fotos de capa linkedin exemplos

Imagem de Capa LinkedIn: dicas, modelos e ideias

A imagem de capa do LinkedIn costuma ser um aspeto comummente negligenciado na construção do perfil. Com o foco numa boa descrição ou numa foto de perfil adequada, este elemento igualmente crucial acaba por não ter a atenção devida.

No mercado de trabalho atual, o perfil LinkedIn é um aspeto de extremo relevo ou importância, seja para quem procura oportunidades de emprego, como também relações de negócio. Por isso mesmo é altura de melhor conhecer esta zona do perfil e como melhor adaptar para causar uma ótima impressão em quem visitar o seu “cartão de visita digital”.

Aspetos a considerar ao criar uma imagem de capa

Como a foto de capa ocupa uma grande porção do “cartão de visita”, dá também mais espaço para libertar a criatividade do profissional. Apesar de poder haver uma maior liberdade, há alguns pontos que têm de estar presentes:

A imagem tem que ser apropriada à sua atividade e de boa qualidade

Isto quer dizer que a foto não pode estar desalinhada com o perfil e com o seu posicionamento na rede. Por muito que seja uma rede social, o perfil LinkedIn tem de ser sempre voltado para o ambiente profissional.

Por isso, a foto tem de conter uma imagem associada à área/setor onde opera ou a áreas de interesse para a sua carreira profissional para os perfis que o visitarem terem uma clara ideia do que faz.

Não só isso, como também acaba por transmitir mais confiança ao utilizador que o visita, precisamente porque demonstra que, ao contrário de muitos utilizadores que não alteram a foto “básica”, é ativo e que tem cuidado com a sua aparência digital.

Sabia que: a foto de capa aceita imagens até 8MB? É um fator importante a ter em consideração para garantir a alta qualidade da imagem de capa

Uma foto “pixelizada” ou desproporcionada dá um mau aspeto à aparência do seu perfil, pelo que deve fazer pela foto de capa ter uma qualidade substancial.

Ter em atenção às diferenças entre os dispositivos fixo e móvel

A foto de capa não é mostrada da mesma forma nestes dispositivos, algo que não é tido em conta na construção da foto de capa. Por causa de serem ecrãs com tamanhos diferentes, a foto é comprimida.

[Possível arranjar exemplos?]

Isto causa com que alguns elementos possam ficar escondidos quando vistos pela aplicação móvel.

Se a sua empresa já tem uma foto de capa construída, aproveite e use-a!

Algumas empresas, como estratégia de comunicação e de fortalecimento de marca, podem já ter desenvolvido uma foto de capa para uniformizar a presença online dos seus colaboradores.

Foto de capa LinkedIn SONAE MC
Foto de capa utilizada pelos colaboradores da SONAE MC

Se for esse o caso, é uma boa forma de poupar o trabalho de criar a foto de capa (que certamente já cumpre os parâmetros anteriormente mencionados). É também uma ótima oportunidade de se alinhar com o perfil da empresa e, assim, estar alinhado com o resto da equipa.

Como criar uma foto de capa para o LinkedIn

Esta tarefa parece ser a parte mais difícil, no entanto e atualmente, há formas que facilitam este processo. Por vezes, pode nem ser preciso criar uma foto de capa de raiz – basta a imagem certa para transmitir uma mensagem poderosa.

Foto de capa alusiva ao Negócio Internacional
Foto de capa alusiva à área do Desporto

Caso queira criar uma foto de capa de raiz, não é preciso pedir que façam esse trabalho por si, há diferentes ferramentas disponíveis no ambiente online para conseguir construir a sua imagem de fundo. Alguns exemplos são:

Estas ferramentas tornam o processo de trabalho gráfico mais intuitivo ao terem funcionalidades que são acessíveis a pessoas com diferentes tipos de conhecimentos e versatilidade gráfica.

Além disso, estas opções também permitem criar imagens de fundo com as dimensões corretas (que é de 1584 x 396 pixéis, com uma resolução de 4:1) para a foto de capa ficar devidamente ajustada ao ser perfil e com o máximo de qualidade possível.

Estas aplicações baseadas na web também tem a versatilidade extra de possuírem já templates (ou “modelos”), dos quais se pode basear para ter um ponto de partida para a sua foto.

Mesmo sem estes templates, pode pesquisar por ideias através dos motores de pesquisa, e também ter essas ideias a culminar na sua foto de capa.

Como alterar a foto de capa

Com a foto de capa já construída, está na altura de a aplicarmos ao perfil. Para isso, é preciso fazer o seguinte:

  • Aceder ao perfil;
  • No cabeçalho do perfil, procurar o pequeno ícone para alterar a foto de capa;
  • Depois “Editar imagem de fundo do perfil” e escolher a foto que deseja adicionar;
  • Ajustar a imagem
    • Se a imagem for das dimensões referidas previamente, poderá não querer ajustar;
    • No caso de ser uma foto de dimensões maiores, poderá querer destacar alguma secção em específico da foto;
  • Por fim, clica-se em “Aplicar”.

Notas finais

Apesar de parecer ser um trabalho árduo, a construção de uma foto apelativa para imagem de fundo de perfil está cada vez mais simples. A possibilidade de poder colher ideias de diferentes fontes ou de utilizar estas ferramentas para criar a sua foto de capa LinkedIn são benefícios que deverá utilizar para melhor embelezar e fortalecer o seu perfil.

É inegável que esse cuidado traz vantagens e que distingue logo o seu perfil dos outros, por isso aproveite esta estratégia para marcar a diferença de forma positiva!

Ler também


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes