O posicionamento das empresas no mundo digital tem um grande peso na consideração do cliente e do colaborador. Por isso, estratégias de Employer Branding ou Employee Advocacy tem sido focalizadas pelas empresas, e estas 6 ferramentas de Employee Advocacy são ideais alavancar a sua estratégia comunicativa!
Com a transformação do mundo e das empresas para o meio digital, a presença digital tem tido um maior relevo. Por isso, é importante as empresas saberem posicionar-se e comunicar no digital, através de diferentes estratégias, como, por exemplo, o Employee Advocacy.
ÍNDICE
Diferentes benefícios de uma estratégia de Employee Advocacy
- Alinhar os colaboradores com os valores da organização;
- Incentivar a uma maior integração dos colaboradores;
- Fortalecer a união entre o colaborador e a empresa;
- Tornar os colaboradores em Embaixadores da Marca.
Desta forma, uma estratégia de Employee Advocacy pode ser algo que interesse a uma empresa ou negócio. Mas é preciso haver uma certa disciplina e estrutura para a estratégia funcionar.
É nesse aspeto que entram estas ferramentas de Employee Advocacy: para ajudar a entidade a criar, desenvolver e manter a estratégia de forma a trazer resultados à empresa.
Pilares de sucesso para a estratégia de Employee Advocacy
Atualmente, as estratégias de Employee Advocacy que têm tido maior sucesso baseiam-se em diferentes pilares dentro das suas ferramentas:
- Aplicação Móvel
- Organização de Conteúdo por categorias/temas
- Gamificação
- Envio de notificações sobre novas publicações
- Possibilidade de recomendar publicações dentro da plataforma
- Recompensação dos embaixadores ativos
Com base nestes critérios, estas foram as ferramentas escolhidas que melhor cumprem estas funções.
6 ferramentas diferentes para construir a estratégia de Employee Advocacy
1. Sociabble
Plataforma dedicada a tirar o maior proveito dos colaboradores e do poder das suas interações online. Possui uma forte aplicação móvel com diversas integrações que centraliza a comunicação interna e externa. Também inclui um sistema de gamificação para recompensar os colaboradores mais ativos nas redes sociais.
2. EveryoneSocial
É uma aplicação de uso simples, para assim encorajar os colaboradores a partilhar mais sobre onde trabalham e sobre as suas áreas de interesse. Com funções como o envio de notificações quando sai um novo conteúdo da empresa ou o foco na partilha dos conteúdos dos colaboradores, esta poderá ser uma opção para ativar a estratégia de Employee Advocacy.
3. Oktopost
Esta ferramenta tem um maior foco no Employee Advocacy aplicado à gestão de redes na comunicação B2B. Com funcionalidades de gestão de conteúdos em todas as redes, personalização da informação para cada colaborador e aprovação de conteúdos, isto permite ter um maior controlo para evitar deslizes na comunicação.
4. Smarp
A aplicação Smarp permite conduzir um programa de Employee Advocacy através de comunicação focalizada, seja o cargo alto ou baixo, o que permite facilitar a comunicação entre os diferentes níveis dentro da empresa. As estatísticas avançadas fornecidas pela aplicação contribuem para a melhoria do programa de Employee Advocacy.
5. PostBeyond
A PostBeyond tem como objetivo simplificar e tornar mais consistente e constante a comunicação dos colaboradores. Como foi desenhada primeiramente para dispositivos móveis, tem um interface intuitivo para os utilizadores da ferramenta.
6. Dsmn8
Atualmente considerada uma das melhores aplicações de Employee Advocacy, a Dsmn8 é uma ferramenta versátil e inovadora, considerada uma ferramenta Líder de categoria no “Momentum Grid Report for Employee Advocacy” da G2. Esta ferramenta é de fácil implementação na organização e apoia a construção da estratégia de Employee Advocacy desde o início até ao fim.
Outros artigos
- Estratégias de Conteúdo para Impulsionar o Employer Branding no LinkedIn
- Employer Branding – O que é e quais os seus benefícios
- Como criar uma Página da Empresa no LinkedIn
Quer conhecer mais sobre o mundo do Employee Advocacy?
Conheça mais sobre estas estratégias no curso “LinkedIn Marketing 2.0 – Embaixadores Digitais da Marca”, no qual é abordado este tema do Employee Advocacy e muitos outros!