graus conexão linkedin

Graus de conexão no LinkedIn – O poder da rede de segundo grau

Os graus de conexão do LinkedIn são uma maneira diferente de abordar o tópico de relações entre pessoas nas redes sociais. Ao contrário de outras redes, o LinkedIn estabelece esta hierarquia através de graus.

A grande maioria dos utilizadores da rede lida apenas com o primeiro grau da rede, e embora as conexões mais próximas ofereçam muitas vantagens, a rede de segundo grau também pode ter um impacto imenso. Por isso, exploremos melhor esta temática dos graus de conexão do LinkedIn.

Os graus de conexão no LinkedIn

Antes de conhecer os benefícios da rede de grau 2, é importante conhecer todos os níveis dos graus de conexão, para melhor entender como se relacionam.

O LinkedIn sempre foi uma rede social diferente das outras em diferentes aspetos. Um desses aspetos é como as pessoas se conectam e interconectam, através dos famosos graus. Tem como base a teoria dos “Seis graus de separação”, que dita que estamos à distância máxima de seis pessoas para atingirmos uma outra.

Contudo, no LinkedIn limitam ao “3º+ grau”. Então podemos observar os seguintes graus na rede:

  • 1º Grau: As conexões já estabelecidas diretamente. Integra a rede de grau 1 as que aceitaram um convite enviado por si ou cujo convite aceitou;
  • 2º Grau: Utilizadores que são conexões das suas conexões de 1º grau. Ou, por outros termos, a pessoa que é “amigo do amigo”. Estas pessoas podem ser uma ponte vital para abrir novas oportunidades fora da sua rede mais próxima (veja como de seguida);
  • 3º Grau: utilizadores conectados aos utilizadores de 2º grau.

O 2º Grau de Conexões no LinkedIn – sair da zona de conforto (da rede)

Habitualmente, os utilizadores não dão importância à sua 2ª linha de contactos. Isto porque ou não fazem esforço para crescer a sua rede ou acabam por não estar ativos na rede e não publicar conteúdos, algo que é crucial para ter maior presença na rede.

Razões para ativar a rede de segundo grau:

  • Quando a sua rede de contactos imediata participa nas suas publicações, o seu conteúdo “salta” para o feed dessas conexões;
  • Profissionais (de 2º e 3º grau) que pesquisam na procura de outros profissionais podem encontrá-lo! Se não tiver um número relevante, as chances diminuem drasticamente.
  • Quantas mais pessoas estiver ligado, de uma empresa ou setor de atuação, pode gerar mais relevância o seu perfil.

Descubra:

Quantos profissionais constam na sua rede de 2º grau

Quantos profissionais em Portugal constam na sua rede de 2º grau

Como pode aumentar a sua rede de 2º grau?

Para aumentar a sua rede de grau 2 é preciso também aumentar a rede de grau 1. Posto de outra forma, o aumento da rede de grau 1 tem como consequência um aumento nas conexões de 2º grau.

Para isso é necessário cuidar e cultivar da rede, que pode ser feito através de:

Ter um perfil campeão, devidamente preenchido e construído

Como referido anteriormente, profissionais na sua rede de 2º Grau, irá aparecer nas pesquisas dos utilizadores da rede. No entanto, se o perfil não estiver devidamente otimizado e preenchido, será mais difícil de encontrar.

Publicar e ser ativo na rede

Outro tópico com base num ponto anterior, a publicação e interação com a rede é uma atividade fulcral para a ativação da rede de segundo grau. O facto de aparecer de forma consistente na página das conexões de primeiro grau, interagir e, por conseguinte, aparecer na rede de segundo grau fará com que possa estabelecer conexões com essas mesmas pessoas.

Conectar-se com Utilizadores que possuam Rede de Contactos Numerosas:

  • Na sua área de especialidade;
  • Na região onde quer trabalhar;
  • No seu setor ou indústria;

Além de aumentar a rede de conexões de 2º grau, consolida a autoridade dentro de um determinado segmento, porque irá ser percecionado como uma voz influente dentro da área ou indústria. Isso, por sua vez, irá fazer com que se abram mais oportunidades de estabelecer contacto com ainda mais pessoas.

Pedir a conexões da rede de 1º grau para apresentar conexões de 2º grau

No final de contas, o LinkedIn continua a ser uma rede de networking e, portanto, as pessoas não terão problemas em estabelecer e estreitar laços. Se uma pessoa que conhece pode ajudar a estabelecer esse contacto, não hesite em falar e pedir essa ajuda.

Conectando todos os pontos

As conexões de 2º grau é mais uma estratégia que pode aplicar na sua estratégia de posicionamento dentro da rede LinkedIn. É também aplicável e versátil em diferentes alturas da sua carreira: seja na procura de oportunidades; estratégia de negócios ou procura de clientes.

Por isso, não deixe de aproveitar e usufruir do melhor que o LinkedIn tem: as Pessoas!


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes