Não importa qual é a sua área de atuação, nem tão pouco qual é o seu grau de experiência, estabelecer uma rede de conexões robusta e diversificada ajudará a atingir os seus objetivos de Social Selling para LinkedIn.
Já podemos contar com mais de 830 milhões de utilizadores ativos na rede profissional, mas apenas uma pequena parte realmente desses utilizadores explorar todo potencial da plataforma.
Certamente já sabe que o LinkedIn é muito mais do que um mero “CV online” ou portfólio. É uma PODEROSA ferramenta de networking, construção de autoridade e angariação de leads.
“Networking is not collecting contacts. Networking is about planting relations.” (MiSha.at)
O que é Social Selling no LinkedIn?
O Social Selling no LinkedIn refere-se ao uso da rede social profissional para encontrar, conectar e construir relacionamentos com clientes e potenciais clientes na expectativa de impulsionar os resultados da estratégia de vendas.
Imagine o seguinte cenário: conectar-se com um cliente em potencial na quinta-feira, agendar uma reunião para a terça-feira seguinte, fazer uma demonstração do seu produto ou serviço na quinta-feira e fechar a venda antes do fim de semana. Acredite que o LinkedIn tem potencial para isto e muito mais!
De todas as táticas que conheço e que já pus em prática para gerar negócios através das plataformas digitais, nenhuma delas foi mais eficaz do que o Social Selling através do Linkedin — especialmente para empresas B2B!
Jill Rowley
10 dicas acionáveis de Social Selling para LinkedIn
Apesar do potencial incrível desta rede social, dificilmente obterá esses resultados sem planeamento robusto de Social Selling associado à sua Estratégia LinkedIn. A pensar nisto, articulei um plano de ações de 30 minutos por dia para impulsionar as suas vendas. Vamos a isto?!
- Publique uma atualização de status uma vez por dia: foque em agregar valor e partilhe conteúdo de qualidade todos os dias com a sua rede de conexões.
- Procure por potenciais clientes nos Eventos do LinkedIn para se conectar: participe de eventos que conte com o perfil do seu público-alvo e busque ativamente por conexões relevantes.
- Aproveite a sua rede de conexões para apresentar a si e aos seus projetos: avalie as conexões de 2º grau e veja quais das suas conexões de 1º grau podem intermediar esta conversa.
- Certifique-se de estabelecer um diálogo com as novas conexões: procure impactar positivamente as novas conexões com uma mensagem personalizada após conectar-se.
- Agende lembretes de follow-up para tirar o máximo proveito da rede: aposte no uso de lembretes para estar sempre a par das novidades dos seus contactos mais relevantes.
- Participe de grupos no LinkedIn ao menos uma vez por semana (no mínimo): interaja com os novos membros e conversas nos grupos para expandir o alcance de potenciais clientes.
- Interaja com os posts partilhados na rede pelos seus potenciais clientes: percorra o feed de notícias à procura de oportunidades para interagir com as conexões relevantes para si.
- Acompanhe de perto as empresas dos seus clientes e potenciais e clientes: mantenha-se a par das notícias relevantes para o seu público-alvo e das suas necessidades contínuas.
- Procure por parceiros estratégicos para se conectar no LinkedIn: atente-se a potenciais parcerias. Nem todos serão prospects, mas poderão tornar-se aliados importantes.
- Aproveite o potencial de alcance do LinkedIn e publique artigos long-form: a publicação de conteúdo original na rede aumentará a sua exposição, credibilidade e liderança no setor.
Veja quais são os 4 Pilares do Social Selling
Esta técnica de vendas permite uma melhor angariação de leads e processo de prospeção de vendas e elimina a necessidade de chamadas frias. Construir e manter relacionamentos é mais fácil do que pode imaginar. Baseie a sua estratégia nos seguintes pilares:
- Crie uma marca profissional: isto mostrará que é um participante ativo no seu setor, levando a mais consultas de clientes em potencial e a mais respostas às suas comunicações.
- Concentre-se nos clientes em potencial certos: identifique os clientes em potencial que atendem aos critérios estabelecidos conforme os seus objetivos (como função, função ou setor, por exemplo).
- Envolva-se com insights: partilhe conteúdo relevante para o seu setor de atuação, comente em alertas de notícias de modo a fortalecer e consolidar a sua marca profissional.
- Construa relacionamentos confiáveis: tenha conversas genuínas e concentre-se nas necessidades do cliente em potencial primeiro e nas vendas depois (a venda será uma consequência disto).
LEIA TAMBÉM: O que é o Social Selling Index no LinkedIn e o impacto que tem no perfil
Últimas notas sobre Social Selling no LinkedIn
Ao contrário do que acontece noutras redes sociais, as pessoas usam o LinkedIn para fazer negócios e construir e expandir a sua rede profissional.
A maioria dos milhões de utilizadores nesta plataforma tem objetivos semelhantes em mente, mas apenas uma pequena percentagem consegue superar o ruído, construir autoridade e gerar leads que podem levar a vendas reais.
Isto significa que, seguindo essas dicas simples (mas eficazes!), terá uma larga vantagem sobre os seus concorrentes que também estão a tentar usar o LinkedIn para fins semelhantes, mas ainda precisam desbloquear todo o seu potencial.
Use o LinkedIn da maneira certa e ele pode ser uma das ferramentas mais valiosas do seu arsenal. Então, do que espera? Aprimore a sua estratégia, otimize o seu perfil e comece a atrair e a se conectar com os seus clientes e potenciais clientes.
Se quiser aprender um pouco mais sobre como traçar uma estratégia campeã de Social Selling, esta Power Interview com a Ana Barros é uma excelente oportunidade. Veja e tire as suas notas!
***
***
Precisa de consultoria ou ação formativa sobre como traçar uma estratégia LinkedIn e impulsionar os resultados?
Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.