Principais diferenças entre Páginas de Empresa e Perfil no LinkedIn - dicas linkedin - linked2power - Pedro Caramez

Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn: principais diferenças e qual é a melhor opção numa estratégia eficaz

Devo apostar numa Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn? Essa é uma pergunta que surge com bastante frequência nas minhas formações e consultorias. Se também tem a mesma dúvida, este artigo ajudará a perceber melhor qual é a melhor opção para a sua estratégia na rede profissional.

Embora possa parecer uma escolha óbvia, nem sempre a resposta a esta questão é tão simples quanto parece. Seja como for, antes de esclarecer a sua dúvida, vamos antes compreender quais são as principais diferenças entre um Perfil Profissional e uma Página de Empresa no LinkedIn.

  • Perfil Profissional: esta é a sua “página pessoal” no LinkedIn. É onde irá contar conta sobre quem é, o que faz, qual a sua oferta de valor para o mercado e a suas realizações passadas. Se possui uma empresa, também deve referir o que a sua empresa faz.
  • Página da Empresa: este é o “perfil da sua empresa” no LinkedIn. Trata-se de uma página que pode ser gerida por si e outras pessoas que adicionar como “administradores”. É principalmente poderoso recurso para obter mais visibilidade para a sua empresa.
Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn - principais diferenças e qual é a melhor opção numa estratégia eficaz - dicas linkedin - linked2power - Pedro caramez

Resumidamente, quando as pessoas querem saber mais sobre si do ponto de vista profissional, buscarão essas informações no seu Perfil. Por outro lado, quando as pessoas querem saber mais sobre o seu negócio, elas usam a Página Corporativa para saber mais sobre a sua empresa.

Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn: principais diferenças

Algumas notas importantes destacada no Blog LinkedIn Marketing Solutions dá-nos um panorama mais amplo acerca dessa temática:

  • As Páginas de Empresa representam organizações coletivas, enquanto Perfis representam indivíduos.
  • A sua Company Page terá única e exclusivamente seguidores.
  • Já o seu perfil pessoal terá conexões, exceto se tive o Modo Criador ativado e, neste caso, poderá ter as duas coisas (veja aqui como ativar o Creator Mode no seu perfil).
  • Só poderá criar campanhas no LinkedIn Ads a partir de uma Página de Empresa.
  • Entretanto, precisará de um Perfil para poder criar e gerir páginas corporativas.
  • O seu Perfil inclui secções como Atividade, Experiência, Habilidades, Recomendações, Interesses, etc.
  • Uma Página de Empresa inclui secções como Visão geral, Sobre, Empregos e Pessoas, etc.
  • Uma semelhança importante entre os dois recursos do LinkedIn: AMBOS SÃO GRATUITOS!

“LinkedIn is no longer an online resume. It’s your digital reputation.” – Jill Rowley

🔹 Perfil Profissional no LinkedIn?

Vale destacar que o seu Perfil no LinkedIn é uma representação digital da sua Personal Branding no ambiente profissional. Pode usar isso para listar experiências anteriores, construir a sua rede de conexões, criar e partilhar conteúdos autênticos e relevantes para posicionar-se como referência no sector de atuação, angariar leads, entre tantas outras possibilidades.

Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn - principais diferenças e qual é a melhor opção numa estratégia eficaz - dicas linkedin - linked2power - Pedro caramez - 4

Note que o seu Perfil do LinkedIn NÃO é um currículo, mas sim uma espécie de landing page que ajudará imenso a sua estratégia profissional — seja para quem busca por recolocação profissional, ou até mesmo prospeção de potenciais clientes e parceiros de negócios.

Em muitos casos, o seu Perfil no LinkedIn poderá ser a primeira impressão profissional que um recrutador tem de si após uma pesquisa rápida na web. Portanto, não devemos tratar este fantástico recurso como um algo estático, mas sim uma ferramenta muito dinâmica. Isto significa que deve manter o seu perfil SEMPRE atualizado e devidamente otimizado!

LEIA TAMBÉM: Como criar um Perfil Campeão no LinkedIn

🔹 Página de Empresa no LinkedIn?

Seja uma Empresa, Instituição de Ensino, ONG, a Página de Empresa é o espaço ideal posicionar a marca, ajudando a definir a identidade, a voz, o propósito, os recursos e a cultura da sua empresa na plataforma.

Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn - principais diferenças e qual é a melhor opção numa estratégia eficaz - dicas linkedin - linked2power - Pedro caramez - 3

Se um Perfil foca na marca pessoal, uma página corporativa concentra-se na marca da empresa, servindo como uma ferramenta de Marketing dinâmica e excecionalmente eficaz, ajudando a estabelecer uma identidade separada de qualquer pessoa na organização.

Através de uma estratégia de conteúdos com partilhas consistentes, conteúdo relevante e envolvimento do público na sua página do LinkedIn, pode criar uma comunidade e incentivar os colaboradores a participar da divulgação, o que pode ter um impacto vital na sua cultura organizacional.

LEIA TAMBÉM: Como Otimizar a sua Página de Empresa no LinkedIn

Quando usar Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn

É claro que as situações variam e não há respostas exatas para esta questão. Contudo, a seguir deixo algumas orientações gerais para avaliar se deve investir os seus recursos na criação de uma página corporativa ou promover o seu negócio através do seu próprio perfil no LinkedIn.

🔹 Representa a face pública da sua marca?

Por vezes, algumas empresas são sinónimo dos seus proprietários (o meu caso é um exemplo disto). Por exemplo, imagine que o seu negócio é uma consultoria com o seu nome e o seu rosto é a presentação clara da sua marca. Neste caso, provavelmente fará mais sentido focar os seus esforços no seu Perfil, tanto para reforçar a sua Personal Brand no Linkedin, quanto a sua rede de conexões.

LinkedIn is no longer an online resume. It’s your digital reputation – Jill Rowley - dicas linkedin - linked2power - Pedro caramez

🔹 Tem como objetivo consolidar a sua Marca Empresarial?

Algumas pequenas empresas permanecem como únicas proprietárias, mas para outras têm como um dos seus objetivos a médio e longo prazo escalar o negócio. Nestas situações, fará mais sentido criar uma Página de Empresa, sendo fundamental traçar uma estratégia clara e comprometer recursos para impulsionar o seu crescimento.

Note que neste cenários uma estratégia inteligente focará no crescimento dos seguidores da página. Numa segunda fase, mude o foco da sua estratégia e procure a aumentar o reconhecimento e a notoriedade da marca através de conteúdo orgânico e, eventualmente, anúncios.

Por que deve usar os dois recursos: Página de Empresa & Perfil no LinkedIn

Construir uma Personal Brand forte com a ajuda do LinkedIn pode servir como um trampolim para o sucesso do seu negócio, seja canalizando esse impulso numa Página de Empresa ou mantendo tudo centralizado no seu próprio perfil.

Lembre-se: precisa de um perfil para dar aquele toque humano à comunicação empresarial.

Além disso, apostar todas as fichas na marca pessoal de uma pessoa da sua empresa pode ser perigoso (até mesmo CEOs podem deixar a empresa em algum momento). É justamente aqui uma Página de Empresa fará toda a diferença, fortalecendo a marca empresarial.

Espero que as orientações partilhadas ao longo deste artigo sejam úteis e ajudem a encontrar clareza sobre qual é a melhor opção para si e para a sua empresa.

***

banner horizontal livro Vencer com o LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez - 03

***

Ainda tem dúvidas sobre Página de Empresa ou Perfil no LinkedIn? Precisa de consultoria ou ação formativa para impulsionar os resultados na rede profissional?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes