançados e melhorar o desempenho da sua Estratégia de Marketing. Assim, podemos identificar algumas métricas principais:

  1. Métricas para medir a notoriedade: destinadas a analisar o número de utilizadores impactados num determinado período (número de seguidores, page views, alcance das publicações, impressões e muito mais);
  2. Métricas para medir o envolvimento: destinadas a saber como os utilizadores interagem com os conteúdos publicados (comentários, reações e partilha de publicações, páginas visitadas a partir de links e CTAs nos seus posts, entre outros);
  3. Métricas para medir as conversões: destinadas a verificar quantos utilizadores alcançaram o estágio final do funil, ou seja, a decisão de comprar um produto ou contratar um serviço (pedidos de orçamento ou solicitações de contacto, por exemplo).

LEIA TAMBÉM: Estratégias de Conteúdo para Impulsionar o Employer Branding no LinkedIn

4º PASSO: trace a estratégia editorial a ser adotada para a sua Página de Empresa

A primeira coisa que precisa perceber nesta etapa é que uma estratégia editorial é composta por dois conceitos principais que são semelhantes, mas que identificam duas atividades diferentes:

  1. Plano Editorial: trata-se do plano mais amplo da sua empresa que inclui os objetivos, a definição das publicações orgânicas e patrocinadas, a identidade visual e os recursos empregados neste contexto;
  2. Calendário Editorial: refere-se à lista de conteúdos a serem publicados e a frequência com que cada publicação será feita na sua página, além de outras ações importante na gestão da sua comunidade.

Quanto à frequência de publicação, não existem regras predefinidas ou um número preciso de publicações, embora publicar com muita frequência possa ser contraproducente. O importante é ter uma presença consistente na rede!

5º PASSO: identifique os formatos de conteúdo que farão parte da sua estratégia

Aqui chegamos ao centro vital duma Estratégia de Marketing Conteúdo: a escolha dos conteúdos a serem publicados na sua Página. Quer se trate de conteúdo orgânico ou patrocinado, a escolha dos tipos e a sua criação deve ser criteriosa, visando oferecer informações relevantes e de qualidade.

Poderá publicar vídeos, estudos de caso, artigos publicados no blog da empresa, pesquisas relevantes para o setor, notícias da empresa… as possibilidades são muitas e seja qual for o conteúdo escolhido, a criatividade será o elemento-chave para as empresas que buscam destacar-se também no LinkedIn.

Observe o exemplo abaixo retirado onde a Arqui300 – 3D Image and Film Production divulgou a sua participação num evento importante para o seu setor de atuação!

Não sabe por onde começar? Veja aqui quais são os principais tipos de conteúdo para LinkedIn essenciais para a sua estratégia online!

6º PASSO: medir os resultados e analisar possíveis necessidades de ajustes na sua estratégia

Após seguir todos os passos anteriores e passar a, de facto, criar e publicar os conteúdos na sua Pagina de Empresa no LinkedIn, resta medir os resultados obtidos através da análise das métricas acima mencionadas e outras que possam ser relevantes para a sua estratégia.

Se a sua empresa já está a usar o Linkedin para negócios, a análise das métricas da sua Página de Empresa deve ser parte integrante da sua estratégia nesta plataforma social. Isto porque as ferramentas de análise auxiliam no rastreio de diferentes e importantes insights.

Como Traçar uma estratégia de conteúdo para o linkedin - marketing de conteúdo - Dicas LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez

As métricas de análise do Linkedin Analytics são, definitivamente, a melhor ferramenta para ajudar a perceber se a sua estratégia está a correr bem ou se pode ser otimizada. Esses dados permitem-nos comprovar e melhorar o ROI nesta rede social. Se não sabe por onde começar, veja aqui como analisar e melhorar o seu desempenho orgânico com a ajuda do Linkedin Analytics.

Últimos apontamentos sobre como criar uma Estratégia de Conteúdo para o LinkedIn

Por fim, devemos lembrar que a busca constante por informações e notícias atualizadas, além da evolução contínua das próprias redes sociais implica que a Estratégia de Conteúdo de uma empresa precise ser atualizada e aprimorada com frequência.

Criar uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, portanto, requer um compromisso de longo prazo, tendo como principal objetivo fornecer conteúdo original, relevante e de alta qualidade para atrair, informar e envolver os seguidores da página da sua empresa no LinkedIn.

Partilhe consistentemente e não se esqueça de socializar com os seus seguidores! Responda a comentários, faça perguntas à sua audiência, dê início ao diálogo.

Por fim, mas não menos importante, é possível posicionar a sua Empresa como referência na sua área de atuação através de uma Estratégia de Conteúdo para o LinkedIn. Concorda?

***

Precisa de ajuda para traçar uma Estratégia de Conteúdo para o LinkedIn para si ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes