Como criar uma Página da Empresa LinkedIn

Como criar uma Página da Empresa no LinkedIn

Com a transformação digital, a presença online não só tem sido uma constante na vida pessoal, como também o passou a ser na vida profissional. Por isso, é importante não só os colaboradores, mas também as empresas começarem a ter uma pegada digital bem marcada e um primeiro passo neste objetivo é criar uma Página da Empresa no LinkedIn.

Este artigo pretende clarificar todo o processo de registo da sua empresa no LinkedIn, seja uma empresa que está agora a começar a caminhada no mundo digital ou, como também é possível acontecer, ter criado erradamente uma página de empresa através de um perfil.

Criar uma Página da Empresa no LinkedIn

Para darmos início ao processo de criação da página corporativa no LinkedIn deve-se, antes de mais, pesquisar pelo nome da página no motor de pesquisa da rede para confirmarmos a inexistência de qualquer referência a uma página que queiramos criar.

Feita esta pesquisa inicial e com a segurança de que não estaremos a criar uma página duplicada, procede-se agora à criação da Página da Empresa. Para isso, começa se por aceder o separador “Soluções”, onde é possível, no fundo, encontrar “Crie uma LinkedIn Page”.

Iniciado o processo, é presenteada a escolha sobre se a página é para uma pequena ou grande empresa, uma Showcase Page, ou uma página para uma instituição de ensino.

Para ter sucesso neste processo, o utilizador tem que garantir as seguintes condições:

  1. Ter um perfil pessoal no LinkedIn e criado há mais de 7 dias.
  2. A força do perfil deve ser Intermediária ou Perfil Campeão.

Na eventualidade de, futuramente, querer tornar-se administrador da Página da Empresa é preciso preencher os seguintes requisitos:

  1. Ser funcionário atual da empresa e o cargo estar adicionado na secção “Experiência” do perfil.
  2. Ter endereço de e-mail corporativo (ex.: utilizador@nomedaempresa.com) adicionado e confirmado na sua conta do LinkedIn.
  3. O domínio de e-mail é exclusivo da empresa.

Um domínio de email não pode ser utilizado mais do que uma vez para criar uma página. Infelizmente (ou talvez não), os domínios de e-mail genéricos (tais como gmail.com ou yahoo.com), como não são exclusivos de uma empresa, não podem ser utilizados para a criação de uma Página de Empresa. Por um lado, limita algumas pessoas com empresas menores ou autónomas, por outro limita a criação de Páginas das Empresas falsas.

Inserir os dados para criar a Página da Empresa

Agora que foi escolhido o tipo de Página de Empresa a criar, é preciso introduzir os seguintes dados:

  • Nome da Empresa
  • URL público do LinkedIn (o URL personalizado para a sua página ser facilmente acessível)
    • Exemplo: https://www.linkedin.com/company/linkedportugal/
  • Detalhes sobre a Empresa
    • Setor
    • Tamanho da Empresa (que varia as opções conforme a escolha de Pequena ou Média a Grande Empresa)
    • Tipo de Empresa
  • Logo da Empresa (cuja imagem é limitada à resolução 300x300px, e aos formatos .jpg ou .jpeg, e .png)
  • Slogan da Empresa (uma pequena descrição do que a Empresa faz e que serviços fornece)
  • Declarar que é representante oficial da Empresa e os termos associados

Assim que estas informações estiverem preenchidas, a Página da Empresa estará criada.

Está criada a Página da Empresa! O que mais pode ser feito?

Página da Empresa

Apesar de se ter introduzido as informações relativas à Empresa no passo anterior, a página pode ser mais personalizada ainda, com áreas que devem ser preenchidas para um futuro candidato ou cliente melhor entender e conhecer a sua empresa.

Em primeiro lugar, será relevante adicionar, à semelhança do perfil, uma foto de capa à Página da Empresa, onde é possível incluir uma imagem com alguns dos pontos fortes da empresa ou simplesmente uma imagem alusiva à área ou setor da empresa. Esta imagem tem a resolução máxima de 1584x396px, o que permite ter uma alta qualidade de imagem, que deve ser aproveitada.

Importante ter atenção ao posicionamento de certos elementos na foto de capa: esta foto é transversal a todos os dispositivos, por isso, nalguns casos (como o mobile) alguns elementos podem ficar escondidos devido ao comprimento ser menor.

Dentro das configurações da Página da Empresa, encontram-se as seguintes áreas

Título

Na primeira área, no separador “Informações da Página” encontram-se as definições já previamente inseridas aquando da criação da Página da Empresa (que agora é possível editar), e, em seguida, o separador “Botões”.

Menu Página da Empresa

Esta função serve para adicionar botões personalizados para, por exemplo, redirecionar ao site da empresa, e esta definição é acompanhada por uma pré-visualização de como fica o botão na Página da Empresa.

Sobre

Na “Visão geral”, o primeiro separador da seccção “Sobre“, encontra a área para a descrição da sua empresa. Deve ser redigida uma descrição da empresa até 2.000 caracteres. Pode e deve ser feito em mais do que um idioma.

Para aceder à configuração para outro idioma, no separador anterior de “Informações da Página”, é encontrada a opção de “Gerenciar informações em outro idioma”, ou, no fim dos menus de configurações, na aba “Gerenciar idiomas”. A partir destes menus, e à semelhança do perfil pessoal, é possível ter dois idiomas, que se irá adaptar conforme o visitante da página.

Além disso, são apresentadas definições que, à semelhança das primeiras, já foram adicionadas e que podem ser editadas, caso seja necessário.

Ainda na “Visão geral” é possível adicionar 3 definições que não estavam posteriormente identificadas:

  • Telefone
  • Ano de fundação
  • Especialidades (até 20)

Para uma melhor perceção por parte do cliente ou de um futuro candidato, assim como uma demonstração da robustez da página, será relevante preencher todos os campos.

Em seguida encontram-se as “Localidades”, onde é possível adicionar as diferentes localidades onde a a empresa opera. Mais uma vez, este é um elemento fulcral a adicionar para também ser possível mostrar, de forma simples e intuitiva, onde é possível encontrar a empresa. Isso também permite ser encontrada de melhor forma nas pesquisas do LinkedIn, através do filtro de Localidades.

Comunidade

Menu Página da Empresa

No separador “Comunidade” temos as duas abas de “Hashtags” e “Grupos em destaque”. Na aba “Hashtags” serão adicionados hashtags relevantes à página, ou criar os da página para, depois, poder facilmente monitorizar as interações específicas com a sua página. Além disso, também será interessante os colaboradores da empresa utilizar estes hashtags para atrair mais atenção para a Página da Empresa.

No que toca à secção dos grupos, permite adicionar grupos relevantes para a sua página, para que depois os utilizadores da rede se possam juntar através da Página da Empresa.

Administradores

Por fim, a última área de edição é a dos administradores. Esta área permite ao responsável pela criação da página de designar novos administradores (até 10), e devem estar previamente conectados ao utilizador para incluí-lo como administrador. Todos os administradores designados como “Superadministrador” terão agora as mesmas funções (podendo até eliminar outros administradores!).

Além do cargo de “Superadministrador”, encontramos cargos mais subordinados, como o de “Administrador de conteúdo“, que, como o nome indica, fica com a possibilidade de gerir o conteúdo da página (sem ter acesso à possibilidade de editar a página; e também o cargo de “Analista“, que apenas pode gerir os dados analíticos (como visualizações de posts, like, rácios de engagement, entre outros) e exportá-los para poder fazer a análise desses mesmos dados.

Mudança do LinkedIn que permite adicionar Conexões que não são de 1º grau.

Quais os principais problemas no registo de uma Página da Empresa?

Ao tentar adicionar uma página, uma mensagem de erro poderá aparecer quando:

  1. A página já existe
    • Se o domínio de email estiver associado a uma página já existente, o LinkedIn avisa o utilizador. Visite a página da empresa para, posteriormente, entrar em contacto com administrador atual da página.
  2. Não tem os requisitos necessários para adicionar uma página (ver informações em “Criar uma Página da Empresa no LinkedIn” neste artigo).
  3. O email fornecido na página “Adicionar empresa” está associado a outra empresa.

Problemas relativos à gestão da Página da Empresa

  • Remover Funcionários da Página da Empresa

Para resolver este problema, é possível agir de duas formas:

  • No caso do utilizador ser um ex-funcionário da empresa, fazer a solicitação ao usuário para que atualize o seu perfil;
  • Fazer uma solicitação formal ao LinkedIn, usando o formulário de “Aviso de perfil falso”.

Após a leitura, pode também consultar esta Checklist, que permite ter um documento de suporte à criação da Página da Empresa, para certificar-se que tudo fica devidamente configurado.

Siga a minha página Empresa no Linkedin

ARTIGOS RELACIONADOS

Categorias

Categorias

Artigos Recentes