História Linkedin - Homem a trabalhar com o LinkedIn

História do LinkedIn – Quando foi criado?

A história do LinkedIn… Se está aqui é porque já ouviu falar sobre a rede social LinkedIn e quer saber mais sobre a mesma, certo?

Nos dias de hoje, o Linkedin transformou-se num importante ponto de encontro de milhares de profissionais e empresas. Hoje, a participação nesta rede tornou-se obrigatória e fundamental para qualquer profissional.

O tradicional cartão de visita foi substituído pelo Perfil Linkedin e é ponto de partida no desenvolvimento e expansão de uma importante rede de contactos profissionais.

As empresas já não pedem tanto o típico currículo no papel e o LinkedIn é, cada vez mais, uma estratégia que as empresas usam para analisar perfis de candidatos.

Com o LinkedIn também é capaz de conseguir emprego, angariar clientes e gerar maior autoridade na sua área de especialidade.

História Linkedin - Telemóvel com app aberta sobre uma mesa com um computador, óculos e fones

Então vamos lá! Para começar…

O que é o LinkedIn?

Ao contrário das outras redes socias voltadas para o entretenimento, o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo.

O LinkedIn é uma rede social bastante completa, onde não só é possível desfrutar da mesma como ainda pode aprender, estar atento às novidades do seu setor ou indústria. O LinkedIn conta com um canal de aprendizagem online, onde todos os usuários podem desenvolver as suas competências.

É uma das plataformas sociais mais antigas, onde o seu grande objetivo é conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos. Assim sendo, a sua missão é conectar profissionais de todo o mundo, com foco no crescimento das suas carreiras e ajudá-los a progredir nas mesmas.

O LinkedIn permite criar uma rede de contatos profissionais, facilitando a busca de referências e indicações para empregos. Desta forma, enquanto os novos usuários entram em busca de empregos/experiências e ampliar a sua rede de contactos, as empresas utilizam como fonte de informações, à procura de colaboradores.

O facto de ser uma rede social internacional, as oportunidades e os contactos podem surgir de qualquer canto do mundo.

História LinkedIn - Duas pessoas segurando um logotipo do Linkedin

Agora que já sabe o que é, vamos passar à história…

História do LinkedIn

A história do LinkedIn começa principalmente quando Reid Hoffman juntou Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Konstantin Guericke e Eric Ly na sua sala de jantar e tiveram a ideia de criar uma rede profissional online, em dezembro de 2002.

No entanto, o site do LinkedIn só foi lançado no dia 5 de maio de 2003. Reid Hoffman já apresentava um currículo de sucesso na área e é, por isso, o principal fundador desta rede social.

No primeiro ano de história desta rede social, o LinkedIn já apresentava fatores de sucesso, no entanto apenas em 2007 é que tudo começou a ficar mais elaborado. Para acrescentar à história do LinkedIn, neste mesmo ano houve algumas alterações na rede: como a possibilidade de colocar uma foto de perfil e a conexão por assuntos em comum.

Em 2012, o objetivo foi tornar a rede social LinkedIn mais simples, com novos layouts e funcionalidades, para que houvesse uma maior facilidade e desempenho no uso da mesma. Esta mudança foi essencial para potenciar ainda mais o crescimento não só da rede social mas também de todos os seus usuários.

A partir daí, o LinkedIn cresceu bastante e, é hoje considerada a maior rede profissional do mundo, contando com mais de 756 milhões de usuários e com presença em mais de 200 países.

Número de Utilizadores no Linkedin
Número de Utilizadores no Linkedin – Junho 2021. Fonte: Linkedin

A rede social está disponível em 24 línguas como inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol, japonês, árabe, chinês, checo, dinamarquês, holandês, romeno, polaco, russo, sueco, Tagalog, Thai e turco.

É de realçar que a área que mais cresce na plataforma é formada por recém-formados e estudantes.

A 13 de junho de 2016, a Microsoft comprou esta rede social por 26,2 mil milhões de dólares. Sendo esta compra considerada uma das maiores do mundo digital, se não a maior, da Microsoft.

Atualmente…

Ryan Roslansky é quem preside o LinkedIn.

Anteriores CEO do Linkedin:

Reid Hoffman

Jeff Weiner

No modelo de negócios desta rede social, a sua receita é originada principalmente pela publicidade, soluções de recrutamento (LinkedIn Corporate Solutions) e das assinaturas premium dos usuários.

Evolução Logótipo LinkedIn. Fonte: 1000Logos

Evolução das primeiras páginas do LinkedIn (2002 – 2007)

Estatísticas do LinkedIn (2021)…

  • A cada segundo entram dois novos usuários para a rede social LinkedIn.
  • Página de Estatísticas do Linkedin
  • No primeiro trimestre de 2021, a receita do LinkedIn aumentou 23% ano a ano (LinkedIn)
  • Em 2020, o LinkedIn teve uma receita de US$ 181 mil milhões. (LinkedIn)
Fonte: Data Portal

Curiosidades do LinkedIn

  • A sede do LinkedIn fica na Califórnia, Estados Unidos.
  • Reid Hoffman, fundador principal do LinkedIn começou por criar a SocialNet, um site para serviço de encontros e, anos mais tarde, é que de várias das suas ideias, surgiu o LinkedIn.
  • Como esperado, os primeiros usuários reais do LinkedIn foram todos da equipa fundadora. O primeiro de todos foi Jean-Luc Vaillant!

Características do LinkedIn – E se fosse uma pessoa?

Voz

Quando o LinkedIn escreve e fala, tenta que se sinta que é seu colega de
trabalho, alguém de quem gosta e em quem confia. Alguém que está
sempre do seu lado, pode confiar e que se interessa em ajudá-lo a ser melhor profissional.

Físico (fotos)

As fotos usadas pelo LinkedIn têm de transmitir pessoas reais no mundo real do trabalho.

Personalidade (design)

O design utilizado tem de transmitir a sensação de calor, a humanidade e a
comunidade da marca. O design deve ser acessível e inclusivo.

Artigos relacionados sobre LinkedIn:

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora com alguém que saiba que também está à procura da sua oportunidade e que quer saber mais sobre esta GRANDE rede social!

Acompanhe as novidades GRATUITAMENTE e registe-se AQUI

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contatar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Categorias

Categorias

Artigos Recentes