Os InMails do LinkedIn são algo que não costumam ser bem conhecidos pelos utilizadores em geral. Isto porque não são possíveis de aceder a quem não possui uma conta Premium.
Por isso mesmo é importante saber melhor o que são os InMails, como funcionam e as vantagens que trazem. Desta forma, poderá decidir se será benéfico adicionar esta ferramenta às suas atividades no LinkedIn.
ÍNDICE
O que são InMails do LinkedIn?
InMails do LinkedIn, muito simplesmente, são mensagens que se podem enviar diretamente a qualquer utilizador na rede. Isto faz com que o utilizador alcance muitas mais pessoas na rede.
O utilizador, tipicamente, não pode contactar pessoas fora da rede de grau 1. Apesar disso, ainda há diferentes formas de enviar mensagens no LinkedIn.
Estas diferentes formas também permitem aceder a utilizadores que estão fora da rede mais próxima do utilizador. Isto poderia derrotar o propósito dos InMails, mas não é o caso.

Mensagens vs InMails: Diferenças e usos
Relativamente às mensagens, estas apresentam algumas vantagens:
- Não requerem algum tipo de subscrição Premium;
- Não há limite mensal para as enviar;
- Como referido acima, dá a possibilidade de contactar pessoas de fora da rede (em contextos muito específicos).
As principais desvantagens passam por não poder aceder a qualquer pessoa de forma livre e a qualquer momento.
E, relativamente à liberdade de envio de mensagens, é aí que os InMails brilham.
Os InMails permitem:
- Enviar uma mensagem a qualquer profissional, independentemente do grau de conexão;
- Além de corpo de texto, permite também adicionar um assunto à mensagem.
Desta forma não é preciso andar à procura de meios alternativos para contactar os profissionais na rede. Basta procurar e enviar a mensagem.

A única desvantagem é que os créditos de InMail são limitados. No entanto, estes créditos podem ser reavidos no caso do utilizador responder ao InMail.
Os créditos InMail expiram após 90 dias!
Além disso, como os InMails requerem uma licença Premium (como o Sales Navigator), poderá usufruir dessa licença para diferentes fins.
Devo comprar uma licença para obter InMails?
As licenças Premium devem sempre ser consideradas de acordo com o posicionamento na rede. O LinkedIn oferece 4 tipos de contas Premium:
- Career
- Business
- Sales Navigator
- Recruiter Lite

A escolha desta licença será feita com base no posicionamento do profissional na rede: um utilizador focado em novas oportunidades poderá querer utilizar a licença Career.
Já um profissional de B2B poderá interessar mais a licença Business, enquanto que para um profissional de vendas irá focar-se mais no Sales Navigator. Por fim, um recrutador irá naturalmente escolher a licença Recruiter.
Estas licenças acabam por vir com um custo relativamente alto associado. Por isso, é importante certificar-se que vai usufruir de todas as funções, nomeadamente os InMails.
O que evitar ao enviar InMails no LinkedIn
Como tudo no LinkedIn, é importante ter em atenção diferentes aspetos relativamente ao envio de InMails.
Em primeiro lugar, é obrigatório não usar os InMails para spam. Além de ser uma forma de desperdiçar créditos, também limita as suas oportunidades de expandir a rede.
Em seguida será importante considerar a extensão da mensagem. Uma mensagem longa não será tão cativante como uma mensagem mais curta e direta.
Um último aspeto a considerar evitar será o envio de mensagens copiadas e coladas. Não só será uma forma de demonstrar falta de interesse na conexão, como também não será algo bem visto. Isto acabará por reduzir as chances de receber uma resposta.
3 dicas para InMails do LinkedIn de Sucesso
Após alguns aspetos a evitar, ficam também algumas dicas para o sucesso no envio de InMails:
- Colocar-se no lugar do recetor
Assim como envia mensagens, decerto que também as recebe. Ao pensar na pessoa a quem irá enviar a mensagem e adequar o discurso, irá escrever mensagens mais impactantes e que conectem o profissional do outro lado.
- Assunto cativante e direto
Uma ótima forma de prender o recetor do InMail é com um título apelativo. Ao cativar a atenção dessa forma, irá fazer com que o utilizador leia e responda à sua mensagem.
- Texto direto e conciso
Como referido, uma mensagem muito longa reduz em muito a possibilidade da mensagem ser lida ou respondida. Ao manter a mensagem curta, incentiva o utilizador a ler e, depois, a responder.
Conclusão
Os InMails são uma forma muito versátil de contactar com os profissionais. Como vêm aliado a uma licença Premium, ainda mais será fortalecida a proposta de valor dos InMails.
Caso esteja à procura de novas oportunidades, a expandir a sua rede ou potenciar as suas vendas, os InMails serão uma ferramenta valiosa em estabelecer e manter conexões!
Quer melhorar a performance de vendas com o LinkedIn?
Conheça o curso Linked2Sales, onde irá descobrir mais sobre como utilizar o potencial do LinkedIn para as suas vendas. De forma online, saiba como a rede profissional de excelência pode aumentar as suas oportunidades de negócio. Junte-se agora ao Linked2Sales!