O relatório mais recentemente divulgado pelo LinkedIn disponibiliza 17 previsões baseadas em dezenas de entrevistas a líderes de talento, inquéritos a milhares de profissionais de recrutamento e análise de milhares de dados gerados no LinkedIn.
Alguns pontos importantes a reter deste relatório são:
- O recrutamento irá impulsionar mudanças críticas nas organizações e terá mais influência sobre a remuneração. A inflação, a estagnação dos salários e um mercado de trabalho cada vez mais competitivos trouxeram como prioridade número 1, a nível mundial, a remuneração.
Posto isto, 45% dos profissionais de recrutamento dizem que as suas empresas aumentaram os salários o suficiente para acompanhar o ritmo da inflação.
Apesar de as contratações terem abrandado, a competição por talento não abrandou. 64% preveem que o futuro do recrutamento será mais favorável aos candidatos e aos trabalhadores (e não aos empregadores) nos próximos 5 anos.
É por isso que é cada vez mais importante transmitir uma proposta de valor do colaborador clara e convincente é mais importante do que nunca.
- As competências procuradas estão em constante mudança e evolução.
As 5 soft-skills mais importantes nos próximos 5 anos são: comunicação, construção de relações, adaptabilidade, resolução de problemas e a perspicácia comercial.
À medida que as organizações se alinham em torno da contratação com base nas competências, as equipas de recrutamento terão de considerar quais as competências que mais valorizam.
- Muito tem sido falado sobre ferramentas de AI, incluindo o ChatGPT, e como são uma ajuda preciosa na geração de conteúdos de forma inteligente.
Muitos acreditam que esta tecnologia poderá ajudar em tarefas que consomem muito tempo (redação de descrições de funções, mensagens, entre outras) conseguindo assim automatizar tarefas repetitivas e dar mais prioridade ao trabalho estratégico.
- As organizações estarão mais atentas às prioridades dos colaboradores e dos candidatos para reter e atrair talentos.
Atualmente, as principais prioridades dos candidatos são a remuneração e benefícios, seguindo-se do equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e flexibilidade. A flexibilidade é uma das prioridades que mais tem crescido ano após ano.
- Desde 2019 que a percentagem de pesquisas de recrutadores no LinkedIn que incluem um filtro de competências cresceu em média 25%. Atualmente, os recrutadores estão 50% mais propensos a pesquisar por competências do que a pesquisar por anos de experiência.
- A progressão na carreira e a aquisição de novas competências são extremamente importantes para os colaboradores da geração Z (profissionais nascidos depois de 1996).
A geração mais jovem é muito mais focada na importância de ter um ambiente de trabalho inclusivo.
O futuro do recrutamento no LinkedIn promete ser ainda mais emocionante, à medida que a plataforma continua a inovar e a adaptar-se às necessidades e à constante evolução do mercado de trabalho.
***
58% do tempo investido pelos recrutadores na rede é para procura de candidatos. Sente que despende muito tempo à procura dos candidatos porque não tem uma estratégia de recrutamento eficaz no LinkedIn?
Inscreva-se no Linked2Recruit, um curso prático e em direito, com duração de 7 horas.
Aprenda a atrair candidatos qualificados, filtrar perfis relevantes, envolver-se com talentos passivos e superar os desafios do recrutamento digital. Tudo isto nos próximos dias 5 & 6 de junho de 2023.
⚡️As inscrições são limitadas. Veja toda a informação aqui.