Capa Reações no LinkedIn

Reações no LinkedIn – Como deve reagir às publicações?

Em todas as redes sociais há uma forma de reagir ao conteúdo, e o LinkedIn não é diferente. No entanto, o LinkedIn oferece umas reações diferentes das outras redes.

Juntamente com a possibilidade de (bem) comentar e, acima de tudo, produzir conteúdo, reagir é uma forma de dar feedback de uma forma mais simples. Conheça quais as reações adequadas para as diferentes publicações no LinkedIn!

Breve resumo das reações no LinkedIn

Como outras redes sociais existentes, o LinkedIn começou por ter a função base de deixar um “Like” ou um “Gosto” nas publicações. No entanto, à medida que as interações se foram aprofundando na rede, surgiu a necessidade para um maior leque de reações.

Por isso, a 11 de abril de 2019 foram introduzidas mais 4 reações:

  • Parabéns (Celebrate)
  • Amei (Love)
  • Genial (Insightful)
  • Interessante (Curious)

Mesmo assim, e certamente que em parte devido à pandemia, foi também adicionada mais uma possibilidade de reação ao LinkedIn: a reação de “Apoio” (ou “Support”). Esta reação fez a sua estreia na rede a 30 de junho de 2020.

Quais as reações adequadas às diferentes publicações no LinkedIn?

Depois da breve explicação das diferentes reações, é possível ver que estas têm diferentes propósitos. A página de ajuda do LinkedIn tenta descrever alguns dos casos onde aplicar as diferentes reações.

Gostei (ou “Like”)

Reação LinkedIn - Gosto

A interação mais básica dentro da rede LinkedIn. Basicamente, esta reação permite a quem criou a publicação saber que a observou e a reconheceu (que não foi mais uma no feed).

É usado de forma generalizada pela grande maioria dos utilizadores, o que leva a que também tenha esse uso mais geral.

Parabéns (ou “Celebrate”)

Reação LinkedIn - Parabéns

Com esta reação, o LinkedIn quer dar a oportunidade do utilizador celebrar alguma proeza ou marco na carreira do profissional. Isto pode ser usado em publicações de:

  • Anúncio de novo cargo;
  • Publicação a começar uma nova oportunidade;
  • Felicitar algum marco importante.

Apoio (ou “Support”)

Reação LinkedIn - Apoio

Por vezes, algum conteúdo pode contar uma história mais pessoal ou algum momento mais difícil. Como referido, esta reação surgiu a meio da pandemia.

Encorajar um colega de trabalho que está a encontrar dificuldades em trabalhar remotamente.

LinkedIn Help

Por isso, esta reação será mais adequada para mostrar solidariedade ou empatia com o tema da publicação.

Amei (ou “Love”)

Reação LinkedIn - Amei

A expressão “Amei” parece ser muito similar ao “Gostar”, mas com uma maior força. No entanto, a reação do “Amei” no LinkedIn entende-se para ser usada em publicações que apelem mais ao lado emocional.

Publicações que descrevam uma experiência que mova com o utilizador ou uma publicação que agradece aos colegas o seu trabalho são um ótimo exemplo que merecem esta reação.

Genial (ou “Insightful”)

Reação Genial

Esta reação é mais simples de descrever e de perceber quando melhor aplicar: em publicações no LinkedIn que causem um impacto no profissional.

Publicações sobre recomendações e dicas, ou então observações que ofereçam um diferente ponto de vista serão sempre merecedoras da reação Genial.

Interessante (ou “Curious”)

Reação Interessante

De forma muito próxima à anterior, esta reação deve ser usada para comunicar ao criador da publicação que a publicação gerou mais curiosidade pelo tema.

Alguns exemplos disso são publicações como sondagens, onde a pergunta e a resposta podem gerar mais curiosidade pelo que foi perguntado na própria sondagem.

Trocar ou tirar a reação de uma publicação

No caso de ter reagido incorretamente a uma publicação, o LinkedIn possibilita o utilizador de trocar a reação ou de a remover como um todo.

Estas ações não notificam o utilizador!

Para isso, basta apenas fazer o mesmo processo como se faz para reagir da primeira vez:

  • Segurar o cursor no botão da reação (ou tocar e manter premido, no caso da aplicação móvel)
  • Escolher a reação para a qual quer trocar.

Para remover, é só carregar (ou tocar) no botão de reação.

Não se esqueça de comentar!

É verdade que as reações são muito práticas e rápidas de se fazer, deixando feedback sobre o conteúdo. No entanto estas interações podem ser mais completas – basta comentar em conjunto com a reação.
Desta forma, não só expõe o seu ponto de vista de forma mais personalizada, como também deixa uma impressão mais marcante no utilizador que publicou o conteúdo.