SEO para LinkedIn - como otimizar o seu perfil para ser encontrado rapidamente - Linked2Power - Pedro Caramez capa

SEO para LinkedIn: como otimizar o seu perfil para ser encontrado rapidamente na rede profissional

Uma das melhores maneiras de fazer com que o seu perfil do LinkedIn destaque-se em meio à multidão é com a ajuda de uma estratégia sólida de SEO. Aqui estão algumas dicas e truques de SEO para LinkedIn para melhorar a classificação do seu perfil na maior rede profissional do mundo.

O LinkedIn é de longe uma das ferramentas mais valiosas para as marcas (isto inclui a sua Personal Brand). Infelizmente, muitas pessoas ainda não perceberam que a rede profissional é muito mais do que uma mera plataforma de recrutamento.

O LinkedIn é ótimo para se conectar com potenciais clientes e, até mesmo, com os recrutadores que poderão está a procurar por um profissional com as suas habilidades, mas pode ser incrivelmente útil para divulgar a sua marca e levá-la a novos patamares — independentemente do setor em que atua.

— Afinal… como garantir que o seu perfil é encontrado rapidamente na rede profissional?

SEO para LinkedIn - como otimizar o seu perfil para ser encontrado rapidamente na rede profissional - linked2power - Pedro caramez 2

Essencialmente, com a ajuda de uma boa estratégia de SEO, ou otimização para mecanismos de busca. Este é o ingrediente principal em qualquer caso de quem quer espera ser encontrado online.

A pensar nisto, selecionei algumas dicas essenciais sobre SEO para LinkedIn que, tenho a certeza, ajudarão a destacar o sei perfil na plataforma.

Mas antes… O que é o SEO para LinkedIn?

A lógica do SEO para LinkedIn é essencialmente a mesma adotada para um website, blog ou ecommerce. Funciona do mesmo jeito: é preciso inserir palavras-chave relevantes estrategicamente em todo o seu perfil do LinkedIn para que os utilizadores da plataforma possam encontrá-lo facilmente.

Assim como o Google, o LinkedIn utiliza algoritmos que determinam o posicionamento dos perfis apresentados nos resultados da pesquisa com base em vários fatores.

Para ser mais exato, o LinkedIn tem o seu próprio sistema de classificação!

Os fatores que o LinkedIn usa no seu algoritmo mudam regularmente (assim como o Google), mas por enquanto, os dois fatores mais significativos são:

  • O Social Selling Index (SSI): quanto maior o seu SSI, mais próximo do topo do feed a suas postagens aparecerão.
  • O tempo de permanência (the dwell time): quanto mais tempo o utilizador interagir com uma única publicação, maior a probabilidade deste conteúdo ser apresentado no topo do feed.
como otimizar o seu perfil para ser encontrado rapidamente na rede profissional - social selling index - linked2power - Pedro caramez 3
Segundo o Linkedin Sales Solutions, “líderes de Social Selling obtêm melhores resultados”.

Há três outros aspetos que o LinkedIn usa a definir a classificação:

  1. Conexões pessoais: as pessoas com as quais os utilizadores interagem e partilham interesses em comum, bem como aqueles que publicam consistentemente, aparecerão mais próximos do topo do feed.
  2. Relevância do interesse: o LinkedIn considera as conexões que partilham os interesses de um utilizador, como os utilizadores estão interessados ​​nos tópicos e como os tópicos são relacionados.
  3. Probabilidade de envolvimento: refere-se à probabilidade de um utilizador reagir, comentar ou partilhar uma publicação com base na interação anterior e no próprio conteúdo, bem como a rapidez com que as pessoas interagem com um conteúdo após a sua publicação.

5 dicas de SEO para LinkedIn para melhorar a classificação do seu perfil

Quando o assunto é melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa e impulsionar a classificação do seu perfil no LinkedIn, aqui estão algumas coisas essenciais que precisará fazer.

1. Crie um perfil rico em palavras-chave

Certifique-se de que está a incorporar palavras-chave no seu perfil que as pessoas realmente usarão para pesquisar por si, pelos seus produtos ou serviços e pela sua marca. Contudo, tenha cuidado para não usar palavras-chave em excesso.

Além disso, use palavras-chave apenas onde elas sejam naturais e relevantes, assim como faria ao otimizar os conteúdos para o seu blog, por exemplo.

2. Crie backlinks no seu perfil

Uma das coisas mais fáceis que pode fazer é vincular o seu perfil do LinkedIn ao seu próprio blog, por exemplo. Isso pode ser incrivelmente útil se o seu blog tiver uma alta autoridade de domínio. Isso ajudará a:

  • Melhorar a classificação do seu perfil no Google, aumentando o número de visualizações, atividades e recomendações.
  • Melhorar a pontuação do seu perfil devido à maior interação e visualizações da página.
  • Consequentemente, melhorar a classificação do seu perfil no LinkedIn próprio.

3. Renomeie adequadamente as imagens que usa no LinkedIn

Lembre-se que o Google verifica mais do que apenas conteúdo: o mecanismo de pesquisa também verifica imagens. Portanto, sempre que carrega uma imagem para o perfil, precisa garantir o ficheiro foi nomeado adequadamente com palavras-chave relevantes e conforma o conteúdo partilhado.

Embora ninguém veja o título da imagem quando visualizar o seu perfil, essa informação será relevante para aparecer nas pesquisas de imagens. Portanto, para aumentar a sua exposição, não tenha medo de ser criativo com os nomes das suas imagens.

4. Use hashtags relevantes nas suas publicações

O LinkedIn pode ser uma rede social profissional, mas ainda assim é uma plataforma social. Lembre-se de que os utilizadores podem usar hashtags no LinkedIn para seguir determinados tópicos e apontá-los na direção certa para os seus tópicos de interesse.

O uso de hashtags é importante porque pode ajudar os seus conteúdos a aparecer no feed de um utilizador, mesmo que ele ainda não esteja a seguir diretamente o seu perfil.

5. Partilhe conteúdos relevantes para a sua audiência

Uma das maneiras mais eficazes de aplicar SEO no seu perfil no LinkedIn é com a ajuda do Marketing de Conteúdo. Isto significa publicar conteúdo relevante relacionado ao seu setor — logo, do interesse da sua audiência!

Poderá até usar esses conteúdos para criar backlinks para o seu site, blog ou ecommerce, impulsionando o tráfego orgânico para essas plataformas.

Na verdade, o LinkedIn é o lugar perfeito para ajudar a revigorar artigos (novos e antigos) do seu blog, desde que contenham informações valiosas para os seus seguidores.

PARA CONCLUIR…

O LinkedIn é uma das melhores maneiras de se conectar com clientes em potencial, parceiros profissionais e, até mesmo, recrutadores. Por isso, aposte numa estratégia de SEO para LinkedIn para o seu perfil para ser encontrado rapidamente na rede profissional.

Quanto mais tráfego gerar para o seu perfil do LinkedIn, mais oportunidades terá de converter utilizadores em leads qualificados, fazer uma venda e, até mesmo, ser contratado pela empresa dos seus sonhos.

Ao seguir essas práticas simples, pode aumentar significativamente as suas hipóteses de aparecer nos lugares certos, para os utilizadores certos, no momento certo.

🔹 LEIA TAMBÉM: Dicas de SEO para LinkedIn para potenciar o alcance da sua Página de Empresa no Google

***

Precisa de ajuda para traçar uma estratégia de SEO para LinkedIn e otimizar o seu perfil para ser encontrado rapidamente na rede profissional?

Saiba que posso ajudar-lhe a alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

banner horizontal livro Vencer com o LinkedIn - Linked2Power - Pedro Caramez - 03

Categorias

Categorias

Artigos Recentes