Tipos de Posts do LinkedIn - conheça todos os formatos e comece a criar conteúdos com propósito - dicas linkedin - Pedro Caramez

Tipos de Posts do LinkedIn: conheça todos os formatos e comece a criar conteúdos com propósito

Quer saber mais sobre cada um dos formatos disponíveis na rede profissional, quais são as medidas ideais, dicas de escrita criativa e como usar cada um dos tipos de posts do LinkedIn de forma estratégica? Conheça todos os formatos e comece a criar conteúdos com propósito!

Desde o seu lançamento, o LinkedIn provou ser mais que apenas uma plataforma para conteúdo B2B. Dado que usar o LinkedIn para Empresas permite-nos construir credibilidade, criar uma rede significativa de potenciais clientes e conectar-se a especialistas reconhecidos na nossa área de atuação.

É aqui que uma estratégia de conteúdos bem delineada poderá fazer toda a diferença para o seu negócio! Aliás, umas das características mais interessantes do LinkedIn do ponto de vista estratégico é justamente a ampla variedade de formatos de conteúdos disponíveis para publicação na plataforma.

Conheça os vários tipos de posts do LinkedIn disponíveis atualmente

Verdade seja dita, há alguns formatos com maior potencial que outros no LinkedIn. De toda forma, é importante conhecer todos os formatos disponíveis para, desse modo, melhor avaliar as possibilidades que a plataforma tem a oferecer para impulsionar a sua estratégia de conteúdo. Veja quais são:

Posts apenas com texto

Esses posts funcionam melhor quando falam sobre um tópico específico que pode ser abordado de forma curta ou um pouco mais longa, usando o limite total de 3.000 caracteres. A propósito, recentemente partilhei a Anatomia do Post Perfeito no LinkedIn, com dicas essenciais para levar os conteúdos para o próximo nível na rede profissional.

11 - post apenas com texto - marketing de conteúdo - linked2power - pedro caramez

Post de imagem única

Use para partilhar estatísticas curtas e rápidas, infográficos e conteúdo educacional, promoções de eventos ou anúncios relevantes. Tenha em atenção as medidas ideias das imagens utilizadas nos seus posts no LinkedIn: 1200 x 1200 (quadrado), 1080 x 1350 (retrato), 1200 x 627 (paisagem).

6 - post imagem única marketing de conteúdo - linked2power - pedro caramez

☑️ DICA BÓNUS: poderá usar ficheiros JPEG, PNG e GIF. Lembre-se que os GIFs poderão dar uma dinâmica diferenciada às suas publicações.

Post com múltiplas imagens

Esse tipo de partilha é uma ótima oportunidade de mostrar um projeto ou contar uma história com recursos visuais, facilitando a compreensão do tema central do post. Para este formato de publicação, poderá utilizar até 9 imagens, no máximo.

7 - post múltiplas imagens - marketing de conteúdo - linked2power - pedro caramez

☑️ DICA BÓNUS: utilize esta opção tendo em conta a possibilidade de usar o design das imagens do post de modo que as imagens permitam transmitir a mensagem na sua totalidade já no próprio feed dos utilizadores, conforme pode ver no exemplo acima.

Artigos do LinkedIn

Conteúdo reflexivo para demonstrar liderança de pensamento e mostrar-se como um especialista na sua área de atuação, além de ser uma excelente ferramenta para trabalhar técnicas de SEO e enriquecer a sua Página com palavras-chave relevantes.

5 - artigos linkedin - tipos de conteúdos - linked2power

☑️ DICA BÓNUS: se ainda não sabe como publicar artigos no Linkedin, confira o passo a passo para publicar conteúdos de formato longo na rede.

Newsletter LinkedIn

Embora a rede profissional seja ideal para estabelecer novas conexões, também é uma excelente plataforma para aprender e partilhar conhecimento. Por isso, este novo recurso tem um potencial imenso. Para ter este novo recurso ativo no seu Perfil, será preciso antes ativar o “Modo Criador” (se ainda não sabe como, aqui tem o tutorial para ativar o Creator Mode do LinkedIn).

9 - live linkedin - tipos de posts do linkedIn - linked2power - pedro caramez

☑️ DICA BÓNUS: se quer estar sempre a par das melhores dicas sobre o Mundo Linkedin, Emprego, Vendas, Recrutamento & Marketing, subscreva a Newsletter Linked2Power.

➤ Vídeo nativo no LinkedIn

“Vídeo nativo” é o vídeo que é carregado diretamente no LinkedIn ou criado na própria plataforma. Aposta neste formato para vídeos explicativos, depoimentos, estudos de caso e vídeos de feiras ou eventos podem ser usados ​​para apresentar e educar o seu público-alvo.

4 - publicação com vídeo - tipos de conteúdo - linked2power - pedro caramez
Ao contrário dos vídeos incorporados, o vídeo nativo do LinkedIn é reproduzido automaticamente no feed, com maiores chances de atrair a atenção do utilizador.

Especificações de vídeo nativo do LinkedIn:

  • Duração mínima do vídeo: 3 segundos
  • Duração máxima do vídeo: 10 minutos
  • Tamanho mínimo do arquivo: 75 KB
  • Tamanho máximo do arquivo: 5 GB
  • Orientação: Horizontal ou vertical (os vídeos verticais são apresentados no formato quadrado no feed).
  • Proporção: 1:2,4 ou 2,4:1
  • Faixa de resolução: 256 × 144 a 4096 × 2304
  • Taxas de quadros: 10 – 60 quadros por segundo
  • Taxas de bits: 30 Mbps
  • Formatos da Web: mp4, mov
  • Formatos de arquivo: ASF, AVI, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, QuickTime, WebM, H264/AVC, MP4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3.

Lives do LinkedIn

Além da partilha de vídeos nativos, ainda poderá apostar no uso de mais um recurso poderoso já disponível na maior rede profissional do mundo: as LinkedIn Lives. No entanto, vale lembrar que este recurso, assim como a Newsletter LinkedIn, é ativado apenas no perfil de utilizadores com o “Modo Criador” ativado.

9 - live linkedin - formatos de conteúdos - linked2power - pedro caramez

Posts com Documentos

Este formato permite-nos partilhar uma enorme quantidade de informações com a nossa audiência (ficheiros PowerPoint, Word ou PDFs). Aposte num formato atrativo para proporcionar uma melhor experiência do utilizador possível, permitindo que o utilizador visualize o conteúdo no seu feed e, em seguida, abra-o numa nova janela, podendo descarregar o ficheiro.

3 - publicação com documento PDF - tipos de posts do linkedIn - linked2power - pedro caramez

☑️ DICA BÓNUS: use documentos no formato PDF para cumprir funcionalidade semelhante às galerias tipo carrossel, popularizadas graças ao Instagram. Este formato com dicas rápidas e úteis costuma trazer resultados excelentes no LinkedIn.

Polls do LinkedIn

São uma boa maneira de coletar insights relevantes, de forma rápida e fácil, além de ajudar a facilitar a interação com a sua audiência, abrindo espaço para discussões relevantes. Além disso, o algoritmo da rede profissional simplesmente adora as famosas Polls — também conhecidas como sondagens cá em Portugal ou enquetes lá no Brasil.

2 - polls do linkedin - Tipos de Posts do LinkedIn - linked2power - pedro caramez

☑️ DICA BÓNUS: se precisa de ajuda para dar os primeiros passos na utilização deste formato, neste tutorial verá como criar uma Poll no LinkedIn e quais são as vantagens em usar este recurso.

Últimos apontamos sobre os diferentes tipos de posts do LinkedIn

Alguns membros da rede optam por partilhar apenas vídeos nativos, por exemplo. Esses membros tendem a não intercalar os vídeos com posts noutros formatos, como apenas texto, texto + imagem ou documento, etc.

O perigo aqui é que esses vídeos precisam ser excecionalmente envolventes e ter conteúdo interessante para persuadir os membros do LinkedIn a assistir a todos.

Portanto, penso que seja justo afirmar que a receita ideal para uma estratégia de conteúdos de sucesso no LinkedIn DEVEM apostar na diversificação de formatos tanto quanto possível. Dito isto, comece já a explorar os diversos de posts disponíveis no LinkedIn!

LEIA TAMBÉM: Como criar uma estratégia de conteúdo de sucesso explorando os principais tipos de posts do LinkedIn

***

Precisa de ajuda para uma traçar a sua Estratégia de Conteúdo e saber como explorar todos os tipos de posts do LinkedIn e outros recursos disponíveis na plataforma?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes