Tipos de Conteúdo para o LinkedIn a explorar em 2022 - dicas linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

5 Tipos de Publicações no LinkedIn a explorar em 2022

O LinkedIn é uma excelente plataforma para construir um público envolvido e uma reputação de referência no seu setor. É também uma oportunidade de partilhar a cultura da sua empresa com novos clientes e talentos em potencial. Por isso, explorar os vários tipos de publicações no LinkedIn.

O grande diferencial da rede profissional justamente a sua natureza Business-to-Business (B2B) — embora também possa ser bem explorada por empresas do sector Business-to-Consumer (B2C). Dito isto, fique a saber: o LinkedIn é uma rede social popular e extremamente útil para Empresas B2B!

O foco do LinkedIn nos negócios muitas vezes deixa os recém-chegados inseguros sobre como e o quê publicar na plataforma, ou até mesmo como interagir com os demais membros da rede. O meu conselho nestes casos (e vale para caloiros e veteranos) não ter medo e começar a partilhar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Neste artigo, ficar a saber um pouco mais sobre alguns formatos de conteúdos e recursos que funcionam bem na plataforma e como fazer com que o seu conteúdo obtenha destaque na rede.

A seguir, descubra quais são os diferentes tipos de publicações no LinkedIn que não podem faltar na sua estratégia em 2022:

1. Newsletter LinkedIn

Embora a rede profissional seja ideal para estabelecer novas conexões, também é uma excelente plataforma para aprender e partilhar conhecimento. Por isso, este novo recurso tem um potencial imenso. Para ter este novo recurso ativo no seu Perfil, será preciso antes ativar o “Modo Criador” (se ainda não sabe como, aqui tem o tutorial para ativar o Creator Mode do LinkedIn).

Como autor de uma Newsletter LinkedIn poderá escrever com regularidade sobre tópicos do interesse do seu público-alvo. A grande vantagem é que os membros podem subscrever a sua Newsletter e receber notificações sempre que novos conteúdos forem publicados.

Tipos de Publicações no LinkedIn a explorar em 2022 - dicas linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 1

Após lançar a minha Newsletter Linked2Power no LinkedIn, comecei a explorar o recurso e, para já, os resultados têm sido simplesmente fantásticos. Se já subscreveu a minha Newsletter comente “já subscrevi, Pedro”. Se ainda não fez… agora é a hora!

2. Polls LinkedIn

Se é um membro ativo no LinkedIn, isto poderá não ser uma surpresa, mas… O algoritmo da rede profissional simplesmente adora as famosas Polls — também conhecidas como sondagens cá em Portugal ou enquetes lá no Brasil.

Tipos de Publicações no LinkedIn a explorar em 2022 - dicas linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 2

Verdade seja dita, as Polls do LinkedIn são um sucesso entre os membros da rede, é uma ótima ferramenta para aumentar a interação e o envolvimento e aqui estão as razões:

🔹 As pesquisas são um tipo de conteúdo de fácil envolvimento;
🔹 Cada voto tem o mesmo impacto que um comentário e aumenta substancialmente o alcance da publicação;
🔹 Em comparação com 2020, as sondagens dobraram de alcance;

Infelizmente, as pesquisas publicadas em Páginas de Empresa não apresentam resultados tão bons. Estamos a falar de 65 a 75% menos visualizações do que as pesquisas publicadas num perfil pessoal. Ainda assim, vale a pena experimentar!

As Polls são fantásticas e eu mesmo tenho utilizado imenso este recurso. Entretanto, deixo aqui uma última nota: não use este recurso como clickbait!

3. Vídeos Nativos e LinkedIn Lives

Estudos mostram que o conteúdo de vídeo no LinkedIn gera 3 vezes mais envolvimento do que partilhas de outros formatos. Isto por si só já é motivo suficiente para começar a apostar na partilha deste formato de conteúdo também na rede profissional.

Categorias de Conteúdo para o LinkedIn a explorar em 2022 - dicas linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 3

Outro grande motivo para apostar em conteúdo de vídeo no LinkedIn é o vídeo ser um dos melhores meios que pode usar para construir a confiança entre o seu público e a sua marca — tanto ao nível de Personal Branding quanto para a Estratégia de LinkedIn Marketing da sua Empresa.

A confiança desempenha um papel essencial no sucesso de qualquer negócio e construí-la nunca é fácil. É por isso que o LinkedIn decidiu lançar o recurso de vídeo na sua plataforma.

Além da partilha de vídeos nativos, ainda poderá apostar no uso de mais um recurso poderoso já disponível na maior rede profissional do mundo: as LinkedIn Lives. No entanto, vale lembrar que este recurso, assim como a Newsletter LinkedIn, é ativado apenas no perfil de utilizadores com o “Modo Criador” ativado.

4. Documentos PDFs (estilo galeria carrossel)

Um dos tipos de publicação cada vez mais utilizado no LinkedIn é a partilha de documentos PDFs, utilizados num formato de modo a mimetizar as galerias tipo “carrossel”, bastante populares no Instagram.

Marketing de Conteúdo para LinkedIn a explorar em 2022 - dicas linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 4

Este formato permite-nos partilhar uma enorme quantidade de dados e informações, num formato atrativo e com um visual que vocacionada para proporcionar uma melhor experiência do utilizador possível. Aposte neste tipo de publicação para partilhar Estudos e Relatórios relevantes para o seu público-alvo, ou para partilhar dicas rápidas sobre uma temática importante para a sua audiência, como o exemplo apresentado acima.

5. Post com múltiplas imagens

Outro tipo de publicação essencial para a sua Estratégia de Conteúdos no LinkedIn são os posts compostos por várias imagens (JPEG, PNG, GIF). A plataforma permite a partilha de no máximo 9 imagens por publicação, por isso use este recurso com sabedoria e selecione bem as imagens a serem partilhadas.

Marketing de Conteúdo para LinkedIn a explorar em 2022 - dicas linkedin - Pedro Caramez - Linked2Power - 2

Lembre-se de que o tempo de visualização dos utilizadores nas suas publicações é um dos parâmetros considerados pelos algoritmos do LinkedIn ao definir os índices de envolvimento de determinada publicação. Ou seja, deve sempre pensar na relevância dessa partilha — quanto mais tempo dedicado a visualizar as imagens, melhores serão os resultados!

LEIA TAMBÉM: Estratégia de Conteúdo LinkedIn: saiba como melhorar os resultados da sua Página de Empresa em 2022

Últimas notas sobre principais tipos de publicações no LinkedIn

Publicar conteúdo regular e valioso no LinkedIn gera confiança junto ao seu público-alvo, ajudando-lhe a se posicionar como um especialista em determinada área — e quem é visto como especialista na sua área, geralmente, recebe um olhar mais atento dos membros da rede e consegue gerar mais negócios. Preciso dizer mais?

Para os Profissionais de Marketing e Empresas que buscam alavancar a presença das suas marcas nas redes sociais, este deve ser o principal motivo (mas não o único) pelo qual os diferentes tipos de publicações no LinkedIn deve ser uma prioridade nas suas Estratégias de Marketing.

***

Precisa de ajuda para uma traçar a sua Estratégia de Conteúdo e saber como explorar os diferentes tipos de publicações no LinkedIn?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar os seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Categorias

Categorias

Artigos Recentes