O Relatório LinkedIn de Empresas procura fazer uma pequena análise sobre alguns dados relevantes a Páginas da Empresa do LinkedIn. Nesta edição, já do 2º trimestre de 2022, é feita a análise às Páginas da Empresa do Brasil.
Neste relatório observaram-se dados como o número de empresas a atuar em território brasileiro e que estão no LinkedIn, sendo elas 1 milhão e 960 mil! O LinkedIn tem dado mais poder às Páginas da Empresa, e é o principal lugar para a sua empresa estar. Caso ainda não tenha criado uma página para a sua empresa, saiba tudo sobre como criar uma Página da Empresa no LinkedIn.
ÍNDICE
Dados gerais sobre a presença das empresas no LinkedIn
De uma forma generalizada, bastantes presenças que atuam no Brasil já estão presentes no LinkedIn. De um universo de 58 milhões de Páginas da Empresa existentes, 1 milhão e 960 mil atuam no Brasil. No entanto, cerca de 1 milhão é que se encontra sediada no Brasil.
(Nota: como o LinkedIn não dá valores certos, este valor de 1 milhão será aproximado. Por isso, podem ser menos o número de empresas com sede no Brasil e com presença no LinkedIn.)
Uma boa notícia para quem está a procurar emprego no LinkedIn é que existem 20 mil empresas no Brasil que estão ativamente a recrutar. A melhor forma de as encontrar será através da aba Vagas no LinkedIn, onde pode fazer diferentes tipos de pesquisa e encontrar a sua próxima oportunidade.
Já conhecia o selo #OpenToWork? Esta funcionalidade do LinkedIn permite mostrar que está disponível para um novo capítulo na sua carreira.
Principais setores de atividade
Recentemente o LinkedIn lançou uma atualização em que adicionou mais setores para poder especificar em que área atuam as empresas. De 147 escolhas possíveis, com a nova atualização são mais de 400 os setores que podem descrever a sua Página da Empresa.
No entanto, nesta edição do relatório LinkedIn de Empresas, no Top 5 de setores nos quais as empresas atuam mantêm-se setores que já eram conhecidos, tais como Varejo (250 mil Páginas), Tecnologia da Informação e Serviços (45 mil) e Serviços Financeiros (19 mil).
Tamanho da empresa
Base de Seguidores
Relativamente à base de seguidores de uma Página da Empresa, é natural que em maior número sejam as empresas com poucos seguidores (1-50). A maioria dos perfis e até das Páginas não são muito ativas no LinkedIn. Apesar disso, existe um número considerável de empresas com um número de seguidores entre os 101 e os 1000 (130 mil Páginas).
Páginas da Empresa com mais de 5001 não são muitas ao comparar-se com o número total de Páginas da Empresa no Brasil, mas com 12 mil Páginas a terem mais do que esse número, pode-se dizer que ainda há uma boa quantidade de Páginas com uma forte presença no LinkedIn.
Empresas com mais Seguidores
Uma das partes mais fulcrais desta análise é a listagem das empresas com maior número de seguidores no LinkedIn. Por vezes, esta métrica pode não refletir totalmente uma presença ativa e correta no LinkedIn. No entanto, é uma boa métrica para se perceber quem está em força na rede, pelo menos no que toca a nível de base de seguidores.
Nos 3 primeiros lugares encontram-se a Página da Vagas.com, da Nubank e da Ambev. Por norma, as Páginas relativas a sites de emprego têm muita base de seguidores na plataforma, isto porque é também um ponto de onde se pode obter muitas vagas (mas não único). Muito relevante também é o facto de que as Páginas têm uma grande base de seguidores, todas elas acima dos 2 milhões.
Número de colaboradores e atividade dos colaboradores
Mesmo em Páginas com uma grande base de seguidores, quem compõe a empresa continua a ser os seus colaboradores. Em seguida, observa-se o número de colaboradores que se encontram no LinkedIn e identificados como colaboradores da empresa. Neste caso, os três primeiros lugares vão para o Itaú Unibanco, com 87 279 colaboradores, seguido pela Ambev, com 70 592 e a Bradesco, que apesar de encontrar-se na 19ª posição no número de seguidores, tem 62 146 colaboradores no LinkedIn.
É importante que os colaboradores estejam inscrito, mas é preciso que eles sejam ativos na plataforma, principalmente em estratégias de Employer Branding ou Employee Advocacy. Por isso, com a ajuda da métrica do Sales Navigator “Publicaram um conteúdo nos últimos 90 dias” podemos observar qual a taxa de colaboradores ativos na plataforma.