forte presença empresarial no LinkedIn

7 dicas para alavancar a Presença dos Colaboradores no LinkedIn

Atualmente, as empresas cada vez mais têm-se tornado mais próximas dos seus colaboradores e apostam no sentimento de união e pertença. Para isso, a estratégia comunicativa passa por ser mais inclusiva, e uma dessas ações passa por alavancar a Presença dos Colaboradores no LinkedIn.

O LinkedIn é a rede social predileta para uso profissional e, por isso, é importante a sua empresa ter uma Página de Empresa ativa (e, caso não tenha, pode consultar como criar uma página de empresa no LinkedIn), mas também é importante que seja uma página ativa, para assim os seus colaboradores participar e interagir com a empresa no LinkedIn.

Como construir uma forte presença dos Colaboradores no LinkedIn:

1. Os perfis dos colaboradores têm de estar atualizados!

O LinkedIn é, primariamente, constituído pelos utilizadores, que por sua vez constroem a presença da empresa. Por isso, é importante que os perfis dos colaboradores estejam atualizados e que alguns campos dos dados do perfil redirecionem para a empresa. Pode ser interessante criar um “LinkedIn Day” para os colaboradores, para atualizarem as fotos de perfil e de capa (imagem de fundo) e também criar conteúdo à volta dessa ação!

  • Selecione uma [ou mais] imagens de capa alinhadas com a empresa para recomendar aos colaboradores;
  • Faça uma sessão fotográfica com colaboradores para que tenham uma foto de perfil com qualidade e alinhada com todos;
  • Recomende um Título Profissional com a seguinte estrutura: Cargo | Empresa | Áreas de Especialidade ou de Negócio;
  • Forneça um texto base da empresa para que possam adicionar ao resumo (Sobre);
  • Forneça conteúdo multimédia oficial da empresa (vídeo, apresentação, etc.) para adicionar à área “Em Destaque”;
  • Solicite que os perfis pessoais dos Colaboradores estejam vinculados à Página da Empresa;
  • Forneça o site e endereço da empresa para ser adicionado às informações de contato.

2. Fomentar a participação ativa na rede

Com os perfis bem construídos, é necessário dar-lhes “vida”. Por isso, é importante alinhar os ideais da empresa com os conteúdos, e passar esses ideais aos colaboradores, fazendo uso de recursos como conteúdos de marketing ou, da guia “Minha Empresa”, da qual podem usufruir de conteúdos para publicar no perfil de forma nativa, que por sua vez têm maior alcance.

  • Um colaborador ativo no LinkedIn não é um aspeto negativo, por isso incentive-o a ser ativo, a ser informado e a contribuir diretamente como um porta-voz da empresa;
  • Estimule os Colaboradores a desenvolver uma Rede de Contactos com qualidade (envolvendo-se com pessoas relevantes do mercado de atuação da empresa);
  • Consciencialize os colaboradores para as melhores práticas de comunicação com outros profissionais (etiqueta e protocolo);
  • Use o botão “Notificar funcionários” para que os funcionários acionem as publicações da Página da Empresa;

Ensine os funcionários a criar ótimos conteúdos para seus perfis pessoais, desde a curadoria à criação de conteúdo com ferramentas simples de imagem e vídeo.

3. Partilhar conteúdo dos seus funcionários na página da empresa

Assim como os conteúdos da Página de Empresa são recursos valiosos para os colaboradores, as publicações dos colaboradores também podem ser uma excelente fonte de conteúdos para a página.

Por isso, e como referido anteriormente, é necessário os utilizadores serem ativos e utilizarem o LinkedIn de forma natural e intuitiva. Para isso é necessário:

  • Educá-los sobre os benefícios de publicar conteúdo online e sobre o seu impacto para eles e para a empresa.
    • Aumento da consciencialização da marca;
    • Aumento da atração e retenção de talento.
  • Liderar pelo exemplo
    • As pessoas não ouvirão esse desafio de publicação a menos que o veja fazer a si e às chefias, pelo que deve envolver os o topo da hierarquia nesta missão;
  • Recomendar pilares de conteúdo com base em 2 linhas: Conteúdo Pessoal e Corporativo [relacionado com a empresa]
    • Isso poderá reduzir o atrito inicial e facilitar o processo;
    • Recomende conteúdos a partir da página do LinkedIn da Empresa;
    • Notifique todos os colaboradores sempre que publicar novo conteúdo [demonstre a importância da participação dos colaboradores na alavancagem da publicação]
  • Sugira que comentem sobre as publicações de outras pessoas para começar
    • Ótima maneira de praticar habilidades de redação antes de começar a partilhar conteúdo;

4. Aproveitar as conexões dos seus colaboradores

As conexões são um recurso muito valioso na rede, permitindo abrir portas a variadas oportunidades, sejam elas de negócios ou de aproximação com pessoas de interesse.

Menu para convidar as conexões para seguir

Por isso, poderá ser uma possibilidade tornar alguns dos seus colaboradores em administradores de Página de Empresa e dando-lhes a capacidade de convidar suas conexões para seguir a Página de Empresa.

5. Implementar um programa de “Employee Advocacy”

Uma forma de criar o sentimento de pertença e inclusão poderá ser através de um programa de “Employee Advocacy”, ou seja, um programa que possa recompensar a presença e participação ativa na rede (nomeadamente através da criação e partilha de conteúdo).

A aplicação Ambassify permite às empresas fortalecer a interação do profissional com a sua empresa, o que fará com que se sinta mais integrado e, por isso, mais suscetível a partilhar as suas experiências na empresa. Por sua vez, isso trará exposição positiva à sua empresa e fortalece a presença na rede social.

6. Aprender cada vez mais sobre o LinkedIn para obter mais da plataforma para alcançar os objetivos.

Como é característico do ambiente tecnológico, as redes sociais evoluem muito rapidamente. Por isso, é necessário uma constante aprendizagem e reaprendizagem do funcionamento das redes, assim como a procura das tendências no que toca a conteúdo.

Para esse efeito, pode acompanhar diferentes meios e especialistas, assim como aprender através de formações ou outras iniciativas. É importante frisar que, se for feito esse investimento, que os colaboradores sintam que é algo que necessitam mesmo e que contribui para o seu bom desempenho, de forma a beneficiar a vida profissional deles, assim como a da empresa.

Uma forma de interagir com os colaboradores de forma a poder realçar esta vertente é a possibilidade de oferecer aos colaboradores sessões de 1 para 1 de 15 minutos, para assim esclarecer dúvidas que possam ter ou elucidar sobre este novo que ainda é muito novo. Pode também ser uma boa ideia criar momentos ou áreas de Partilha de Boas Práticas, para assim também entenderem que não estão sozinhos neste empreendimento.

7. Não se esqueça de partilhar resultados do envolvimento dos colaboradores!

Juntamente com o momento de Partilha de Boas Práticas, pode também divulgar os resultados deste envolvimento, seja a nível pessoal como a nível empresarial. O realce dos bons exemplos atrai e motiva a haver mais bons exemplos, podendo até premiar os melhores desempenhos.


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contatar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com

Categorias

Categorias

Artigos Recentes