As Maiores Páginas da Empresa no LinkedIn – abril 2022 capa

As Maiores Páginas da Empresa no LinkedIn – abril 2022

O LinkedIn conta já com quase 60 milhões de Páginas da Empresa! Quais são as maiores e como se classificam noutros parâmetros no mês de abril?

Com esta enorme quantidade de Páginas da Empresa (como analisado na análise à realidade global de empresas no LinkedIn), é apenas natural que algumas estejam mais representadas do que outras. Marcas enormíssimas como a Amazon ou até o próprio LinkedIn possuem Páginas da Empresa.

O LinkedIn também faz o relatório de “Top Companies”, mas é mais orientado para as melhores empresas para desenvolver a carreira. Em 2022 e pela primeira vez essa análise foi feita para Portugal.

Desta forma, é também interessante observar as maiores Páginas da Empresa. Por isso, este top de Páginas da Empresa foi construído com base no maior número de seguidores.

As Maiores Páginas da Empresa no LinkedIn – abril 2022

Em específico, foram escolhidas Páginas que ultrapassassem a marca dos 10 milhões de seguidores. Além disso, foram também escolhidas Páginas acima dos 9 milhões de seguidores para serem monitorizadas em análises futuras.

As maiores Páginas da Empresa no LinkedIn em abril de 2022

As Maiores Páginas da Empresa no LinkedIn –  Top 10 Seguidores - abril 2022

É possível observar que há diferentes patamares entre estas Páginas: os primeiros 4 lugares vão para Páginas da Empresa com mais de 20 milhões de seguidores, seguido pelo grupo de mais de 10 milhões de seguidores e menos de 20.

Dentro deste grupo uma “anomalia” será a Apple que, apesar de não fazer nenhuma publicação, continua com uma legião de seguidores dentro do LinkedIn.

Em seguida, temos as empresas com menos de 9 milhões, onde a surpresa será mesmo a Tesla Motors não ter (ainda) mais seguidores. Isto devido ao facto do CEO Elon Musk ser uma figura tão proeminente nas redes sociais.

A outra surpresa será a Tata Consultancy Services, empresa de Mumbai, com 9 milhões e 247 mil seguidores. Além disso, não é o único campo onde surpreende, como se verá a seguir.

Em termos de setores de atuação (e principalmente depois da nova atualização dos setores no LinkedIn) vê-se um principal foco em:

  • Publicação na Internet
  • Publicação de livros e periódicos

Sendo que também há alguns setores diferentes, como “Manufatura” ou então, da Apple, “Desenvolvimento de software”. Aqui não há grandes surpresas, considerando que estas marcas serão as que lideram os seus diferentes setores.

Análise ao número de colaboradores destas Páginas da Empresa

As Maiores Páginas da Empresa no LinkedIn –  Top 10 Colaboradores- abril 2022

Dentro destas 17 Páginas, foi também analisado o número de colaboradores das empresas, sabendo sempre que isto está dependente que as pessoas atualizem (corretamente) o seu cargo.

Desta forma, apenas se pode ter uma ideia aproximada do número de colaboradores. Mesmo assim, mostra se o uso do LinkedIn é devidamente partilhado dentro da empresa.

Nesta área, a maior surpresa volta a ser a Tata Consultancy Agency, que possui sensivelmente metade do número de colaboradores da Amazon. De resto os números apontam para o que é expectável, considerando as empresas que se encontram listadas.

Um outro facto a apontar é que as Páginas com menor número de colaboradores são (além da TED Conferences) da área das publicações:

Análise ao número de Vagas destas Páginas da Empresa

Por fim, no campo de maior número de vagas (sendo esta uma das várias formas de procurar vagas no LinkedIn) vemos o claro top 2: A Amazon e a Deloitte, com o estonteante número de 107 260 e 96 099 vagas, respetivamente.

Isto pode também justificar, em parte, o grande número de seguidores que as Páginas têm, visto que há a opção de, ao preencher a candidatura à vaga ficar automaticamente a seguir a Página.

Relativamente às outras Páginas, não haverá muito a apontar a não ser o facto de que a Business Insider e a Harvard Business Review não têm nenhumas vagas para se candidatar.

Análise final às maiores Páginas da Empresa do LinkedIn em abril

Em termos de seguidores, certamente que haverá mudanças ligeiras entre os 4 lugares de topo, com os seguintes a batalhar para cruzar a marca dos 20 milhões. Numa análise futura, algumas Páginas como a Tesla ou a Deloitte terão cruzado os 10 milhões.

Relativamente aos outros campos, estes manterão os mesmos valores, com a possibilidade do número de colaboradores crescer e o número de vagas diminuir, dependendo de diversos fatores. Como a pandemia provocada pela COVID mostrou, pode haver mudanças abruptas e de enorme escala a nível do mundo corporativo.