O selo #OpenToWork é um dos dois selos disponíveis para colocar em redor da sua foto de perfil. Se não conhecia esta funcionalidade, eis tudo o que precisa de saber!
Há diferentes aspetos do perfil LinkedIn que pode otimizar para ter um perfil campeão e para ser mais encontrado na rede, como por exemplo o uso de keywords. No entanto, e se estiver à procura de emprego, pode ser que precise de uma maior ajuda.
Apesar de haver imensas oportunidades no LinkedIn, possibilitadas em grande parte pela aba Vagas no LinkedIn, elas podem chegar até ao profissional.
Descubra as diferentes formas de como procurar vagas no LinkedIn!
Uma das formas de estar mais exposto para os recrutadores é através do selo #OpenToWork.
ÍNDICE
O que são os selos?
Os selos são funcionalidades que pode adicionar que ficarão visíveis sobre a foto de perfil. Há duas possibilidades no que toca a selos:
- O selo #OpenToWork, mais orientado para profissionais à procura de novas oportunidades na sua carreira;
- O selo #hiring, usado pelos recrutadores para mostrar que estão com posições abertas para profissionais que se queiram candidatar.
Qualquer profissional pode ativar ou desativar ambos os selos, mesmo que não possua um cargo de recrutador ou uma licença LinkedIn Recruiter. No entanto, para um profissional à procura de uma possibilidade de carreira, o selo #hiring não será tão relevante.
Como ativar o selo #OpenToWork?
Para ativar e desativar os selos no perfil LinkedIn é um processo bastante simples:
- Aceder ao perfil LinkedIn, através das diferentes possibilidades na página inicial (no menu “Eu” ou então no cartão à esquerda)
- Já no seu perfil, carregar na foto de perfil
- Carregar em “Selos”
- Escolher o selo #OpenToWork e carregar em “Avançar”
- Selecionar as preferências de Vagas e se quer que seja visível para toda a rede ou apenas para utilizadores do LinkedIn Recruiter
Tenha uma foto profissional para o LinkedIn para combinar com o selo #OpenToWork
Como desativar o selo #OpenToWork?
Para desativar o processo é similar:
Em primeiro lugar, é preciso aceder ao perfil e lá encontra uma caixa que diz “Buscando emprego”.
Nessa caixa encontra as configurações que fez para o selo #OpenToWork. Aqui, não só é possível editar as preferências como também é possível remover o selo, carregando no símbolo de edição.
Em seguida, já na edição das configurações colocadas previamente, encontra “Excluir do perfil”.
No entanto, o LinkedIn também o pode retirar automaticamente por si. De acordo com o LinkedIn Help:
Se percebermos que você parou de responder a InMails de recrutadores, enviaremos um e-mail para confirmar se você ainda está aberto a novas oportunidades. Se não recebermos uma confirmação, removeremos automaticamente o recurso #OpenToWork de seu perfil até você habilitá-lo manualmente outra vez.
LinkedIn Help
Caso queira voltar a ativar o selo de novo, apenas é preciso repetir o processo.
Funcionalidades do selo #OpenToWork
O selo #OpenToWork, além de mostrar visualmente que está ativamente à procura de candidatar-se a vagas, tem outras funcionalidades na rede.
A grande funcionalidade é poder escolher o tipo de condições que pretende para a sua próxima oportunidade. Desta forma as propostas que receberá serão mais focados no que procura.
Outra grande funcionalidade é a possibilidade de o contactarem sem ser preciso estar conectados na rede. Isto tudo de forma gratuita, sem ser preciso recorrer a InMails. Desta forma é possível estabelecer melhores conexões com pessoas interessadas no seu perfil para uma vaga.
A outra funcionalidade é mesmo a possibilidade de usar esta funcionalidade sem estar exposto para toda a sua rede. Por um lado, pode ser interessante ter a demonstração visual, por outro pode não querer ter a atenção extra, mas ser contactado à mesma.
Nota adicional: no entanto, desta forma não terá acesso a que toda a gente o possa contactar de forma gratuita, apenas os recrutadores.
Devo usar o selo #OpenToWork?
Este uso do selo #OpenToWork apresenta algumas vantagens e algumas desvantagens.
Por um lado, como foi uma funcionalidade do LinkedIn desenhada para ajudar os profissionais a encontrar a sua próxima oportunidade de emprego, terá maiores possibilidades de atingir isso mesmo: aumenta a probabilidade de ser encontrado e contactado para as vagas pretendidas.
Por outro lado, esta funcionalidade pode ter o efeito oposto e até afastar alguns utilizadores do perfil. Isto porque pode transmitir uma sensação errada de “desespero” na pesquisa do próximo passo na sua carreira. Apesar de esta ser uma perceção subjetiva, é algo que costuma acontecer na rede.
Além disso, se quer procurar outras oportunidades enquanto ainda num cargo, poderá querer usar esta funcionalidade, desde que apenas exposto para recrutadores. Esta é mais uma forma mais “incógnita” de procurar a sua próxima oportunidade.
Concluindo…
Por isso, se está à procura de uma próxima oportunidade e se tem mais esta ferramenta ao seu dispor para usar, não haverá razão para não a usar. Apesar das perceções erradas que isso possa trazer, os benefícios para a sua pesquisa de novas oportunidades serão bem maiores.
Justifica-se também se estiver à procura de próximas oportunidades, mas ainda numa posição. Desta forma pode ser contactado mais facilmente, sem causar situações constrangedoras.
E se quer dar um próximo passo na carreira com o LinkedIn…
Conheça o curso Linked2Career! De forma online, aprenda como fortalecer o seu posicionamento na plataforma para encontrar a sua próxima oportunidade e elevar a sua carreira através da rede social profissional. Agarre esta oportunidade!