Novidades LinkedIn 2021

Novidades do LinkedIn em 2021

2021 aproxima-se do fim e este foi um  foi um ano cheio de novidades no mundo LinkedIn! De forma a melhor saber e ter melhor noção destas novidades, foram compiladas as novidades de 2021 no LinkedIn.

Novidades a nível do Perfil

Novo perfil

Uma mudança que se encontra ainda em implementação faseada. Acima de tudo, trata-se de uma mudança a nível estético e estrutural do perfil. Apesar de não ser uma mudança muito vincada, afeta mais de 20 componentes da área do perfil.

Cover Story

Este pequeno vídeo de 30 segundos encontra-se nos perfis, dentro da foto do perfil. Ao abrir um perfil com Cover Story, a foto de perfil é substituída por um pequeno trecho desse vídeo. E, quando clicado, leva ao vídeo completo com áudio.

Novidade LinkedIn de 2021 - Cover Story
Perfil com Cover Story (roda laranja à volta da imagem de perfil)
Novidade LinkedIn de 2021 - Cover Story com pré-visualização
Pré-visualização da Cover Story

Modo de criação

Este modo foi desenhado a pensar para os criadores de conteúdo. Ao ativar este “Modo de criação”, acontecem as seguintes alterações:

  • A secção “Destaque” e “Atividade” passam a ficar acima de “Sobre”;
  • Permite a inclusão de hashtags sobre os principais temas no Cartão Principal (até um máximo de 5);
  • O botão “Conectar” muda para “Seguir”;
  • O número de “Seguidores” será exibido na introdução do perfil;
  • A seção “Atividade” exibirá 6 das “Publicações” mais recentes, em oposição às 3 do perfil sem este modo ativado.

O Modo Criador Avançado agora oferece acesso:

  • Vídeo em direto (ou “livestreams” / transmissões em direto)
  • Criação de Newsletters

O “Modo de criação” é a única maneira de adquirir a capacidade de fazer Newsletters do LinkedIn e automatizar o envio da sua solicitação de acesso para fazer transmissões em direto.

Outras mudanças

Em janeiro, e de forma a ser uma plataforma mais inclusiva, é possível adicionar Pronomes. Esta funcionalidade permite que os membros adicionem pronomes de género dentro do “Cartão superior” – não como parte do sobrenome.

As “Páginas de serviço foram adicionadas em abril como uma mini página de negócios dentro do Perfil LinkedIn. Esta funcionalidade foi adicionada com os freelancers e pequenos empresários em mente, embora qualquer pessoa possa criar a sua página de “Serviços”.

Novidades LinkedIn de 2021 - Área de serviços
Área de serviços no perfil LinkedIn

“Solicitações de serviço”, “Projetos de cliente” e “Status de avaliações” estão em fase gradual de implementação (com início em julho) para dar suporte ao novo “Marketplace”. Esta secção do LinkedIn oferece a oportunidade para freelancers e pequenas empresas atenderem diretamente as necessidades dos membros da rede.

Services do LinkedIn – o poder combinado dos provedores de Serviços, com o valor agregado de poder contactar diretamente com os profissionais e poder deixar uma avaliação.

Em agosto, o Self ID foi lançado e o LinkedIn deseja que os membros identifiquem informações altamente confidenciais sobre idade, identidade racial ou étnica, género, identidade transgénero, orientação sexual, deficiência, prestação de cuidados e serviço militar.

Essas informações confidenciais que o LinkedIn está a considerar podem ajudá-los a compreender melhor e melhorar a forma como diferentes pessoas experimentam a plataforma, identificar e lidar com possíveis preconceitos, fornecer insights sobre o que aprendemos e personalizar o conteúdo para nós.

“Pai que fica em casa” e “Mãe que fica em casa” (em inglês “Stay-at-home Dad” e “Stay-at-home Mom”) são agora descrições de Cargos reconhecidas no LinkedIn para dar suporte às explicações do “Work Gap”.

Opção de "Progenitor que fica em casa"
Opção de “Progenitor que fica em casa”

Ao selecionar um desses títulos (para já, apenas suportados em inglês para preenchimento automático) ao adicionar “Formação Académica”, a seleção de uma empresa será opcional após selecionar “Autónomo”, em “Tipo de emprego”.

Memorialize, “Fechar” ou “Denunciar um membro como falecido” permite que o legado de uma pessoa permaneça no LinkedIn ou seja removido após aprovação.

Em setembro, e com a mudança no mundo do trabalho provocada pela pandemia, “Híbrido”, “Remoto” e “No local” agora são opções ao ativar o “Open to work”.

Desta forma, e em vista o novo mercado de trabalho, os membros da rede podem estabelecer as suas preferências de trabalho.

Em outubro, finalmente foi implementada a possibilidade de “Solicitar proposta” de um “Provedor”. Permite que os utilizadores do LinkedIn contactem diretamente os Provedores para obter uma proposta dos seus serviços.

Este recurso pode ser descoberto ao visitar uma página de Provedores (“Serviços de fornecimento”) vinculado a partir do Cartão superior do perfil ou descoberto em pesquisa por “Serviços”. Tanto a pesquisa de serviços quanto a solicitação de proposta são recursos reaproveitados do sistema “ProFinder” (agora “Services”).

Provedores de serviço podem, depois de novembro, conectar a “Página de serviços” à “Página da Empresa” para ajudar clientes em potencial a aprender sobre os serviços que oferecem.

Novidades de 2021 nas Atividades dentro do LinkedIn

Limitações

Podem ser feitos aproximadamente 100 convites de conexão por semana, que se renovam às 2ªfeiras.

Relativamente a pesquisas, estas também são 100 o total que se pode fazer. No entanto, este limite é mensal e renova todos os meses.

Outras novidades

Em maio, o Skills Path foi projetado para ajudar os recrutadores e candidatos a empregos a perceber que habilidades para um trabalho podem ser facilmente transferidas para outro trabalho.

O “Skills Path” reúne as ferramentas de “Skill Assessments”, “LinkedIn Learning” e “Career Explorer” para ajudar a eliminar as lacunas de habilidades.

Em setembro, o Modo escuro começou a sua implementação gradual em desktops e dispositivos móveis. Conheça mais sobre este modo neste artigo.

O LinkedIn, em outubro, deu a opção se o utilizador “Deseja ver o conteúdo político em seu feed?”, com uma alternância padronizada para “Sim” e uma opção para “Não”, que ativa o filtro. A definição de Política no momento do lançamento é “conteúdo sobre partidos políticos e candidatos, resultados eleitorais e iniciativas eleitorais”. Por agora só no mercado dos EUA e em inglês apenas.

Novidades do LinkedIn em 2021 – Publicações

O limite de caracteres para uma publicação agora é 3000 caracteres, em vez de 1300.

E, agora, uma das “histórias” principais foi o facto de que as “LinkedIn Stories” foram descontinuadas. À semelhança de muitas outras aplicações, o LinkedIn possuía uma ferramenta de criação de publicações temporárias, denominadas de “LinkedIn Stories”.

Não teve muito sucesso nem adesão, facto esse que levou ao seu abandono e posterior descontinuação.

Agora, quando o perfil está a fazer uma transmissão em direto (uma LinkedIn Live), aparece na foto de capa de quem estiver a fazer o evento o vídeo em direto.

Ou seja, sempre que alguém visitar o perfil, a foto de capa estará a transmitir o live, que poderá ser aberto para ser acedido. Isto torna mais fácil para os membros encontrarem o conteúdo.

O “Modo de acessibilidade”, implementado em junho, fornece ao leitor mais opções para trabalhar com documentos anexados e até inclui uma verificação de vírus automática.

Para ativar o “Modo de acessibilidade é necessário entrar no modo de ecrã inteiro do documento (através do pequeno ícone no canto inferior direito) e, após a expansão do documento, encontra-se a opção “Modo de acessibilidade” no canto superior direito.

Após a pequena verificação de vírus, o documento é aberto com mais ferramentas para facilitar a leitura.

Outubro foi mês em que foram lançados os “Premium Post Analytics”, que estão disponíveis tanto para desktop quanto para a aplicação. Este lançamento, contudo, é faseado. Como o nome indica, são estatísticas apenas disponíveis para contas premium.

Como referido, foi lançado de uma forma generalizada a possibilidade de criação de Newsletters para a comunidade. Antes desta mudança, a possibilidade de criação de newsletters era apenas permitida a alguns membros da rede.

Novidades na área das Mensagens

Uma das grandes novidades do LinkedIn de 2021 foram as videoconferências dentro da plataforma LinkedIn. Agora, os membros do LinkedIn criar e executar videoconferências para realizar reuniões dentro do próprio LinkedIn.

A plataforma também referiu, no lançamento da funcionalidade, que iria ser atualizada e melhorada para incluir funções como videoconferências de grupo.

Além disso, permite também partilhar convites ligados a fornecedores terceirizados integrados, como o Microsoft Teams ou Zoom, tudo diretamente a partir das mensagens.

Novidades nas Páginas das Empresas

Em julho, o “Superadministrador” pode agora designar múltiplos cargos, com base em permissão, subpágina e Administradores de publicidade paga para ajudar a gerir a sua Página da Empresa do LinkedIn.

É também possível escrever artigos na Página da Empresa, mas apenas está disponível para membros com o cargo de “Superadministrador” ou “Administrador de conteúdo”. A opção está em “Começar Publicação”, e “Escrever Artigo” para começar.

A “Guia Minha Empresa” foi adicionada, de forma a interligar e fortalecer a força de trabalho dentro de uma empresa. Neste espaço, os colaboradores podem acompanhar as informações e notícias atualizadas sobre a empresa onde trabalham.

Foram também disponibilizadas as Analytics da “Página da Empresa” como aplicação. Essas novas ferramentas de análise para dispositivos móveis fornecerão perceções sobre o desempenho de uma página do LinkedIn de marca, seja orgânica ou paga, tudo de dentro do aplicativo móvel do LinkedIn.

Por fim, foi também possibilitada às Páginas das Empresas a criação de Eventos. A particularidade é que as Páginas das Empresas podem pedir, no ato de inscrição, um pedido de informações sobre quem quiser participar.

Certificação – LinkedIn Ads

O LinkedIn anunciou em Julho a primeira certificação oficial em LinkedIn Ads (Anúncios do LinkedIn). Pode agora aproveitar e adicionar esta competência ao seu CV.